Visão Geral – 23/02

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Bola Cheia

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Itaguaí irá discutir políticas públicas e traçar metas para o setor, além da formação de um Conselho Municipal.As ideias serão debatidas amanhã no Fórum Misto e Permanente de Economia Solidária.

 

Bola Murcha

Os moradores do bairro Caonze e do Centro de Nova Iguaçu estão indignados com a sky e GVT, responsáveis por transmissões de canais fechados.Basta um chuvisco para a falta de sinal do satélite e, consequentemene, ausência das programações oferecidas.

 

Nova escola em Mesquita

Na segunda semana de março irão começar as aulas na Escola Municipal Rubem Alves, no Centro de Mesquita. Direcionada aos alunos na faixa etária de 6 a 8 anos de idade, a nova unidade faz parte da educação integral da cidade, e oferecerá uma metodologia diferente do cotidiano das escolas padrão. No local funcionará em uma casa de madeira com vários ambientes, não terá salas tradicionais, mas sim diversos espaços pedagógicos. Atividades artísticas, culturais e esportivas também serão desenvolvidas com os alunos.

 

Osório no PSDB

O governador Luiz Fernando Pezão lamentou a saída do secretário de Transportes, Carlos Roberto Osório, após ele se filiar ao PSDB visando às eleições para prefeito. O governador disse estar confiante no substituto, o presidente da Superintendência de Desportos do Estado, Rodrigo Vieira. “Isso é um sonho dele (Osório) e quem sou eu para privar alguém de realizar seus sonhos? Lamento muito, pois ele sempre foi um grande colaborador. Fica a tristeza por perdê-lo, mas fica também a confiança na continuidade do trabalho com o Rodrigo Vieira, que é bastante capacitado”, afirmou.

 

Esporte em Japeri

O Programa Esporte e Lazer de Japeri (PELC Urbano) abre nesta terça-feira (23) as inscrições para diversas modalidades esportivas, que serão realizadas em seis quadras públicas do município. A população pode participar, gratuitamente, das turmas de vôlei, futsal, ballet, zumba, ginástica, entre outros. O projeto tem como público-alvo crianças, jovens, adultos e idosos, incluindo pessoas com deficiência.

 

Palestra para idosos sobre Aedes aegypti no Esmuti

160222 H41Dengue, chicungunya e o zika vírus foram tema da palestra realizada no Espaço Municipal da Terceira Idade de Nova Iguaçu (Esmuti). Os idosos que frequentam o local tiveram a oportunidade de saber mais sobre as formas de transmissão das doenças, assim como os cuidados e dicas sobre prevenção, além de trocar ideias sobre o assunto.

A iniciativa partiu da coordenadora do Esmuti, Olindina Lopes, que convidou agentes de educação em saúde da Gerência de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (Giec) na última semana. “Realizar esse encontro é uma maneira de deixá-los bem informados sobre os cuidados e formas de prevenção contra o mosquito. Os familiares também foram convidados a participar”, disse Olindina.

Frequentadora do espaço há mais de 10 anos, a aposentada Mariana Vital Reis, 72, ficou muito satisfeita com as informações que recebeu. “Vejo muitas coisas na televisão sobre o Aedes aegypti, mas não acreditava em tudo. Hoje esclareci todas as minhas dúvidas. As palestrantes foram muito atenciosas. Vou dividir com os meus vizinhos tudo o que aprendi aqui”, contou.

Em Nova Iguaçu, o trabalho de combate ao Aedes aegypti é contínuo. Só em 2015, os agentes da Vigilância Ambiental em Saúde realizaram mais de 1,5 milhão de vistorias, foram adquiridos cinco carros-fumacê para reforçar o combate ao mosquito e criada uma campanha publicitária municipal específica para alertar às gestantes. No fim do mês de janeiro, deste ano, o município recebeu dois carros novos para reforçar a frota de combate ao mosquito.

“Nosso objetivo hoje é formar multiplicadores”, disse a agente de saúde do Giec e palestrante Sônia Gerber. “Estamos realizando muitas palestras e movimentos de combate na cidade. As pessoas que ainda não tiveram dengue, chicungunya ou zika vírus, não podem parar de retirar possíveis focos. A prevenção deve ser continua”, completou.

Por meio do telefone 2668-2300 é possível fazer denúncias, obter informações sobre o trabalho dos agentes, tirar dúvidas sobre o mosquito e as doenças causadas pelo Aedes aegypti.

 

Samarco

A Justiça Federal determinou o bloqueio de R$ 500 milhões da Samarco, para assegurar a efetivação de medidas para recuperação do meio ambiente e da área urbana do município de Barra Longa (MG), um dos mais atingidos pelo rompimento da barragem da Samarco, em Mariana (MG), em novembro de 2015.

 

Samarco 2

Entre os prejuízos causados ao município, houve devastação do distrito de Gesteira e destruição de equipamentos públicos, obras de infraestrutura, redes de saneamento e de abastecimento de água, além de escolas. Além do bloqueio do dinheiro, a Samarco e suas controladoras Vale e BHP Billiton deverão apresentar, em até 30 dias, projetos para recuperar, em seis meses, os bens públicos e de infraestrutura danificados na cidade.

 

Horário de verão

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o Brasil economizou R$ 162 milhões durante o horário de verão deste ano. NO período, que contabilizou 126 dias, houve uma redução da demanda no horário de pico de consumo de 2.598 megawatts (MW), sendo 1.950 MW nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, e 648 MW no Sul do país. Com o horário diferenciado, não foi preciso adicionar mais energia de usinas termelétricas para garantir o abastecimento do País nos horários de pico.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!