Moradores ficam sem luz em Nova Iguaçu

160201 H31O mês de fevereiro começou sem luz para um grupo de moradores de Nova Iguaçu. O PC do Conjunto Habitacional Esplanada II, em Santa Eugênia, estourou na manhã do último domingo (31), e até às 16h de ontem, o fornecimento de energia ainda não havia sido restabelecido. Com temperatura de 38 graus e sensação térmica de 46, os moradores perderam o sono e tiveram alguns prejuízos.
Segundo eles, o transtorno de quem reside no bloco 7 começou às 10h de domingo. “Foi uma correria, o PC do bloco pegou fogo. Apesar de morarmos ao lado do Corpo de Bombeiros, eles não podiam controlar o incêndio sem que a Light interrompesse o fornecimento de energia”, contou a comerciante Linamar Marinho, 28 anos, que mora no local há 20 anos. De acordo com ela, moradores tiveram que parar um carro da Light que passava pela região para que a interrupção da energia fosse feita e os bombeiros pudessem controlar o incêndio.
Uma das moradoras mais antigas do prédio, Lina Silva, de 75 anos, foi afetada com a falta de energia. “Estava muito calor. Não consegui dormir direito. Passei o domingo ligando para eles religarem nossa luz e nada”, contou Lina. Já Linamar ressaltou todos os moradores afetados com a falta de energia estão em contato com a Light desde o fato. “Juntando nossos protocolos devem ter mais de 50. Estamos a 24 horas ouvindo que ‘uma equipe será enviada para o local’, mas a equipe nunca chega”, relatou.

O PC do Bloco 7, no Conjunto Habitacional Esplanada II, ficou totalmente destruído Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje

O PC do Bloco 7, no Conjunto Habitacional Esplanada II, ficou totalmente destruído
Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje

Os prejuízos já começam a ser contabilizados. “Estamos há mais de 24 horas sem luz, imagina como está minha geladeira e a comida que está lá dentro, né? Esse prejuízo a Light não vai me ressarcir”, contou a moradora Lucir Macedo.
Ainda de acordo com moradores do bloco 7, há uma semana funcionários da Light estiveram no local para uma manutenção próxima ao prédio e alertaram sobre o problema. “Eles viram que os fios do nosso conjunto não são isolados e nos alertaram sobre o risco, e agora aconteceu o que aconteceu”, disse Sérgio Guedes. Ainda segundo ele, o funcionário chegou a questionar como aquele PC ainda não havia incendiado.

Ano novo, problema antigo

Para Sérgio Guedes, o problema é antigo. Há quatro anos funcionários da Light foram fazer reparos no local, mas não completaram o serviço. “Eles trabalharam o dia inteiro. Quando escureceu disseram que voltariam no dia seguinte para terminar o serviço, mas não apareceram até hoje”, relatou.
Em nota, Light respondeu que enviará uma equipe de emergência ao local para verificar a ocorrência. “Caso haja necessidade de algum reparo a ser feito pela Light, será encaminhada então uma equipe de manutenção para a substituição da rede”, informou. A entrevista com os moradores foi realizada na parte da manhã de ontem (1º de fevereiro), e até o fechamento dessa edição, a energia do Bloco 7 ainda não havia sido restabelecida. Os moradores continuavam aguardando a equipe da Light no local.

 
Por: Gabriele Souza (gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)

error: Conteúdo protegido !!