Bola Cheia
O titular da 8ª Vara de Fazenda Pública da Capital, juiz Leonardo Grandmasson Ferreira Chaves, determinou ontem que a Prefeitura do Rio cumpra a meta anteriormente estabelecida de climatizar 100% da frota de ônibus até o fim de 2016.
Bola Murcha
Em 2015, o Brasil voltou a se mostrar um dos países mais perigosos para o exercício da atividade jornalística, com o registro de oito mortes de profissionais no exercício da profissão, segundo relatório sobre a liberdade de imprensa divulgado pela Abert.
Curso online sobre zika
O curso online “Zika: abordagem clínica na atenção básica” está com inscrições abertas. Elaborado pela Fiocruz Mato Grosso do Sul, em parceria com as universidades federais de Mato Grosso do Sul e de Pernambuco (UFMS e UFPE, respectivamente), a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a iniciativa é voltada para profissionais de nível superior da atenção básica. O conteúdo abordará questões relacionadas a suspeita, notificação, investigação, diagnóstico e conduta nos casos e situações tratadas nos protocolos aprovados pelo Ministério da Saúde (MS) para a doença.
Manutenção Cedae
A Cedae realiza hoje reparo emergencial em adutora na Avenida Pastor Martin Luther King Jr., na Pavuna. O serviço terá início às 9 horas e deve ser concluído até às 21 horas, quando a adutora será novamente colocada em carga. Durante a execução do reparo, o abastecimento será reduzido nos municípios da Baixada Fluminense de São João de Meriti, Nilópolis e Mesquita, além dos bairros do Rio: Guadalupe, Anchieta, Costa Barros, Pavuna, Acari e Coelho Neto.
Manutenção Cedae 2
Moradores que tenham meios de reservar água – cisterna e caixa d’água – não sofrerão problemas de abastecimento, mas mesmo assim a CEDAE pede que evitem o desperdício e adiem atividades que demandem alto consumo de água. O abastecimento será retomado imediatamente após a conclusão do serviço. A previsão é que o fornecimento de água se normalize totalmente em até 48 horas.
Escola Técnica de Transportes é inaugurada no Rio
O Governo do Estado inaugurou ontem as novas instalações da Escola Técnica de Transportes Engenheiro Silva Freire – Faetec Deodoro. A unidade é a primeira do estado especializada na área de transportes. Construída em parceria com o Comitê Rio 2016, a escola da Zona Norte do Rio recebeu investimentos de R$ 5 milhões.
“A escola de Deodoro representa uma oportunidade única para a população fluminense se capacitar, durante esse difícil momento econômico pelo qual o país passa. Acho que o caminho mais curto para sair da crise passa pelo ensino técnico e pela qualificação profissional”, afirmou o governador Luiz Fernando Pezão.
Com salas climatizadas e auditório para aproximadamente 100 pessoas, a unidade formará cerca de mil alunos por ano em cursos como os de Manutenção Metroferroviária e Logística. Nos modernos laboratórios, os estudantes terão acesso a instrumentos semelhantes aos encontrados no transporte metroferroviário fluminense. Um vagão dos novos trens chineses servirá como laboratório na escola, para que os jovens tenham acesso à tecnologia de ponta em sua formação.
Durante a cerimônia, também foi assinado um termo de cooperação técnica de criação do primeiro curso de especialização em Manutenção de Elevadores, Escadas Rolantes e Esteiras do Rio de Janeiro, que será realizado em parceria com o Sindicato das Empresas de Conservação e Instalação de Elevadores do Rio (Semierj).
Casos de microcefalia
Os casos suspeitos de microcefalia em investigação pelo Ministério da Saúde e os estados chegam a 4.107 em todo o país. Os números fazem parte do Informe Epidemiológico de Microcefalia, divulgado ontem. O boletim aponta, ainda, que 950 notificações já foram descartadas e 583 confirmadas para microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita. Os casos positivos estão no Rio de Janeiro, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Rondônia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Goiás, e Rio Grande do Sul.
Projeto Damas
Mais do que capacitar travestis e transexuais para o mercado de trabalho, o Projeto Damas se destina a recuperar a autoestima e a ajudar na inserção social dessas pessoas. De acordo com o coordenador do projeto, Carlos Alexandre Neves Lima, elas costumam ser excluídas da sociedade muito cedo, a maioria ainda na época da escola, onde sofrem constante bullying. Desde que a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, ligada à prefeitura do Rio de Janeiro, foi criada, em 2011, já foram organizadas seis turmas do projeto. Para este ano, a expectativa é abrir mais uma turma.
Consulta interativa
O Instituto de Segurança Pública (ISP) lançou ontem uma plataforma de consulta interativa sobre Letalidade Violenta no Estado do Rio de Janeiro. A ferramenta está disponível no site do instituto, e apresenta, pela primeira vez, os dados georreferenciados, com perfil das vítimas e distribuição temporal sobre o indicador estratégico Letalidade Violenta que inclui: Homicídio Doloso, Latrocínio, Lesão Corporal Seguida de Morte e Homicídio Decorrente de Oposição à Intervenção Policial. A diretora-presidente do ISP, Joana Monteiro, informou que os dados serão atualizados anualmente.