Em uma importante parceria entre a Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria da Mulher, e a 165ª Delegacia de Polícia, foi inaugurada nesta quarta-feira (21) a Sala Lilás da 165ª DP, um espaço especializado e humanizado de acolhimento para mulheres e crianças vítimas de violência.
O local, que fica no segundo andar da delegacia, conta com um espaço de depoimento preparado especialmente para receber vítimas (mulheres e crianças) com escuta comprometida e apoio técnico humanizado. A iniciativa visa agilizar inquéritos e investigações, além de oferecer subsídios mais consistentes ao Judiciário na execução de sentenças.

Durante a solenidade, o delegado Dr. Roberto Gomes, destacou a importância do trabalho conjunto.
“Diversos órgãos estiveram envolvidos nessa inauguração, que representam um avanço na proteção para mulheres e crianças. Já atuamos de forma integrada com os serviços da prefeitura, como a Ronda Maria da Penha, o projeto Arte Viva e a Sala Lilás do Hospital, e com esse novo espaço, poderemos ampliar ainda mais essa rede de proteção.
O Prefeito, Luiz Cláudio Ribeiro, reforçou o impacto da cooperação entre os poderes e o benefício disso para a população.
“Quando município e estado se unem, quem ganha é a população. Essa sala é, na prática, cuidado com nossas mulheres e o apoio que elas precisam para recomeçar com dignidade e segurança.“
Participaram da apresentação o vice-prefeito, Lucas Venito, a Secretária da Mulher, Dra Gabi, os vereadores Daniel Vasconcellos, Yuri Aguiar, Nilton Santiago, Cecília Cabral e Josué Té, além de representantes da Polícia Civil, Rotary Club e agentes de diversas secretarias.
Texto: Alexandra Boechat – Foto: Jonathan Abade