Saúde e Beleza – 11/03

Casais inférteis podem realizar o sonho da maternidade

Projeto que já beneficiou mais de mil casais chega à Niterói e Bonsucesso

Projeto que já beneficiou mais de mil casais chega à Niterói e Bonsucesso

O sonho de ter filho pode se tornar um problema para cerca de 60 milhões de brasileiros. É que eles fazem parte de uma camada da população que tem problemas para engravidar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e sociedades científicas estimam que cerca de 10% dos casais tenham algum diagnóstico de infertilidade – definida como a incapacidade de conceber, após um ano de relações sexuais regulares e sem uso de método contraceptivo.
Além da dificuldade física, outro fator pode impedir ou adiar o sonho da maternidade: o alto custo do tratamento de reprodução assistida. No entanto, um programa que já beneficiou mais de mil casais, agora chega à Niterói e Bonsucesso: o ‘Projeto Vida’.
O projeto dá acesso a tratamento de infertilidade por um valor abaixo do praticado no mercado (cerca de 60%). Coordenadora do programa, a médica Cristiane Coelho, especialista em reprodução humana assistida, assegura que o tratamento, exames e medicamentos adotados no projeto são os mesmos utilizados mundialmente, pelos melhores especialistas da área.
“Manter a qualidade é fundamental para conseguirmos bons resultados”, ressalta a especialista que tem residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Federal de Bonsucesso e pós-graduação em Videoendoscopia Ginecológica, pelo Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e pós-graduação em reprodução humana assistida.
O projeto que funcionava nas dependências da Clínica Pró Nascer, na Barra da Tijuca e Duque de Caxias, agora ganha novos espaços.
“A ideia é democratizar ainda mais o programa em diversos bairros do Rio e em Niterói. A parceria com a Pró Nascer continua existindo. Afinal, precisamos de uma clínica de ponta, reconhecida internacionalmente por sua qualidade pela Rede Latino-Americana de Reprodução Assistida e com a creditação da Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro, para realizar o procedimento técnico, o que demanda um lugar adequado e equipado com as melhores tecnologias disponíveis, para ajudar o casal a realizar o sonho da maternidade”, enfatiza a especialista.

Infertilidade

– A infertilidade pode ser um problema exclusivamente da mulher (40%) ou do homem (40%). Os demais casos são resultantes de impedimentos de ambos os parceiros ou de causas não explicáveis;
– Causas da infertilidade feminina: desordem ovulatória, obstrução tubária, endometriose, entre outras;
– Causas da infertilidade masculina: varicocele que leva a espermatozóides com malformação, azoospermia (ausência de espermatozóide no sêmen), oligozoospermia (concentração baixa de espermatozóide) e fragmentação do DNA;
– Causas externas: algumas pesquisas correlacionam a infertilidade ao estresse, poluição, obesidade, uso de drogas, temperatura testicular elevada (provocado por quem usa computador sobre o colo).
Para fazer parte do ‘Projeto Vida’, basta entrar em contato com o telefone abaixo e agendar a consulta, onde receberá as instruções se está apto a participar do projeto.
O Projeto Vida – Unidade Duque de Caxias fica na Rua Major Frazão, nº 153/salas 503 e 504 – Bairro 25 de Agosto. Mais informações pelo telefone: (21) 3171-7886

error: Conteúdo protegido !!