Mesquita conclui oficinas comunitárias para revisão do Plano Diretor

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Atividades reuniram moradores de diferentes bairros para pensar melhorias para a cidade nos próximos 10 anos – A Prefeitura de Mesquita concluiu, no último sábado, dia 24 de maio, a série de oficinas comunitárias para a revisão do Plano Diretor Participativo do município. As atividades, que tiveram início na semana anterior, no dia 17, reuniram moradores de diversas regiões com o objetivo de discutir as potencialidades e os desafios de cada bairro, promovendo uma participação ativa da sociedade civil na construção de propostas para o desenvolvimento urbano da cidade.

No dia 24, a programação foi dividida em dois momentos: pela manhã, a Escola Municipal Vereador Américo dos Santos, no Banco de Areia, recebeu os moradores do BNH, Rocha Sobrinho, Vila Norma, Banco de Areia, Jacutinga e Santo Elias. Já no período da tarde, o encontro aconteceu na Vila Olímpica de Mesquita, reunindo moradores do Cosmorama, Vila Emil, Cruzeiro do Sul e parte do bairro Juscelino.

Segundo Fabiana Loiola, arquiteta e urbanista da Prefeitura Municipal de Mesquita, o encerramento das oficinas marca a conclusão da segunda etapa do processo de revisão do Plano Diretor. “Com o encerramento das oficinas comunitárias, seguimos agora para a consolidação do diagnóstico e do prognóstico, que são partes fundamentais desta segunda etapa da revisão do Plano Diretor. Esse trabalho culminará na realização da primeira audiência pública, ainda sem data definida, momento essencial para apresentar à população o que foi levantado até aqui e validar coletivamente essas informações. A participação popular seguirá sendo indispensável nesse processo de construção para o futuro de Mesquita”, explica.

O processo de escuta teve início no sábado anterior, dia 17 de maio, com encontros também em dois períodos. Pela manhã, a atividade foi realizada na Escola Municipal Ernesto Che Guevara, contemplando os bairros da Chatuba e Edson Passos. Já à tarde, a oficina aconteceu no Centro Cultural Mister Watkins, direcionada aos moradores do Centro, Santa Terezinha, Coreia, Alto Uruguai e parte de Juscelino. Durante todas as oficinas, os moradores participaram ativamente, indicando pontos positivos e desafios locais. A proposta foi justamente compreender, pelo olhar de quem vive a cidade, as necessidades e potencialidades de cada território, promovendo um planejamento urbano mais próximo da realidade da população.

Secretário municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente e Serviços Públicos de Mesquita, Rholmer Louzada Júnior destaca que a participação da população pode e deve continuar. “Existe um site exclusivo sobre a revisão do Plano Diretor, onde qualquer pessoa pode se informar sobre as próximas agendas e o andamento do processo. Além disso, há uma consulta pública virtual disponível, para que a população envie propostas, sugestões ou comentários sobre o planejamento urbano de Mesquita”, ressalta. O link para o site é https://prefeitura.mesquita.rj.gov.br/plano-diretor-de-mesquita/. Foto: Julia Jordão

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!