Hemorio realiza ação em Nilópolis

Prefeito Alessandro Calazans participou da ação doando sangue pela décima quinta vez Foto: Diego Rodrigues/Divulgação

Prefeito Alessandro Calazans participou da ação doando sangue pela décima quinta vez
Foto: Diego Rodrigues/Divulgação

O Hemorio promoveu ontem, em Nilópolis, mais uma edição da Coleta Móvel. A iniciativa, que acontece pela quarta vez na cidade, tem como objetivo facilitar a aproximação do doador à doação de sangue. A coleta aconteceu na sede da prefeitura, e tinha como meta conseguir entre 80 e 100 bolsas de sangue, que foi alcançada já nas primeiras horas da ação, segundo informações do governo municipal.
A equipe do Hemorio estava programada para ficar cinco horas na cidade, e antes do tempo total foram recolhidas 120 bolsas de sangue, superando a meta que tinham. Segundo Tânia Cardoso, de 48 anos, a ação facilitou uma vontade antiga. “Eu sempre quis doar sangue, mas acho tão difícil chegar à sede do Hemorio no Centro da cidade. Vi na internet que eles estariam aqui pertinho e vim doar sangue”, disse a nilopolitana.
O morador do bairro Cabral, Ricardo da Silva, de 27 anos, participou da ação pela segunda vez. “A primeira foi na Cinelândia em uma campanha há quatro anos. Iniciativas como essa são muito importantes, ajudamos o próximo sem mesmo o conhecê-lo”, disse o rapaz que desde 2012 passou a doar sangue anualmente. “Eu e um grupo de amigos passamos a fazer doações através de iniciativas promovidas por uma torcida organizada”, complementou.
O prefeito da cidade Alessandro Calazans também fez sua doação, segundo ele, a décima quinta. Para Calazans, a parceria entre a prefeitura e o Hemorio é fundamental, “Essa parceria é uma forma de estimular ao morador de Nilópolis a doação de sangue. Estamos facilitando a concretização da vontade de doar”, declarou o prefeito de Nilópolis, que recebeu a ação pela segunda vez em sua gestão.
Na Baixada Fluminense, a próxima ação está programada para acontecer no Hospital Municipal de Magé, no dia 27 de janeiro. A agenda da coleta móvel fica disponível no site do Hemorio (www.hemorio.rj.gov.br).

O que é preciso para doar?

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. O modelo da autorização pode ser obtido no site do Hemorio. Não é necessário estar em jejum. O doador deve apenas evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a coleta de sangue.
Por: Gabriele Souza (gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)

error: Conteúdo protegido !!