Motoristas se arriscam em bandalhas na Via Light

Enquanto muitos motoristas fazem o trajeto normal sentido Santa Eugênia, outros fazem a manobra ilegal pelo canteiro central Foto: Gabriele Souza

Enquanto muitos motoristas fazem o trajeto normal sentido Santa Eugênia, outros fazem a manobra ilegal pelo canteiro central
Foto: Gabriele Souza

A RJ-081 em Nova Iguaçu liga a Baixada Fluminense a municípios da Zona Norte do Rio. A circulação de veículos na Via Light, como é popularmente conhecida, está cada dia mais perigosa graças a ausência de fiscalização associada à falta de educação de motoristas. Diariamente, cerca de 13 mil veículos circulam na estrada, que tem tráfego intenso em determinados momentos, principalmente na hora do “rush”. Com isso, motoristas realizam bandalhas arriscadas para fugir do congestionamento ou simplesmente cortar caminho.
Há alguns meses a equipe de reportagem do Jornal de Hoje vem denunciando essas infrações na coluna “Bairros”. Na pista sentido Pavuna, motoristas e motociclistas cortam caminho na descida do Viaduto Dom Adriano Hipólito, conhecido como “Viaduto do Extra”, passando por cima do canteiro central para seguir em direção ao bairro Santa Eugênia.
A estudante de Medicina Mayara Vieira, 24 anos, que reside em Comendador Soares redobra a atenção quando dirige na via. “Quem vem do Bairro da Luz atravessando o viaduto e pretende ir para Santa

Antes coberto por grama, canteiro central já está destruído devido a grande circulação de veículos no local Foto: Gabriele Souza

Antes coberto por grama, canteiro central já está destruído devido a grande circulação de veículos no local
Foto: Gabriele Souza

Eugênia deve seguir pela Via Light e fazer o retorno mais à frente, mas os condutores de carros e motos fazem bandalhas. Isso é muito perigoso e proibido por lei. O problema poderia ser resolvido com fiscalização municipal e a implantação de uma mureta metálica”, declara.
A bandalha é realizada a qualquer o hora do dia ou da noite. O pior é que ocorre há cerca de 300 metros de guardas municipais, que atuam no primeiro sinal da via (sentido Pavuna). O motorista infringe o artigo 193 do Código de Trânsito Brasileiro por transitar em canteiro central e/ou acostamento. A infração é gravíssima e o condutor, além de perder sete pontos na carteira, é multado no valor de R$ 574,62. O infrator também coloca em risco a vida de outros motoristas que circulam corretamente.

Prefeitura promete solução
Em nota, a prefeitura informou que o secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Nova Iguaçu, Rubens Borborema, afirmou que já faz fiscalização no local e motoristas estão sendo infracionados quando pegos fazendo a manobra, que é ilegal. Garantiu também que para evitar a insistência na infração, a Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni) irá colocar uma barreira defensora no canteiro central nos próximos dias.

Obras de expansão permanecem no papel
A estrada foi inaugurada em 1998 com o intuito de desafogar o trânsito da Rodovia Presidente Dutra. Há um ano, o governador do Estado do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão anunciou obras para o prolongamento da Via Light. A expansão da RJ-081 terá quatro quilômetros, e a expectativa é que, depois de pronto, o trecho receba cerca de 22 mil veículos por dia, o que, consequentemente, diminuirá ainda mais o fluxo de carros na Rodovia Presidente Dutra.
Na época Pezão ressaltou que o projeto teria corredores expressos de ônibus, para melhorar a mobilidade e a qualidade de vida dos trabalhadores. A ampliação, que será executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), da Secretaria Estadual de Obras, deve ser entregue no primeiro semestre de 2016.

A promessa de ampliação da Via Light é antiga. Em 2010 o então governador Sergio Cabral Filho anunciou a licitação de obras de ampliação da Via. Porém o projeto não saiu do papel por problemas em licenças ambientais e desapropriações, alegou na época o DER. Ainda de acordo com o órgão, uma equipe técnica deveria terminar o parecer final do projeto até o fim de abril daquele ano, e anunciou para o segundo semestre de 2012 o início das obras do primeiro trecho.
O projeto de ampliação da atual gestão estadual está orçado em R$ 465 milhões, e prevê também uma faixa exclusiva para a passagem de BRT, além dos 12 viadutos localizados em pontos estratégicos de bairros que cortam a Via Light.
Procurado pela redação do Jornal de Hoje, o Departamento de Estradas e Rodagens não se manifestou até o fechamento desta edição.

Por: Gabriele Souza (gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)

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