Diversão e Lazer – 29/03

“O menino e o mundo” no Cineclube Mate com Angu

Após a exibição do filme, o local ainda contará com o show de Heraldo HB e banda

Após a exibição do filme, o local ainda contará com o show de Heraldo HB e banda

Do tapete vermelho de Hollywood direto para o chão de cimento da Lira de Ouro, ‘O menino e o mundo’ será exibido amanhã (30), a partir das 18h, numa sessão especial do Cineclube Mate com Angu, em Duque de Caxias.
Lançado em 2014, o filme conta a história de Cuca, um menino que vive em um mundo distante, numa pequena aldeia no interior de seu mítico país. Certo dia, ele vê seu pai partir em busca de trabalho, embarcando em um trem rumo à desconhecida capital. As semanas que se seguem são de angústia e lembranças confusas. Até que, numa determinada noite, uma lufada de vento arromba a janela do quarto e carrega o menino para um lugar distante e mágico.
No clima de magia de Cuca, a turma do Mate com Angu fará uma concentração com a criançada a partir das 18h, com direito a oficina de artes e brinquedos. Para quem levar a criançada, a sugestão é que levem cangas e toalhinhas para ambientar. Além da exibição do longa, a noite contará ainda com show de Heraldo HB e banda. Para entrar no evento, será cobrado um kg de alimento não perecível. Classificação 18 anos.
O Lira de Ouro fica na Rua José Veríssimo, 72 – Centro, Duque de Caxias.

 

Caxias traz produção cultural com temas feministas

Quem participar das produções ganhará certificado

Quem participar das produções ganhará certificado

A secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e o coletivo Roque Pense!, com o apoio da secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, irão promover durante o mês de abril, a partir de 14h, na Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola, na Praça do Pacificador, uma oficina de cultura antissexista denominada “Laboratório Roque Pense!”. Serão cinco encontros que unirão os princípios feministas e as técnicas em produção cultural, com ênfase nas experiências das mulheres no universo da cultura urbana em diferentes territórios periféricos da metrópole. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site http://roquepense.com.br/.

A iniciativa parte da experiência do Festival Roque Pense!, um dos mais importantes festivais de cultura antissexista do país que une a cultura urbana à luta pelos direitos da mulher, realizado desde 2011 na Baixada Fluminense. A série de encontros começa no próximo dia 2, e segue durante os sábados de abril, sempre a partir das 14h, na Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola, na Praça do Pacificador, centro de Duque de Caxias.

Destinada exclusivamente a mulheres artistas, produtoras culturais, ativistas, professoras e estudantes da região metropolitana, o Laboratório Roque Pense!, irá culminar com a produção colaborativa de uma apresentação musical e artística e o lançamento de mais um número do Boletim RP!, com a participação de todas as integrantes do Laboratório. A entrada é franca.
A produção executiva é assinada pela Terreiro de Ideias: Arte, Comunicação e Cultura. A produção e concepção do projeto são assinadas pelo coletivo Roque Pense!

Os encontros são abertos ao público, com emissão de certificado, e apresentação de convidadas especiais a cada tema. Quem quiser obter mais informações, deve entrar em contato pelo telefone (21) 2772-6136.
Programação
Dia 2/4 – Pensando o Feminismo (Facilitadoras: Amália Fischer – Fundo Elas)
Dia 9/4 – Feminismo Negro (Facilitadoras: Ana Paula Alves Ribeiro – UERJ|FEBF)
Dia 16/4 – Garotas, Músicas e a Experiência do Roque Pense! (Roda com mulheres que já participaram do Festival Roque Pense!)
Dia 23/4 – Produção Cultural Periférica e Feminismo (Roda com produtoras culturais periféricas)
Dia 29/4 – Produção Colaborativa das Minas (Produtoras do Roque Pense!)

 

Roda Cultural em Meriti comemora um ano em abril

Esta edição conta com nomes como Ramonzin,Sant e Marcão Baixada

Esta edição conta com nomes como Ramonzin,Sant e Marcão Baixada

Toda terça-feira a Praça do Skate de São João de Meriti é o ponto de encontro de centenas de jovens, motivados por batalhas de rima e shows de artistas da cena rap carioca. Para comemorar seu primeiro ano de vida, a Roda Cultural da Praça do Skate (RCPS) vai realizar uma festa de rua no dia 10 de abril (domingo), a partir das 13h.
Localizada a apenas 500 metros do Metrô Pavuna, a Praça do Skate é um ponto importante na convergência entre a juventude da Baixada Fluminense e da capital carioca. O reflexo disso é a composição do público, que vem de lugares como Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Penha, Madureira e outros locais. “Tem gente que vem de longe, principalmente quando tem Batalha do Conhecimento no Centro”, explica Bruno ‘Shark’, um dos organizadores da RCPS.

Nesta edição especial, a festa traz nomes bem conhecidos do público do rap, como Ramonzin, Sant, Marcão Baixada, Ghetto ZN e Peso Lunar.
Ramonzin participou das lendárias batalhas de mc´s dos anos 90 na Lapa, atando ativamente desde o início das disputas na Batalha do Real. Além de Mc, também é trompetista e também beatmaker – produzindo as batidas para músicas.

Marcão Baixada é um dos grandes nomes da nova safra do rap carioca e já coleciona o título de campeão mundial de hip hop, além do Prêmio Baixada na categoria música. Sua versatilidade como artista vai desde a produção da música tema de um festival de teatro à apresentação da batalha de rap da Casa Fenomenal da Nike durante a Copa do Mundo.

Responsabilidade social

O coletivo RCPS vai aproveitar a festa para recolher doações para asilos e abrigos, em parceria com a UPA (Unidos Pelo Amor) – um grupo voluntário de amigos que se organizou para arrecadar doações como fraldas geriátricas, roupas para idosos, produtos de higiene pessoal, brinquedos e outros itens.

error: Conteúdo protegido !!