Parceria entre Nova Iguaçu e Instituto Ayrton Senna vai acelerar a alfabetização

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A expectativa é alcançar toda a rede de ensino, chegando a 50 mil alunos neste ano – Foi firmada, no dia 09/04, parceria entre o município de Nova Iguaçu (RJ) e o Instituto Ayrton Senna, que tem como objetivo dar um passo importante na melhoria da educação pública local. O objetivo é implementar, por meio da Secretaria Municipal de Educação, projetos baseados em quatro pilares: alfabetização, combate ao atraso escolar, gestão escolar e melhoria da aprendizagem. Entre as autoridades presentes no evento de lançamento estavam a secretária de educação, Maria Virgínia Andrade Rocha, o prefeito de Nova Iguaçu, Dudu Reina, e o vice-presidente do Instituto Ayrton Senna, Ewerton Fulini.

A parceria visa garantir o acesso de mais crianças e jovens a uma educação de qualidade, alinhada ao compromisso do Instituto Ayrton Senna de colaborar com governos e secretarias de educação para transformar a realidade educacional de milhares de estudantes em todo o Brasil. A expectativa é atingir 50.000 alunos e 109 escolas até o final de 2025, com distribuição de 2.200 livros pedagógicos.

“É com grande orgulho que anunciamos nossa parceria com a cidade de Nova Iguaçu. O Instituto Ayrton Senna, em parceria com a secretaria de educação, está comprometido em apoiar a garantia da qualidade da educação neste município, trazendo soluções inovadoras para a gestão escolar e correção de fluxo, áreas fundamentais para o avanço do aprendizado dos nossos alunos. Estamos confiantes de que essa colaboração será transformadora, e queremos destacar que a iniciativa é possível graças aos recursos da Lei Rouanet, que nos permitem ampliar o impacto desse projeto”, afirma Inês Kisil Miskalo, diretora de Educação do Instituto Ayrton Senna.

Dentre os seus principais objetivos do programa, destacam-se:

  1. Fortalecer a formação e desenvolvimento de profissionais de secretaria de educação, diretores de escola e professores
  2. Disponibilizar materiais didáticos para ambientação das salas de aula formadas por alunos com defasagem de idade ou de aprendizagem
  3. Despertar nos estudantes a curiosidade, o interesse e o senso crítico pela leitura, escrita, comunicação oral e sua relação com a cultura local, bem como pela produção de registro audiovisual
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