Bola Cheia
Uma série de protestos foi organizada, nos últimos dias, por alunos da rede pública do Rio de Janeiro no Rio e na Baixada Fluminense. Em apoio à greve dos servidores da educação, os estudantes debateram o tema e colocaram nariz de palhaço.
Bola Murcha
A violência no bairro Caonze, em Nova Iguaçu, está deixando a população apavorada. De acordo com relatos de moradores, de domingo a domingo ouve-se tiros em qualquer hora do dia ou da noite e ninguém vê policiamento.
Bactéria reduz vírus
Trazido ao País pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o projeto de pesquisa “Eliminar a Dengue: Desafio Brasil” é parte de uma iniciativa científica internacional pioneira que estuda o uso da bactéria Wolbachia como uma alternativa natural, segura e autossustentável para o controle da dengue. Quando inserida no mosquito Aedes aegypti, a bactéria é capaz de reduzir a transmissão dos vírus dengue e chikungunya. Recentemente, também foi demonstrado que a Wolbachia pode fazer o mesmo em relação ao vírus zika.
Dia do Consumidor
O Procon está preparando ações para comemorar o Dia do Consumidor. Na próxima terça-feira (15), a Autarquia vai lançar oficialmente uma cartilha para orientação de compras online e fazer um mutirão de atendimento no Largo da Carioca, além de monitorar os preços de produtos em promoção na data, com o objetivo de identificar se os descontos anunciados são verdadeiros.
Dia do Consumidor (2)
A pesquisa de preços será semelhante à realizada pelo Procon-RJ na última Black Friday: os preços das promoções anunciadas no Dia do Consumidor serão comparados com valores coletados com antecedência. Assim, será possível saber se os descontos são reais ou não. As empresas que oferecerem promoções enganosas serão autuadas.
Audiência debate incentivo para uso de energia solar
A audiência pública promovida na sexta-feira (11) pela Comissão pelo Cumprimento das Leis da Alerj, debateu ações de incentivo à geração de energia de base solar no Rio de Janeiro. Especialistas do setor enfatizaram a importância da entrada em vigor de dois importantes instrumentos legais: a Resolução Normativa 687, do Ministério das Minas e Energia, e a Lei Estadual 7122/2015, do deputado Carlos Minc, que estabelecem uma série de incentivos, como de isenção fiscal, para microgeradores dessa energia autossustentável.
Com estímulos como os previstos na resolução federal e na lei estadual, a Aneel espera que, até 2024, o Brasil tenha 1,2 milhão de microgeradores de energia de base solar. Atualmente, este número é de cerca de 2.000. Atualmente, o Rio de Janeiro é o segundo estado com mais unidades instaladas: 230. Minas Gerais é o primeiro, com 305.
Para especialistas do setor, o alto potencial do país é evidente: o Brasil apresenta o dobro do potencial de irradiação solar da Alemanha, onde o total de energia de base solar gerada é equivalente ao que é produzido por duas usinas hidrelétrica do porte da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu.
A Lei Estadual 7122 e a Resolução Normativa 687 dão apoio a um mercado que envolve pequenos geradores de energia de base solar. A lei zera no Estado do Rio de Janeiro o pagamento de ICMS para a energia de base solar produzida por microgeradores, priorizando o emprego da energia solar em condomínios e equipamentos coletivos, a pesquisa e a implantação de empresas produtoras.
Pela resolução federal, os usuários têm direito a relógio bifásico gratuito, para energia comum e solar. A resolução determina ainda a isenção de PIS, Pasep e Confins ao consumidor que repassar para a distribuidora seu excedente de energia gerada a partir de fontes renováveis, como solar, eólica e de biomassa.
Isenção para idosos
A subsecretaria de Economia e Finanças de Nova Iguaçu entregou para cerca de 100 aposentados o certificado de isenção de cobrança de IPTU, na sexta-feira (11). A isenção precisa ser renovada de dois em dois anos para que o proprietário do imóvel não perca o direito. O secretário de Economia e Finanças, Luiz Carlos Mayhé enfatizou que todos os processos de pedido de isenção são concluídos, porque hoje existe na prefeitura um setor específico (isenção e imunidades) para melhor atender aos idosos.
Samba na Laje
O Centro Cultural Mister Watkins, em Mesquita, receberá neste sábado( 12) e no próximo, dia 19, o projeto Samba na Laje. O evento, que tem o apoio da prefeitura da cidade, é gratuito e acontece sempre a partir das 17h. As atrações serão o cantor Kinho, revelado pelo grupo X da Questão, e o grupo Samba na Veia. O Centro Cultural fica na Rua Armando Sales Teixeira, 57, Centro.
Mutirão em Queimados
Com o objetivo de prevenir casos de enchentes, alagamentos e a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, equipes de conservação pública do município de Queimados realizaram nesta semana um mutirão de limpeza nos bairros Inconfidência, Vila Pacaembu e São Cristóvão. Os serviços incluíram varrição de vias públicas, raspagem e retirada de entulhos. A ação faz parte do cronograma contra as fortes de chuvas nesta época do ano.