Visão geral – 05/05/15

Bola Cheia

Bola muito cheia para os que têm coragem de falar sobre as coisas esquisitas que estão acontecendo no futebol do Rio. Que a final do Cariocão seria em preto e branco e o Vasco, virtual campeão, já era percebido nas primeiras rodadas da fase classificatória. A coisa foi acontecendo e deu o anunciado.
Bola Murcha

Pegou mal a truculência do presidente do Vasco, Eurico Miranda, durante a festa do título, em uma casa noturna da Barra da Tijuca. De repente, um torcedor quis fazer média com o chefão e gritou: “Casaca!”. O homem não gostou da entonação do grito e mandou colocar o rapaz para fora do recinto. Que pobreza!
Em defesa dos animais na Alerj

150504 H41Foi instalada e está funcionando a todo vapor, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), a Comissão Especial para acompanhar as políticas públicas de proteção aos animais no Estado do Rio de Janeiro. Presidida pela deputada Daniele Guerreiro (PMDB), a comissão teve seu pedido de criação logo após a divulgação de um vídeo onde um rapaz maltratava os animais de sua então noiva, em fevereiro deste ano. Daniele Guerreiro tem história na luta em defesa dos animais. Foi por sua iniciativa, por exemplo, que a Prefeitura de Mesquita criou o projeto O ‘Melhor Amigo do Homem’, que recolhe animais de rua e, depois que eles recebem tratamento médico e limpeza, tenta encontrar famílias que os acolham. “As cenas que infelizmente presenciamos chocaram a todos. Temos que ter uma legislação mais firmes, que desestimule ações de tanta baixeza. Quem me conhece sabe o quanto esta causa mexe comigo. Prometo honrar esta presidência e fazer um trabalho bonito, com ajuda de meus colegas”, disse a deputada.
Lixões tem
CPI na Alerj

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) destinada a investigar e apurar as causas e consequências do uso e permanência dos lixões no estado se reuniu ontem (4), para saber as condições de trabalho das pessoas que atuam nos aterros sanitários. De acordo com o presidente da CPI, deputado Dr. Sadinoel (PT), foram convidadas associações e cooperativas de catadores de lixo. Todos falaram sobre o tema e boas soluções podem sair desse trabalho que está começando.
IPTU parcelado

Iniciar o mês com as contas em dia é sempre uma boa pedida, certo? Quitar suas dívidas de Imposto Predial e Territorial Urbano nem se fala. Pensando nisso, a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal da Fazenda e Planejamento, está oferecendo descontos para pagamentos à vista do IPTU e parcelamentos em até 60x das dívidas ativas. A medida tem o objetivo de acabar com a inadimplência dos contribuintes. Quem efetuar o pagamento em cota única (à vista) tem 5% de desconto até o dia 15/05/2015.
IPTU parcelado (2)

Queimados possui um dos IPTUs mais baratos da Baixada Fluminense. O calculo é feito com base no valor do metro quadrado do logradouro e sua localização. Os bairros onde existe mais assistência do governo, como saneamento básico, pavimentação, coleta de lixo e iluminação pública têm valores superiores. O processo para a inscrição na dívida ativa é feita a partir do ano que não foi pago. Quem não puder aproveitar o desconto, ainda tem a chance de pagar o valor integral em até 3x sem acréscimos de multas e juros até 31/12/2015.
Diálogo para ajuste fiscal

As medidas de ajuste fiscal que alteram regras de concessão de benefícios trabalhistas e previdenciários propostas pelo governo e que estão em discussão no Congresso Nacional foram tratadas ontem na reunião de coordenação política entre a presidente Dilma Rousseff, ministros e o vice-presidente da República, Michel Temer. Segundo o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, nesta semana o governo vai intensificar o diálogo com o Congresso Nacional para assegurar a aprovação do ajuste. O ministro disse também que o governo está aberto a sugestões dos parlamentares. “Quando o governo se abre ao diálogo, tem que acatar sugestões”, disse Edinho.
Crise no ABC paulista

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC informou que cerca de 8 mil funcionários da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) entraram em férias coletivas, ontem (4). Por meio de nota, a montadora confirmou o uso da ferramenta de flexibilização para “adequar o volume de produção à demanda do mercado”, mas não forneceu mais detalhes da manobra. De acordo com o sindicato, a linha de produção da unidade, que tem 13 mil funcionários, ficará parada por dez dias.
Na região do ABC, outras duas grandes montadoras adotaram a flexibilização para diminuir a produção. Segundo o sindicato, desde fevereiro a Ford colocou 424 metalúrgicos em banco de horas.
Reajuste no FGTS

O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou na sexta-feira (1), durante evento de comemoração ao Dia do Trabalho em São Paulo, que apresentará, esta semana, um projeto de lei para reajustar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a partir do índice da caderneta de poupança. No ato promovido pela Força Sindical, Cunha destacou que sua proposta, caso aprovada, valerá somente para depósitos feitos partir de janeiro de 2016. Segundo ele, o texto não prejudicará as operações atuais.
Reajuste no FGTS (2)

Embora não seja a solução ideal, pelo menos do ponto de vista liberal, a proposta do presidente da Câmara dos Deputados viria redimir uma das maiores e mais cruéis injustiças praticadas pelo governo contra os trabalhadores brasileiros. De acordo com a lei em vigor, o empregador está obrigado a depositar, mensalmente, o valor equivalente a 8% (1/12) do salário do trabalhador numa conta administrada pela Caixa Econômica Federal, um dos bancos governamentais do país.
Reajuste no FGTS (3)

Criado em 1966, o FGTS tornou-se obrigatório a partir da promulgação da Constituição de 1988. A remuneração do FGTS é de 0,25% ao mês, mais T.R. Trata-se de remuneração irrisória, principalmente num país onde a inflação costuma ser bem alta. Para se ter uma ideia do descalabro, desde 1999 a remuneração do FGTS tem ficado bem abaixo dos índices oficiais de inflação – de julho de 1999 a fevereiro de 2014, a inflação medida peloINPC foi de 159,24%, enquanto a remuneração do FGTS foi de apenas 99,71%.

error: Conteúdo protegido !!