Centro de Operações de Nova Iguaçu inaugura hoje

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Centro integrado a 14 órgãos conta com 76 câmeras em alta definição  Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
Centro integrado a 14 órgãos conta com 76 câmeras em alta definição
Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje

A solução para os problemas de mobilidade urbana, segurança e trânsito pode estar prestes a se tornar realidade em Nova Iguaçu. O Centro de Operações da cidade (CONIG) será inaugurado hoje, às 10h, na Avenida Governador Roberto Silveira, 722, Centro. A realização do empreendimento é da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, que tem o objetivo de monitorar o cotidiano da cidade, 24 horas por dia.
O CONIG será integrado a 14 órgãos, entre eles as secretarias de Obras, Defesa Civil e Ordem Pública, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além do Centro Integrado de Comando e Controle do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, estarão integradas todas as etapas de um gerenciamento de crise, desde a antecipação, redução e preparação, até a resposta imediata às ocorrências, como chuvas fortes, deslizamentos e acidentes de trânsito.
O Centro possui também uma sala de crise equipada com outro telão composto por quatro telas de Vídeo Wall, de 55 polegadas cada. Estas salas também têm acesso às imagens do Centro de Operações e serão utilizadas durante reuniões em situações de calamidade, permitindo atuar, de forma imediata, na tomada de decisões e soluções dos problemas.

 

Ocorrências em Nova Iguaçu

O secretário da pasta, Rubens Borborema Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
O secretário da pasta, Rubens Borborema
Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje

Outra possibilidade que o CONIG trará é a de redução dos crimes no município de Nova Iguaçu. De acordo com o Instituto Estadual de Segurança Pública, em fevereiro deste ano, nas três delegacias que atendem o município – 52ª DP (Nova Iguaçu), 56ª DP (Comendador Soares) e 58ª DP (Posse) -, foram feitos 58 registros de roubo a coletivos, 103 roubos de aparelho celular, 77 registros de furto de veículos, 24 registros de estupro, 484 roubos a pedestres, 198 roubos a veículos, entre outros crimes. A expectativa é que a criminalidade reduza consideravelmente, devido ao monitoramento 24 horas.
O Secretário da pasta, Rubens Borborema, disse que o Centro de Operações estará pronto para atuar em diversas situações de emergência. “O CONIG é um equipamento único para integrar todos os órgãos municipais, que serão acionados mais facilmente para solucionares os problemas tanto no dia a dia quanto em momentos de crise. O Prefeito Nelson Bornier está dando uma atenção extra à segurança pública, mesmo não sendo de sua competência e eu acho isso excelente”, disse.
Borborema disse ainda que o empreendimento começa a operar com 76 câmeras em HD e alta definição, instaladas em pontos estratégicos do Centro de Nova Iguaçu e adjacências, além de imagens captadas pelas câmeras da Polícia Militar. Todas as informações são visualizadas em tempo real, na Sala de Controle, em um telão composto por 14 telas de Vídeo Wall, de 55 polegadas cada.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!