Diversão e Lazer – 01/04

Capa Comics faz exposição de quadrinhos em Caxias

Entre os dias 9 e 17 de abril, os visitantes poderão ir ao shopping ver mais de 140 espécies de quadrinhos

Entre os dias 9 e 17 de abril, os visitantes poderão ir ao shopping ver mais de 140 espécies de quadrinhos

Entre os dias 9 e 17 de abril a “Gibizeira” abre espaço para o universo dos quadrinhos no Caxias Shopping. O evento, organizado pela Capa Comics (grupo de quadrinistas da Baixada Fluminense), vai contar a história de 147 anos do quadrinho brasileiro, que começou com o ítalo-brasileiro Ângelo Agostinho, em 1868, com o registro das “Aventuras de Inhoquim”, até chegar aos dias atuais, com o surgimento da internet e das novas formas de fazer, divulgar e consumir a arte dos quadrinhos.
“Esta exposição representa muito bem a vocação do Caxias Shopping em mostrar arte de qualidade para o público. Somos um equipamento comercial, mas, nos tornamos um dos principais espaços de cultura e lazer da Baixada Fluminense. Carregamos em nosso DNA o compromisso de fomentar a cultura na região. E é assim que temos trabalhado desde a inauguração” explica Cristiana Legey, Gerente de Marketing do Caxias Shopping.
O evento começa nos dias 9 e 10 com encontros de quadrinistas que vão expor e vender sua arte, além de receber o público para autógrafos e bate papo. Nestes dois dias, os adeptos do cosplay também estarão presentes. Quem quiser pode ir com as roupas de seus personagens favoritos. E de 9 a 17 de abril, o público poderá visitar a “Exposição de Quadrinhos” que terá painéis com a história das HQs no Brasil, imagens das capas mais famosas desde 1876, com traços em preto e branco, até as capas atuais da “Capa Comics”. Um verdadeiro registro da arte em forma de quadrinhos. O evento é gratuito e tem apoio da Secretaria de Cultura de Duque de Caxias.
Entre os destaques do evento está o personagem “Detrito”, um professor que cai no Rio Sarapuí, na Baixada Fluminense, e se transforma em um super-herói que encara monstros nojentos e perigosos. A personagem foi criada pelo cartunista João Carpalhau, fundador da Capa Comics, editora que produz as histórias em quadrinhos de “Detrito”, “Grafiteira”, “Não Tão Super” e “Polly & Pumpkins” entre outros. Os artistas contam ainda com o site da editora, o capacomics.com, onde diversos quadrinhos gratuitos estão disponíveis para leitura. Atualmente, o coletivo produziu o curta animado “A Vingança do Detrito” com dublagem dos renomados Ricardo Juarez e Wirley Contaifer. Um game que conta a origem do anti-herói “Não Tão Super” e um filme sobre o “Detrito” também estão em fase de produção.
A Exposição de Quadrinhos “Gibizeira” fica em cartaz de 9 a 17 de abril, no horário de funcionamento do Caxias Shopping. O Encontro de Quadrinistas acontece nos dias 9 e 10 de abril. Os eventos têm entrada gratuita e acontece no 1º piso. Classificação livre.
O Caxias Shopping fica na Rodovia Washington Luiz, 2895 – Duque de Caxias. Telefone para mais informações: (21) 2430-5110.

História do grupo de quadrinistas

A história do coletivo começou em 2013, quando os quadrinistas da Baixada Fluminense se uniram para colocar sua realidade no gibi. Assim, nasceu a primeira edição, lançada na Biblioteca Leonel Brizola, retratada na capa da revista com uma invasão de personagens dos quadrinhos para lá de fantástica. De lá para cá, o grupo vem se especializando, participando de vários eventos e workshops – inclusive o Festival Internacional de Quadrinhos, que aconteceu em Minas Gerais.

 

Peças teatrais gratuitas em Queimados

Hoje, a programação teatral começa com a peça “Mulher de Frases”

Hoje, a programação teatral começa com a peça “Mulher de Frases”

O fim de semana em Queimados será regado a muito teatro e diversão. E o melhor de tudo, de graça. O Teatro Delcy de Souza receberá três espetáculos teatrais gratuitos, até o domingo. A população poderá assistir à peças de comédia, drama e romance. A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e a classificação é de 14 anos.
Hoje, às 19h30, a programação começa com uma comédia de grande sucesso no teatro.  O monólogo “Mulher de Frases”, interpretado pela atriz e comediante Fabiane Dias, promete, com bom humor, desestabilizar conceitos antigos e desconstruir preconceitos ainda presentes na modernidade. Durante a apresentação, a atriz mostra sua diversidade e interpreta sete mulheres diferentes com pesos e pensamentos diversos, tentando controlar as mudanças de fase femininas.
No sábado (2), às 19h30, a atração fica por conta do espetáculo  “Muralhas de Corinto”, uma adaptação de Medeia – tragédia grega de Eurípedes de 431 a.c. – em que uma mulher carregada de ódio e vingança ao descobrir o ultraje feito pelo seu próprio marido se revolta contra todos ao seu redor, prometendo vingança ao marido e a sua nova noiva, filha do rei de Corinto. Desnorteada com as injustiças, a mulher premedita um crime que mudará a vida de todos do lugar. A peça questionará o posicionamento da mulher na sociedade ao ilustrar que a personagem optou por mudar o seu destino e mostrar que cada ação desumana pode acabar com cruéis consequências no futuro.
Para encerrar em grande estilo, no domingo (3), desta vez às 18h30, será a vez do romance entrar em cena com o espetáculo “Torturas de um coração”. Com duração de 55 minutos, a peça teatral conta a história de Benedito, um negro pobre e sem títulos. Apaixonado por Marieta, descobre que para conquistá-la precisa provar que é mais valente que o Cabo Setenta e Vicentão, os mais valentes da cidade de Taperoá. “Nosso objetivo é manter este novo equipamento cultural ativo e torná-lo um espaço de fomento à arte”, destacou o novo secretário de Cultura, o ator e produtor Leandro Santanna.
O Teatro Delcy de Souza fica na Rua Macaé, 430 – São Roque, Queimados.

error: Conteúdo protegido !!