Policiais civis da 110ª DP (Teresópolis), representantes do Ministério Público e policiais militares realizam, nesta quinta-feira (22/05), a “Operação Mountain Belt”. O objetivo é capturar integrantes da maior facção do estado que atuam em Teresópolis, na Região Serrana. Até o momento, sete pessoas foram presas.
A investigação teve início após a prisão em flagrante de um criminoso que tentava escoar mais de R$ 50 mil em espécie de comunidades do município para Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Um dos alvos é o narcotraficante apontado como líder da facção na região, que seria o principal mentor de uma teia criminosa que vem tentando implementar uma rotina de terror nas comunidades de Teresópolis. Segundo apurado, ele dita regras de convivência, decide quem pode residir nas localidades, expulsa moradores e ordena homicídios, torturas e roubos, dentre outros crimes correlatos.
O grupo tem como principal atividade o tráfico de drogas, mas vem tentando explorar serviço de “gatonet” e outras atividades ilícitas. No dia 16 de março, uma outra ação conjunta estourou uma central de internet clandestina. A 110ª DP vem investigando ainda denúncias de que os criminosos estão cobrando taxas para fornecimento de energia.
A apuração apontou ainda que os traficantes torturaram um integrante da mesma facção por conta de um acerto de contas. Eles também teriam ordenado o ataque a um homem em situação de rua, situação que foi alvo de operação integrada nesta semana, com três presos e três adolescentes apreendidos.