Com objetivo de não deixar a população carente sem água potável durante a estiagem que atinge a região, a Defesa Civil de Mangaratiba adotou uma alternativa para evitar o desabastecimento. Um polo de armazenamento emergencial foi montado no município e mais de 30 toneladas de água já estão estocadas para atender a população em situação de vulnerabilidade social.
A água armazenada beneficiará as famílias em extrema vulnerabilidade do município (atendidas pela Secretaria de Assistência Social), caso a crise hídrica, que atinge toda a Costa Verde, se estenda e falte água limpa para os moradores. A distribuição será gratuita e feita de forma coordenada pela a equipe da Assistência Social.
“Apesar da escassez e da situação crítica que estamos enfrentando pela falta de chuva, ainda estamos tendo o mínimo de abastecimento. Porém, se a estiagem se prolongar muito, já estamos prontos para fornecer água para os moradores que precisarem. É um trabalho preventivo e articulado com as Secretarias e órgãos que compõem o atual gabinete de crise, montado pela Prefeitura para enfrentar este período crítico”, explicou o Secretário de Defesa Civil, Cel Rogério Escarani.
Apoio do Governo do Estado:
Vale lembrar que além do trabalho de estocagem de água potável, o município também está trabalhando em parceria com a Defesa Civil do estado. Integrante do Gabinete de Crise de Mangaratiba, o órgão estadual tem disponibilizado caminhões-pipa para a cidade e realizado o abastecimento de pontos estratégicos, a fim de garantir a manutenção de serviços públicos essenciais.
Esse suporte viabilizado pelo estado também tem permitido que a CEDAE possa deslocar seus caminhões-pipa para locais de difícil acesso e áreas mais distantes do centro da cidade. O trabalho tem sido primordial para contornar os impactos da estiagem no município.