
A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, realizou operação de fiscalização, que teve início na madrugada de ontem, pelas ruas da Cidade. A partir de agora, só poderão trafegar por Nova Iguaçu as empresas que fazem parte do novo contrato de concessão do transporte coletivo por ônibus do Município, que terá duração de 25 anos. Os veículos passaram a ser operados pelos consórcios Reserva de Tinguá e Reserva do Vulcão.
O Secretário Rubens Borborema comemorou o saldo positivo da operação. “Colocamos nossos fiscais nas ruas, divididos em seis equipes. Estive pessoalmente na operação e deu tudo certo. Tudo transcorreu perfeitamente. O trabalho do setor de Fiscalização da secretaria é diário e vai continuar normalmente”, garante.
Durante a operação, foram conferidas as empresas que têm autorização para transportar passageiros. São elas: Reserva de Tinguá – Vera Cruz, Linave, São José e Mirante. Reserva do Vulcão – Vera Cruz, Expresso Nossa Senhora da Glória, Brazinha e Nilopolitana.
Nova concessão
Os 454 ônibus de 83 linhas de Nova Iguaçu começarão a circular com a nova pintura padronizada, tecnologia embarcada, câmeras, GPSs, e toda a frota estará integrada ao Centro de Operações, uma central de monitoramento cuja inauguração será em breve. A mudança visual tem o objetivo de facilitar a identificação pelos usuários e a fiscalização da Prefeitura, além de oferecer mais conforto para a população. O processo está em fase inicial. As empresas têm o prazo de seis meses para adequarem 50% de suas frotas às novas regras e um ano, para adequarem 100% das frotas.