Michel Primeiro Ministro

*Célio Junger Vidaurre

Com essa divisão de poder estabelecida na Capital Federal, está mais do que claro que, nem as cabeças pensantes do Partido dos Trabalhadores, aquelas que se enriqueceram nos doze anos de governo, nem elas, acreditam mais que poderão continuar enganando por mais tempo quem quer que seja. Os jovens, a classe média e até aqueles que ascenderam da pobreza nesses tempos petistas, já viram que a coisa está feia, muito feia.
Entregando sua coordenação política ao vice Michel Temer, Dilma está, a passos largos, se despedindo do Alvorada, simplesmente, por absoluta falta de capacidade política no momento em que conseguiu sua reeleição e começou a formar o seu novo ministério. Tantos brasileiros valorosos nos setores educacionais, na vida jurídica, na área da saúde, no empresariado e, pasmem, a Presidente atendeu ao super corrupto Jader Barbalho e transformou seu filho em Ministro de Estado, designou o tresloucado irmão de Ciro Gomes para ser seu Ministro da Educação e uma quantidade de figuras inexpressivas em Ministérios importantes. Uma lástima nesses três primeiros meses dom segundo mandato.
O quadro atual do PT é grave, dois ex tesoureiros Delúbio Soares e João Vaccari Neto estão presos, seu Presidente de honra Luiz Ignácio Lula da Silva, saiu de cena e já não está convencendo ninguém com aquele palavreado de botequim do ABC Paulista. E a Presidente reeleita vê o seu poder migrar para, justamente seu vice Michel, para o Presidente do Senado Renan Calheiros e para Eduardo Cunha o Presidente da Câmara. Vê-se que o PT apenas está lutando sem pretensões de comandar e, sim, para não desaparecer. Não há argumento que dê credibilidade depois de tantos escândalos que está ameaçando confinar todos os comandantes petistas nos presídios. Muitos já estão por lá.
Chega-se a uma conclusão que os petistas do poder central estão com as cabeças doentias, pois, sem condições de perceberem que não é assim que a democracia funciona. Não conseguem, nesse andar da carruagem, que José Dirceu sairá de um presídio para outro e terá como acompanhante o também ex poderoso Antônio Palocci. Nas suas consultorias que fabricaram milhões e mais milhões, o Juiz Sergio Mouro apura quais os serviços que prestaram verdadeiramente. Todo mundo já sabe: eram propinas adquiridas através dessas falsas consultorias.
Para quem se lembra dos tempos difíceis de João Goulart no início do seu mandato presidencial, quando foi obrigado a participar de um governo parlamentarista dando o cargo de Primeiro Ministro a Tancredo Neves e depois a Brochado da Rocha, Jango contornou a situação por algum tempo. Só que, naquela oportunidade, a situação era outra, os militares queriam acabar com aquilo que chamavam de subversão e, assim, cassaram mandatos e suspenderam direitos políticos de centenas de parlamentares e outros líderes. No governo atual a discussão maior é saber quem rouba mais. Portanto, a situação de Dilma é plenamente diferente, o problema dos escândalos está levando a Presidente sem saber para onde vai, pois, depois de tudo levantarem contra o tesoureiro oficial do PT, ainda deixaram Vaccari no cargo. Deu no que deu, Dilma está sendo fritada nas ruas porque ninguém aguenta mais tanta roubalheira. De tanto ver triunfar as nulidades…é bom parar por aí!

*Célio Junger Vidaurre é cronista político e publica seus artigos em 11 jornais diários e 16 semanários.

error: Conteúdo protegido !!