Capacitação visou otimizar o atendimento de serviços emergenciais – Em outubro, um novo treinamento para o uso do Sinesp CAD (Central de Atendimento e Despacho) foi realizado no Centro de Controle Operacional (CCO), em Juscelino. Agentes da guarda municipal deram sequência à capacitação para melhorar o atendimento e a resolução de demandas ligadas a serviços públicos emergenciais. O prédio do CCO já está em fase de implementação em Mesquita, devendo ser inaugurado em breve.
Ao receber uma ocorrência, o operador do Circuito Fechado de TV cadastra o atendimento. Como o CCO interliga áreas distintas do governo municipal, dependendo da situação, a Subsecretaria de Trânsito, a Defesa Civil ou a Guarda Civil, por exemplo, podem ser acionadas por meio do software. O Circuito Fechado de TV (CFTV) é um sistema de monitoramento e segurança que utiliza câmeras de vídeo para gravar e monitorar atividades em diferentes locais. Ou seja, é a partir de seus operadores que o CCO de Mesquita monitora a cidade.
Com o sistema do Sinesp CAD, é possível desenvolver um planejamento operacional mais rápido no que diz respeito a tempo de resposta e a informações trocadas com outros setores. A solicitação inicia na chamada telefônica, quando o agente de serviço anota os dados pessoais do munícipe que está ligando e o tipo de ocorrência. O profissional, então, requisita a equipe mais próxima de lá a partir do software e acompanha a ocorrência. No final, tudo é registrado no sistema, em prol de um atendimento ainda mais eficiente nos casos futuros semelhantes. O telefone do Centro de Controle Operacional é 2042-7020.
