ESPAÇO MOTOR por JOÃO MENDES – 01/05/2015

Suzuki S-Cross é show
150430 V21

Em apenas quatro meses de 2015 eu já comentei o lançamento de vários modelos compactos, com posição de dirigir mais elevada, que possuem características semelhantes, com visual e qualidades de utilitário esportivo. Cada um tem seus predicados mais o Suzuki S-Cross foi o que mais me impressionou. Num comparativo com a concorrência mostra uma tecnologia sem igual. O S-Cross foi desenvolvido para ter muita eficiência e para isso a Suzuki conseguiu construir um carro muito leve, pouco mais de 1.100 kg, já contando o sistema de tração integral. Tudo foi pensado pelos engenheiros para aliviar o peso do carro que mais leve fica mais ágil, acelera melhor, freia melhor e consome menos. O Suzuki S-Cross na verdade é um crossover, um utilitário esportivo mais comportado e com menos volume com dirigibilidade mais próxima a de um carro de passeio, seu motor 1.6 de 120 cavalos não faz feio e as opções de câmbio são manual de 5 marchas ou automático CVT de 7, e com este último o consumo é de 11,6 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada segundo o INMETRO. Outra novidade do modelo é o sistema All Grip, uma evolução do 4X4 tradicional. O All Grip é um sistema de tração nas 4 rodas seletivo para melhor dirigibilidade garantindo mais aderência e estabilidade além de segurança ativa. Resumindo, mesmo que o sistema 4X4 não esteja acionado o sistema All Grip monitora os parâmetros de aderência e aceleração, ao mesmo tempo em que interpreta as ações do motorista e toma a melhor decisão para manter o carro sob controle. Além da tecnologia embarcada o carro tem um belo e equipado painel, conforto, um super teto solar opcional e produção de qualidade porque as peças são produzidas no Japão e a montagem final numa fábrica europeia. O S-Cross ganhou 5 estrelas para adultos, crianças e pedestres, que é a nota máxima, nos testes de segurança da Euro Ncap, para adultos, crianças e pedestres. A versão de entrada é a GL com câmbio manual e custa R$74.900, a GLX, com câmbio automático CVT passa para R$88.900, GLX com tração integral R$95.900 e a versão top, a GLS, sai por R$105.900. Vendo os preços dos últimos lançamentos da categoria vemos que o Suzuki S-Cross é um importado com preço de nacional.
Chevrolet Cruze Sedan
150430 V22

Fiz um teste mais longo com o Chevrolet Cruze que esta cada vez melhor e o modelo 2015 recebeu suaves modificações nas suas linhas frontais onde estão as lanternas de LED. O nível do acabamento é muito bom e os materiais empregados no interior dão um ar de sofisticação e esportividade. Olhando o painel a percepção é de se estar num carro de maior valor por causa do visual e dos equipamentos. A versão testada é a top, LTZ, com farta lista de equipamentos e luxos. É possível até ligar o motor por controle remoto, a chave possui acionamento por rádio frequência e dentro do carro o acionamento do motor é através de um botão. No painel central multimídia com sistema My Link em tela de 7 polegadas com navegação e câmera de ré. Os bancos são de couro e em duas cores, preto e marrom, o que amplia o ar de sofisticação. O motor é 1.8 Flex que desenvolve até 144 cavalos e o câmbio automático de 6 velocidades e para aumentar a segurança controle de estabilidade. Para ver a lista completa de equipamentos e acessórios entre no site www.chevrolet.com.br  e o preço desta versão top é de R$89.150 mas a versão de menor preço é a LT com câmbio mecânico que custa R$74.190.

Consórcio aquecido

No momento em que vender carro na loja não esta fácil mais seis empresas entram no Festival do Consorciado Contemplado iniciativa desenvolvida pela Abac, Anfavea e Fenabrave com o objetivo de estimular o mercado de autoveículos, são elas BMW, Mitsubishi, Ford, Ford Caminhões, Mercedes-Benz e Nissan. Elas se juntam as já confirmadas Audi, DAF, FCA, CAOA, Iveco, General Motors, MAN Latin America, Scania, Toyota e Volkswagen, totalizando 16 empresas.
Aposentadoria

Desde 2001 como diretor de Comunicação da General Motors do Brasil, Pedro Luiz Dias, decidiu se aposentar após uma carreira de 37 anos na empresa. De estagiário de Relações Públicas a diretor, Pedro galgou todos os degraus corporativos sempre com sucesso, sustentado por sua competência e raro talento na arte do relacionamento, além de uma vocação prolífica para a filantropia.
Nissan para locação

Me lembro uma época que era difícil encontrar nas locadoras carros que não fossem da Volkswagen. Depois a Fiat entrou forte no mercado numa parceria com a Localiza e nos últimos anos, as montadoras que possuem fábricas no Brasil, passaram a comer uma fatia do bolo. Agora é a Nissan que, com um ano de atividades da sua fábrica no Estado do Rio de Janeiro, reforça sua parceria com a Unidas, que já tinha carros da marca, e compra mais um lote com hatch compacto, March, e também unidades do sedã médio Novo Sentra, em um total de 800 veículos.

error: Conteúdo protegido !!