Visão Geral – 23/03

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Bola Cheia

A Prefeitura de Belford Roxo realizou no último sábado(19)uma ação social direcionada para as mulheres. Foram oferecidos srviços de cadastramento e recadastramento do Bolsa Família, isenção e emissão de documentos, além de oficinas e embelezamento.

 

Bola Murcha

Apesar da associação entre o vírus Zika e o aumento de malformações fetais ainda não ter sido cientificamente confirmada, as evidências circunstanciais atuais são esmagadoras. De acordo a OMS o vírus já circula em pelo menos 38 países e territórios.

 

Denúncia de violência em app
Moradores de comunidades pobres do Rio de Janeiro contam com uma ferramenta de denúncia contra prisões arbitrárias, flagrantes forjados, humilhações e outras violações cometidas por agentes do Estado em favelas. Com o aplicativo Nós por Nós, criado pelo coletivo Fórum de Juventudes, a denúncia poderá ser enviada por texto, imagem e vídeo, com garantia de anonimato.

 

Saque total do Pasep
Aproximadamente 830 mil servidores e empregados públicos que contribuíram para o Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público (Pasep) têm direito ao saque total do saldo da sua conta individual. Segundo o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, podem sacar os trabalhadores que contribuíram até 4 de outubro de 1988, desde que não tenham feito resgate total do seu saldo.

 

Bolsas remanescentes
O Ministério da Educação (MEC) vai oferecer as bolsas que não foram preenchidas no processo de seleção regular do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os interessados poderão se inscrever a partir de hoje até 31 de março, pela internet. O ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições privadas de ensino superior.

 

Mesquita encerra mês de luta da mulher

160322 H41Para encerrar as comemorações do mês de luta pelos direitos das mulheres em Mesquita, a secretaria de Governo e Planejamento, por intermédio do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), retomou ontem o programa Casa Aberta com uma palestra sobre empreendedorismo. O projeto, que já faz parte do calendário oficial de eventos do Ceam, acontece a cada dois meses e, além de palestras, conta com exposições de trabalhos manuais, de artesanato, crochê, corte e costura, cabeleireiro e maquiagem das alunas dos cursos oferecidos no local e do projeto Mãos que Mudam a Vida.

“Nosso objetivo com a palestra é mostrar como mulheres podem se tornar empreendedoras e viver do seu trabalho. Essa também é uma forma de lutar contra a violência que atinge tantas mulheres em nosso país e no mundo em geral”, explicou a presidente do Ceam, Tânia Almeida. A palestra foi ministrada pela empreendedora Virna Elias, uma vítima de violência doméstica, que deu a volta por cima e hoje vive do que produz e serve de exemplo para tantas mulheres que passam por situações semelhantes.

A mesa foi composta pela coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Sônia Lopes, pelo representante da deputada Daniele Guerreiro, Thiago Álvaro, pelo subsecretário de Governo e Planejamento Hevandro Menezes, pelo coordenador político, Paulo Vitor Queiroz e pelo secretário da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Wellington Oliveira. Todos falaram sobre as conquistas da mulher na sociedade e elogiaram todas as atividades desenvolvidas ao longo desse mês em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

 

Semana pela paz em casa
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) realizou 1.349 audiências durante a quarta edição da campanha Justiça pela Paz em Casa, entre os dias 7 e 11 de março. No mesmo período, foram proferidas 1.786 sentenças e concedidas 407 medidas protetivas em todo o estado.A mobilização do TJRJ veio para despertar, mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a gravidade da violência doméstica contra a mulher.

 

Semana pela paz em casa (2)
Ordenada pela ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, a Justiça pela Paz em Casa é uma campanha de mobilização pela resolução de casos de violência doméstica em todo o país. No estado, a iniciativa é coordenação pela juíza auxiliar da Presidência do TJRJ Adriana Ramos de Mello. Durante a semana, o TJRJ intensificou o número de julgamentos de homicídios de mulheres por razões de gênero e ampliou o número de audiências nas varas e juizados que tratam da matéria.

 

Dia do Artesão com homenagens

O Dia do Artesão será comemorado em Nova Iguaçu hoje. A Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) irá homenagear em uma solenidade no Centro Social São Vicente, o Patronato, às 17h, personalidades e instituições que contribuem para a que atividade artesanal seja desenvolvida na cidade. Os 300 artesãos cadastrados no projeto Arte na Praça, da Fenig, estão entre os convidados de honra da festa, que contará ainda com um chá da tarde.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!