Visão Geral – 01/05/15

Bola Cheia

Pela primeira vez a Embaixada da Austrália e a ONU Mulheres visitaram a Baixada. Ontem, a ONG Casa da Cultura, de Meriti, promoveu o encontro “Violências Cotidianas sofridas pelas Mulheres – Um Olhar Sobre a Violência Doméstica e de Gênero” com a presença do conselheiro e vice-chefe de Missão da Embaixada da Austrália, Quinton Devlin, e da representante da ONU, Nadine Gasman.

Bola Murcha

Ontem, por volta das 13h30, um casal de idosos andava na calçada frontal ao muro da Universidade Iguaçu (Unig), quando um Fiat branco passou em disparada e banhou, literalmente, os dois com água suja empoçada em um dos milhares de buracos espalhados pela Avenida Abílio Augusto Távora, antiga Estrada de Madureira. Cenas como essa se repetem diariamente.
Dilma tenta explicar “confusões”

150430 H41Uma semana depois de a Petrobras divulgar balanço em que estimou em R$ 6,2 bilhões as perdas com corrupção, a presidente Dilma Rousseff disse na quarta-feira (29) que a “confusão” entre o que é público e o que é privado “tem a mesma idade que a escravidão”. O comentário foi feito em discurso durante o 3º Festival Rural da Juventude Rural (foto), em Brasília. “A confusão entre o que é bem individual e o que é bem público decorre de uma coisa chamada patrimonialismo, que era típico da oligarquia rural brasileira, que achava que o Brasil como nação era só dela. Porque uma parte da população era escrava e não tinha direito nenhum”, afirmou Dilma, acrescentando sem quase explicar: “Essa confusão é uma confusão ética, é uma confusão política, é uma confusão que não constrói a nossa nacionalidade”.
Firjan e os
gastos públicos

Mesmo após a quinta alta seguida da taxa básica de juros, feita em meio a uma recessão, tanto as expectativas de inflação como a inflação corrente permanecem bastante acima do centro da meta oficial. Uma profunda alteração na condução da política econômica é urgente. A opção por um ajuste fiscal que prioriza aumento da tributação e corte dos investimentos públicos é nociva ao crescimento de longo prazo, além de agravar a atual conjuntura.
Firjan e os
gastos públicos (2)

O Sistema Firjan defende que o ajuste fiscal seja feito através da diminuição dos gastos públicos de natureza corrente, inclusive com regras explícitas que limitem o seu crescimento. Quanto ao investimento, recebemos com otimismo a possibilidade de uma nova rodada de concessões de infraestrutura pelo Governo. Somente com essas iniciativas ocorrerá um real ajuste da postura fiscal, abrindo espaço para um recuo estrutural das taxas de juros e um crescimento sustentável da economia brasileira.
Dilma e o mínimo

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, negou ontem que a presidente Dilma Rousseff tenha optado por não fazer pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão no dia 1° de maio, Dia do Trabalho, por não ter medidas positivas para apresentar aos trabalhadores. Rossetto lembrou que Dilma vai se dirigir à população nas redes sociais, afirmando que ela comemorará a valorização do salário mínimo e as conquistas históricas dos trabalhadores brasileiros.
Cancerosos sem atendimento

Informação que chegou à coluna, ontem: o Instituto Oncológico de Nova Iguaçu comunicou que por falta de repasses há três meses, a partir de segunda-feira (4), o atendimento estará suspenso. A direção da unidade pediu aos pacientes e parentes dos mesmos que pressionem a Secretaria Estadual de Saúde em busca de solução para o problema, que deixará os doentes em estado mais grave ainda e até sujeito a óbitos. “Tenho um cunhado que faz aplicações de radio e quimioterapia. A família dele entrou em pânico quando soube da notícia”, disse Zezé Reis, do jornal Okei Notícias. O Instituto Oncológico fica na Rua Barros Junior, 1.135, no Centro de Nova Iguaçu.
Vacinação contra a gripe

A Campanha de Vacinação contra a Gripe começa nesta segunda-feira (4) e vai até o dia 22 de maio em todo o país. Serão disponibilizadas 54 milhões de doses para a imunização de 49,7 milhões de pessoas. A meta do governo é vacinar 80% do público-alvo, totalizando 39,7 milhões de pessoas. Devem ser vacinadas crianças com mais de 6 meses e menos de 5 anos de idade, idosos, trabalhadores em saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas – mulheres até 45 dias após o parto –, presos e funcionários do sistema prisional. É importante levar aos postos de saúde o cartão de vacinação e um documento de identificação. É se ligar e procurar os postos.
Colégio sem aula

Um pai de aluno do Colégio Estadual Antonio da Silva, que fica em Comendador Soares, Nova Iguaçu, denuncia falta de aulas e professores na unidade de ensino público. Segundo ele, duas reclamações foram feitas à central de relacionamento da Secretaria Estadual de Educação, mas nada aconteceu para solucionar o problema. Segue a reclamação feita à secretaria: “Gostaria de comunicar que até o presente momento os alunos do “CE Antonio da Silva” estão com falta de professores na sua grade e os tem no colégio faltam direto…”.
Colégio sem aula (2)

“…Por exemplo: A 7ª serie do turno da tarde não teve aula de português desde que começou o ano letivo pois não há professor para essa matéria e os professores de outras matérias faltam direto. Alguns só fazem a chamada, saem da sala e não dão aula. Não estão passando a matéria. Todos os dias da semana o meu filho é liberado mais cedo pois não tem aula. Há casos de semanas inteiras sem ser lecionadas matérias diversas. É raro o dia que ele tem aula. Solicito um posicionamento e solução para o problema acima”.
Mulheres mortas

O número de mulheres assassinadas no Rio de Janeiro cresceu 18% em 2014, na comparação com o ano anterior. Ao longo de todo o ano passado, foram registrados 420 homicídios cujas vítimas eram do sexo feminino. Em 2013, foram 356 casos. Os dados são do Dossiê Mulher 2015, divulgado hoje (30) pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). De acordo com os cálculos, as mulheres representaram 8,5% das vítimas de homicídios no estado em 2014 e 7,5% em 2013. A maior ocorrência deste tipo de crime foi em Mesquita, na Baixada Fluminense: 45 casos.

error: Conteúdo protegido !!