Dia D contra Aedes aegypti nas cidades da Baixada

Queimados contará com 300 militares e 174 agentes de endemia neste sábado

Queimados contará com 300 militares e 174 agentes de endemia neste sábado

O dia de mobilização nacional contra o Aedes aegypti , neste sábado (13) promete ser uma grande força- tarefa em cidades da Baixada Fluminense. Servidores municipais irão se unir à militares das Forças Armadas com o objetivo de orientar a população sobre como manter as casas livres dos criadouros dos mosquitos, que são transmissores da dengue, vírus Zika e chinkungunya.

Em Nova Iguaçu, cerca de 900 servidores municipais e 581 militares irão fazer ações de conscientização e orientação sobre o combate ao mosquito. Serão distribuídos folhetos informativos, cartilhas educativas e “check list” (passo a passo sobre como eliminar focos do mosquito) para que a população não se descuide da prevenção. Seis carros-fumacê atuarão nos bairros onde acontecerá a mobilização, e caminhões serão usados para a coleta de pneus. A ação acontecerá das 9h às 14h, sendo que a maior concentração será na Praça Rui Barbosa, na Av. Governador Portela, no Centro do município. Haverá outros cinco pontos de divulgação da campanha: no Top Shopping, na maternidade Mariana Bulhões, e nos bairros Austin, Miguel Couto e Cabuçu.

Por meio do telefone 2668-2300 é possível fazer denúncias, obter informações sobre o trabalho dos agentes, tirar dúvidas sobre o mosquito e as doenças causadas pelo Aedes aegypti. Quem desejar também pode procurar a Vigilância Ambiental em Saúde, que fica na avenida Governador Amaral Peixoto, nº 950, no Centro de Nova Iguaçu. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Em Caxias , as equipes irão se reunir no centro do município Foto: Rafael Barreto

Em Caxias , as equipes irão se reunir no centro do município
Foto: Rafael Barreto

O Dia D contra o mosquito em Queimados contará com 300 militares e 174 agentes de endemia . Eles irão distribuir material impresso com orientações e realizar vistorias técnicas em imóveis nas áreas que sofrem com maior incidência do mosquito causador da dengue, chikungunya e zika vírus. A iniciativa, que acontecerá das 8h às 17h, contará com uma cerimônia de abertura às 7h30, no Teatro Municipal Metodista (Avenida Marinho Hemetério de Oliveira, S/N, Centro, Queimados). “Determinamos uma rota que passa por mais de 10 bairros afetados e pedimos que a população abra suas casas para receber os agentes de endemia que realizarão eliminação de depósitos, verificação de focos, tratamento químico e darão mensagens educativas”, alerta a secretária de Saúde, Dra Fátima Sanches.

Em Itaguaí, o trabalho contará com a participação de 200 militares da Força Aérea Brasileira, 66 militares da Marinha do Brasil e 60 agentes de endemias do município. De acordo com a prefeitura, a cidade já bateu a meta estabelecida pelo Governo Estadual, alcançando 39.613 imóveis visitados na cidade.

A Prefeitura de Duque de Caxias também participará da campanha de enfrentamento à Microcefalia, promovido pelo Governo Federal, com distribuição de panfletos informativos sobre a doença, que é associada ao Zika vírus, causada pelo mosquito Aedes aegypti. A ação que faz parte do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, acontecerá das 8 horas às 17h, nas praças Roberto Silveira e Pacificador, no Centro. A atividade terá a participação de 85 militares da Marinha e equipes da Secretaria municipal de Saúde.

Em São João de Meriti a ação geral na cidade contará com 28 equipes, dividas em dois grupos com base na antiga Três Poderes, em Jardim Meriti e outra na Praça da Matriz, centro do município. Cerca de 90 militares, vestidos de branco, atuarão na prevenção entre 8h e 17h. Também participarão da ação 300 agentes endêmicos (150 em cada equipe), homens da Guarda Municipal e da Defesa Civil.

error: Conteúdo protegido !!