Carnaval na Baixada tem diversão garantida com blocos de rua

As baterias dos blocos nas cidades da região prometem esquentar os tamborins

As baterias dos blocos nas cidades da região prometem esquentar os tamborins

“Sem folia, mas, com as contas em dia” é esse o lema da maioria das cidades da Baixada Fluminense, para o carnaval em 2016. Dos 12 municípios da região, apenas cinco divulgaram programações para os foliões. A maioria optou por palanques com shows de artistas locais e os famosos blocos independentes, que certamente tem diversão garantida entre aqueles que gostam da folia.
Os municípios que optaram pela não realização da “maior festa popular do mundo” alegaram que o dinheiro, que seria gasto com o carnaval, será investido em obras nos bairros e em melhorias nas áreas da saúde e educação.

A Prefeitura de Nova Iguaçu não patrocinará este ano, o Desfile das Escolas de Samba 2016 na Via Light. Mas na periferia, a folia está garantida entre os dias 5 e 9 de fevereiro, das 18h às 2h, assim como os desfiles dos blocos mais conhecidos como “GRBE Os Pica Folia” “Um Dia Você Vai Me Querer”, “Bafo da Cobra” e ‘Respira que é de graça’. Na próxima sexta-feira (5) a partir das 19h, o bloco do EncontrArte irá se concentrar no Cultural Bar, que fica na Rua Floresta Miranda, 79, Centro.
Sem os tradicionais festejos oficiais na Praça dos Eucaliptos cancelados, devido à crise econômica nacional, o município de Queimados irá agitar os dias de folia, com 18 blocos de rua, com apresentações em diversos pontos da cidade.  As atividades começam neste sábado, com o bloco “Concentra, mas não sai”, na Rua Olímpia Silvia, no Centro, e seguem até a terça-feira de Carnaval (9), com os desfiles dos blocos “Deixa arder”, na Rua Nilópolis, bairro São Roque e Gato Mole, na Rua Heloísa, no Centro.

Em Duque de Caxias, a eleição da Corte Momesca junto com o baile da cidade animarão os foliões, no dia 5.

Em Duque de Caxias, a eleição da Corte Momesca junto com o baile da cidade animarão os foliões, no dia 5.

O governo municipal irá oferecer apoio logístico aos blocos, como a liberação de documentos e a disponibilização de banheiros químicos. Foram analisados os quesitos: tempo de existência, proposta de apresentação e o fortalecimento cultural, ou seja, se o bloco tem algum trabalho social junto à comunidade para o cadastro dos grupos de foliões.

A folia tomará conta de Duque de Caxias, a partir da noite da próxima sexta-feira (5) com a apresentação da Corte Momesca e o baile da Cidade, com a Banda da Lira de Ouro, no terreirão do samba. No dia seguinte, começará o desfile de blocos na Avenida Governador Leonel Brizola, por onde irá passar grupos afros, blocos de enredos e a escola de samba Grande Rio fechando o carnaval caxiense. O desfile de blocos de enredo será no dia 8, ou seja, na segunda de carnaval, a partir de 12h. Vão se apresentar os blocos Flor da primavera, do China, Império do Gramacho, Esperança de Nova Campinas e Unidos da Laureano.

Em Nilópolis, o carnaval já começou com o desfile do Bloco Bandalha, pelas as ruas do centro do município, na última sexta-feira (29). A eleição da Corte Momesca será realizada no dia 1º de fevereiro (segunda-feira), às 19h, em frente à Excentric, onde apenas nilopolitanos podem participar. No dia 3 (quarta-feira), a secretaria municipal de Cultura, Cidadania e Direitos Humanos apresentará a valorização de movimentos artísticos com influência africana que deram origem ao samba brasileiro. A ação cultural será iniciada no Calçadão da Avenida Mirandela. Na sexta-feira (5) próxima ao início do carnaval, será feita a abertura oficial do Carnaval na cidade, com blocos filiados à Liga Independente de Blocos Carnavalescos de Nilópolis – LIBICAN, na Avenida Mirandela, no Centro, onde será entregue a chave da cidade ao Rei Momo.

Hoje, “Um Dia Você Vai Me Querer” estreia a sessão de blocos em Nova Iguaçu

Hoje, “Um Dia Você Vai Me Querer” estreia a sessão de blocos em Nova Iguaçu

Além disso, dois blocos desfilarão apenas no bairro de Cabuis, durante o carnaval. O bloco da “Rua Helena” irá se concentrar na rua com o mesmo nome, a partir das 20h. O desfile será iniciado às 23h, e irá percorrer as ruas Sargento Manoel Rodrigues, Antônio Pereira de Carvalho, Nilo Peçanha e voltará até a Rua Sargento Manoel Rodrigues.

Já o bloco “Barrigoleta Futebol e Samba” se apresentará às 19h, na Praça da Mangueirinha. O desfile será iniciado às 23h, percorrendo as ruas Antonio Pereira de Carvalho e Júlio Bergowitz até retornar ao ponto de partida.
Durante os quatros dias de folia, haverá uma matinê para a criançada. Com o tema “Brincar – Direito da Criança – O futuro começa aqui”, das 18h às 22h, serão preparadas diversas brincadeiras lúdicas, brindes, camarim fashion com fantasias e maquiagens, distribuição de confetes e serpentinas. Já para os adolescentes, serão montados três palcos na Avenida Mirandela, na Rua Senador Salgado Filho e na Praça José Bonifácio com bandas regionais cantando marchinhas antigas para animar os foliões.

Em Paracambi, terão alguns blocos como os das Piranhas que já é tradicional. Eles irão se concentrar na Praça do bairro do Sabugo, no dia 6 de fevereiro, sábado de carnaval. Mas a folia já inicia neste sábado (30) com pequenos blocos nas ruas, a partir das 18h.

error: Conteúdo protegido !!