Visão Geral – 29/04/15

Bola Cheia

A Semana Municipal de Conscientização da Luta dos Direitos da Pessoa com Deficiência, promovida pela Prefeitura de Mesquita, chegou ontem, dia 28 de abril, às ruas do município. Foram realizadas ações que tiveram como objetivo chamar a atenção da sociedade civil para a importância da inclusão social e o respeito aos direitos das pessoas com deficiência.

Bola Murcha

O sumiço de cena do campo do Potyguar, em Mesquita, denota a pouca importância que se dá à preservação de espaços de lazer, notadamente da prática do futebol amador nas diversas comunidades da Baixada Fluminense. Para especialistas, a substituição de campos por prédios não forma craques, como acontecia no passado.
Muitos de nossos pelés e garrinchas surgiram nos campinhos de peladas.

Cadê a criatividade, Hora H?

Foto:  Gabriele Souza/Jornal de Hoje

Foto: Gabriele Souza/Jornal de Hoje

Ontem, a redação do JH se espantou quando viu a matéria sobre bandalha na Via Light, publicada no final de semana, cujo texto e foto são da repórter Gabriele Souza, republicada pelo jornal Hora H, praticamente igual e com mudanças grotescas. Colocaram ‘Bruna Rodrigues’, assinando, e o crédito da mesma foto aberta na manchete do Jornal de Hoje como sendo de ‘Francisco Filho’. A editoria do JH prefere acreditar que o plágio é resultado do bom serviço prestado pela matéria à comunidade.

 

Medo no ônibus

A insegurança das pessoas de bem aumenta a cada dia, seja em casa, no trabalho, na rua ou até dentro do ônibus. Por volta das 22h30 da última segunda-feira (27), o coletivo da Viação Nossa Senhora da Glória, da linha Faculdade, circulava em direção à Rua Lafayete Pimenta, no centro de Comendador Soares, quando foi parado por um elemento, visivelmente drogado.
Medo no ônibus (2)

Ele subiu no primeiro degrau e, aos berros, disse para três passageiros e o motorista: “Geral é tudo bundão. Só não vou meter agora porque não compensa. Da próxima não passa, ‘seus mané’. Vaza”. Após o show desceu espancando a lataria do veículo, gesto imitado por outro elemento que estava pendurado na porta do meio e também gritava feito louco.
Medo no ônibus (3)

Ao desembarcarem em frente à estação do trem, os passageiros, um idoso e duas jovens estudantes, mostravam o medo estampado da face, pela situação inusitada e aflitiva. A ação repentina dos marginais pegou todos de surpresa e também deixou o motorista, um grisalho perto dos 60, com ares de quem não entendera nada. Na verdade, cenas como essa são corriqueiras no dia a dia dos coletivos.
Corrupção na Petrobras

O presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, disse ontem que não pode garantir que não haverá mais problemas de corrupção na empresa. Em audiência conjunta das comissões de Infraestrutura e Assuntos Econômicos do Senado, ele ressaltou que existe corrupção em empresas públicas, em sociedades de economia mista e em empresas privadas. “O que tem que se ter dentro dessas companhias é um bom processo de governança, de compliance [cumprimento das normas reguladoras de determinado setor], de mitigação de riscos, algo em que vamos apostar muito fortemente para que não ocorra”, afirmou Bendine, acrescentando: “Porém, dizer que, com isso, definitivamente se afastam riscos de malfeitos dentro da companhia, é algo que nunca poderemos atestar”.
Os fiscais mirins de Meriti

Em quatro meses de funcionamento, o Projeto Fiscal Mirim tem conscientizado as crianças e os jovens estudantes da rede municipal de ensino de São João de Meriti sobre o descarte irregular de lixo na cidade. Os novos agentes de 10 a 20 anos, de 44 escolas municipais, foram escolhidos pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer para serem fiscais mirins do Meio Ambiente da prefeitura. Acompanhados de professores, os alunos participam de ações de limpeza e conscientização junto aos profissionais da Secretaria Municipal de Serviços Públicos em pontos crônicos do município, onde a reincidência do descarte de lixo e entulho é alta. Os estudantes fazem fotos do local já limpos e alertam a população da importância de não descartar lixo e entulho em local irregular e fora do dia e horário de coleta.
Execução de brasileiro

O governo brasileiro informou ontem que a execução do brasileiro Rodrigo Muxfeldt Gularte na Indonésia é um fato grave na relação entre os dois países. A notícia do fuzilamento de Gularte foi recebida pelas autoridades brasileiras com “profunda consternação”. O governo manifestou pesar e prestou solidariedade à família do brasileiro. Para o governo Dilma Rousseff (PT), o fato aumenta a disposição do Brasil em defender a abolição da pena de morte nos organismos internacionais.
Execução de brasileiro (2)

O corpo de Rodrigo Gularte, 42 anos, será enterrado no Brasil. Anteriormente, a intenção da família era cremar o corpo. Ele foi preso em 2004, em Jacarta, capital da Indonésia, por transportar seis quilos de cocaína em pranchas de surfe e condenado à pena de morte em 2005. Segundo nota lida ontem no Palácio Itamaraty pelo embaixador Sérgio Danese, secretário-geral das Relações Exteriores, a presidente Dilma enviou carta ao presidente indonésio, clamando para que a pena capital fosse comutada, pelo quadro psiquiátrico do brasileiro.
Execução de brasileiro (3)

Dilma soube da morte do brasileiro no avião presidencial, quando se deslocava para Brasília, após participar de um evento em Goiana, interior de Pernambuco. De acordo com a nota enviado ao governo da Indonésia, o estado de saúde de Rodrigo Gularte foi “agravado pelo sofrimento que sua situação lhe provocava. Lamentavelmente, as autoridades indonésias não foram sensíveis a esse apelo de caráter essencialmente humanitário”. Segundo Danese, o governo brasileiro quer conversar com a Indonésia, para evitar que esse tipo de execuções se repita.

error: Conteúdo protegido !!