Bola Cheia
O deputado federal de Nova Iguaçu, Felipe Bornier (PSD), anda com um sorriso de orelha a orelha. O filho do prefeito Nelson Bornier (PMDB) está prestes a ver sua lei que autoriza a comercialização de inibidores de apetite em vigor. O PLC 61/15 foi aprovado da última terça-feira (16).
Bola Murcha
A prefeitura de Nova Iguaçu colocou obstáculos para impedir bandalhas na descida do Viaduto Dom Adriano Hipólito, mas a medida não freou a falta de responsabilidade de motoristas apressados que insistem em praticar a infração sem respeitar canteiros e placas de sinalização. De vez em quando, acidentes leves acontecem por ali. Um agente de trânsito no local será uma boa.
Lei beneficia estudantes em Nova Iguaçu
Conforme publicado no Diário Oficial de Nova Iguaçu na última terça-feira (16), o prefeito Nelson Bornier, sancionou a Lei 4.569, de autoria do vereador Israel do Nascimento, o Rael Amigo do Coração. A lei diz que as empresas com fins lucrativos, beneficiadas com incentivos fiscais, deverão destinar 50% das vagas de estágio para alunos de escolas públicas da Cidade. O não cumprimento da lei acarretará na perda do benefício fiscal recebido. “Muitos jovens abandonam a escola em busca de trabalho na expectativa de poder ajudar em casa e acabam atrapalhando assim seus estudos, seu futuro e sua vida. Por isso encaminhei este projeto para que possam, com o estágio, ter a oportunidade de continuar estudando e se preparando para o futuro”, disse o vereador Rael.
Mosquito ingrato
Poucos dias antes do América vencer o Bangu por 3 a 2 em Edson Passos o professor e torcedor rubro, Carlos Silveira, precisou ser internado às pressas com sintomas de dengue e zika. “Alguém anotou a placa do mosquito que me atropelou?”, perguntou ele aos presentes na enfermaria, logo após ser colocado na cama e receber as primeiras medicações. Apesar do bom humor, Silveira não pôde sair para ver seu Mecão virar o jogo e ganhar o Clássico Bisavô, no Giulite Coutinho, na noite da última quinta-feira (18).
Melhorias
Ontem (19/2)uma equipe de funcionários da secretaria de Urbanismo, Obras e Serviços Públicos de Mesquita atuou nas ruas Cascata e Rio Grande do Sul, em Juscelino, promovendo a Operação Tapa Buraco e o Mutirão da Limpeza. Além da colocação de massa asfáltica, ainda foram realizados trabalhos de capina e varrição. Na esquina das ruas foi colocado um quebra-molas. “Esses serviços são importantes para melhorar um pouco a situação dos moradores e prevenir acidentes”, disse o jovem Marcio Barbosa.
LGBT
A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Núcleo Especializado de Defesa da Diversidade Sexual e dos Direitos Homoafetivos, ingressou hoje com uma ação de reparação de danos morais coletivos contra o ex-secretário estadual de Direitos Humanos, Ezequiel Teixeira. A instituição pleiteia o pagamento de indenização no valor de R$ 1 milhão a ser revertida em ações de promoção dos direitos da população LGBT no âmbito da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.
OMS: Jogos Olímpicos com ‘zika’ sob controle
A Organização Mundial da Saúde (OMS) está tranquila com os registros do vírus Zika no Brasil a poucos meses dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Segundo a entidade, os cariocas irão organizar uma competição “fantástica” na questão sanitária. A avaliação é de Bruce Aylward, diretor-executivo para epidemias e emergências da OMS. Segundo a agência de notícias Associated Press, o vírus estará sob controle até o início dos Jogos Olímpicos, em 5 de agosto.
De acordo com Aylward, a população do mosquito Aedes aegypti deverá diminuir consideravelmente no Rio de Janeiro no período da Olimpíada, uma vez que será inverno na cidade. Além disso, as sedes olímpicas ficam em um perímetro restrito, tornando mais fácil o controle dos mosquitos, aposta o diretor da OMS.
“O Brasil terá uma Olimpíada fantástica e de muito sucesso. O mundo todo estará lá. Gostaria muito de estar lá, mas haverá outros tipos de problemas até lá, e serão muitos. Estarei em outra parte do planeta”, afirmou Aylward.
‘Prepara Japeri’
As sementes dos frutos que serão colhidos ao final do ano já estão sendo plantadas pela coordenação do curso preparatório “Prepara Japeri”. Ontem, os pais e responsáveis dos alunos do 9º ano do ensino fundamental da E.M. Professora Célia sobreira, foram convocados para uma reunião preliminar, que foi realizada na unidade escolar, onde conhecerem a didática do projeto que gerou bons resultados em 2015. O Prepara Japeri tem como objetivo preparar os estudantes do segundo segmento do ensino fundamental para concorrerem às vagas de ingresso em escolas técnicas e de ensino médio.
‘Prepara Japeri’ (2)
As aulas do curso acontecerão de segunda a sexta-feira, em duas turmas por polo: Escola Municipal Bernardino de Melo, no centro do distrito de Engenheiro Pedreira, e Escola Municipal Ary Schiavo, no centro de Japeri. As disciplinas de português e matemática são oferecidas as segundas e quintas-feiras, enquanto as demais, as sextas, em aulões ministrados por professores voluntários da rede municipal.
‘Prepara Japeri’ (3)
De acordo com Emerson Queiroz, mentor e coordenador do projeto, esta é uma forma de viabilizar o ingresso dos estudantes em escolas de qualidade e criar expectativas de mudança na vida dos jovens e seus familiares. “O que vocês e seus filhos plantaram hoje vão colher no futuro. O resultado é garantido. No ano passado conseguimos a aprovação de oito alunas para diversas escolas técnicas”, informou Queiroz, aos pais.