Conheça o novo Camaro ZL1 Cabrio
O Camaro ZL1, a versão mais “apimentada” do popular “muscle car”, já tem a respetiva versão “sem capota”. O motor é o mesmo, um V8 6.2 LT4 Supercharged com 640 cv (mais 60 cv) e 868 Nm, que pode funcionar em conjunto com uma caixa manual de seis velocidades ou automática de 10 relações.
Não foram revelados números sobre o desempenho, mas é de esperar algo como 3,9 segundos dos 0 aos 100 km/h e uma velocidade máxima na ordem dos 300 km/h. Todo o potencial dinâmico é refletido na parte externa, com várias entradas de ar (maiores no caso das já existentes), a que se junta a asa traseira, as quatro ponteiras de escape ou as belas rodas de 20 polegadas.
O Camaro ZL1 surge equipado com suspensão Magnetic Ride, freios especiais Brembo, diferencial autoblocante eletrônico, assim como uma função “launch control” e seletor dos modos de condução.
Por dentro, destaque para os logotipos exclusivos desta versão, bem como outros detalhes – caso do volante de fundo plano, bancos Recaro, costuras em vermelhos e acabamentos em camurça. Para os entusiastas dos números, o ZL1 está disponível, opcionalmente, com o Chevrolet Performance Data Recorder.
Microlino, a volta do BMW Isetta
O famoso microcarro da BMW da década de 50, o saudoso Isetta, conhecido como “ovo” ou “carro-bolha”, em vários lugares do Mundo, vai ser feito novamente em 2017 como veículo 100% elétrico.
Com dois lugares e uma motorização equivalente à do Renault Twizy, o Microlino não receberá a homologação de carro recebendo a classificação L7 e o correspondente a quadriciclo com motor.
As encomendas para o Microlino já tiveram início, tendo sido já reservadas 500 unidades logo na sua primeira aparição, no Salão de Genebra.
O motor elétrico que equipa o Microlino tem 15 kW (o equivalente a 20cv) e que lhe permite atingir os 100 km/h. A autonomia máxima estima-se em cerca de 112 km. O peso é de apenas 400 kg.
Segundo a empresa suíça Micro Mobility Systems, as primeiras entregas vão começar no final de 2017. Os preços estarão entre os 8500 e os 11.000 euros.
O novo Safety Car do WTCC é o Volvo V60 Polestar
A nova temporada da World Touring Car Championship (WTCC) já conta com uma novidade, para esse ano, o safety car escolhido é um Volvo V60 Polestar.
A “perua” esportiva, que substitui o Alfa Romeo 4C, utilizado na última temporada, surge com as habituais modificações para que cumpra os requisitos de segurança essenciais para ser utilizado com segurança nas pistas.
De acordo com a marca Sueca, o V60 Polestar está equipado com um motor V6 de 3 litros turbo com 350cv e 500 Nm de torque. Ela acelera dos 0 aos 100 km/h em cinco segundos e alcança uma velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h.
A ligação surge quando a Volvo entra oficialmente no WTCC. A equipe de apoio contará com dois S60 Polestar TC1 entregues aos suecos Thed Björk e a Fredrik Ekblom.
A temporada de 2016 começa no dia 3 de abril em Paul Ricard, França, com Tiago Monteiro entre os inscritos, na equipa oficial da Honda.
Veja como ficou novo Subaru Impreza
Chega ao mercado europeu, a quinta geração do Impreza, o modelo mais popular da Subaru. Ele começa a ser comercializado nos primeiros meses de 2017 nas carrocerias Sedan (4 portas) e Hatchback (5 portas).
O novo modelo utiliza uma nova plataforma Global Platform, a mesma que servirá para a futura versão esportiva WRX STI, que deverá ser um híbrido com 324cv.
O novo Impreza é maior que o antecessor, tendo uma distância entre eixos 25 mm superior, mais 41 mm de comprimento e 38 mm de largura, na versão Sedan. A altura foi reduzida em 10 mm.
Sobre a mecânica, só foi divulgado a motorização que será comercializada nos Estados Unidos, onde estará disponível com um motor de quatro cilindros boxer 2 litros com 155cv.
A gama europeia deverá ser conhecida em setembro, aproveitando o Salão Automóvel de Paris. De resto, o Impreza contará com a tecnologia EyeSight que permite evitar colisões, além de um sistema de infotainment de última geração, com controle por voz e sincronização com smartphone.
Próxima geração do Clio deverá ter tecnologia híbrida
A tecnologia “Hybrid Assist”, que terá sua estreia em 2017 no Renault Mégane e Scénic, deverá ser usada também em outros modelos da marca, principalmente o Clio. O objetivo? Reduzir consumos e emissões.
O vice-presidente da Renault, Bruno Ancelin, em declarações à AutoExpress, garantiu que a tecnologia híbrida vai chegar aos modelos ditos mais acessíveis. “Queremos um processo de eletrificação acessível, o que significa dar aos nossos clientes apenas o suficiente para reduzir as emissões de CO2”, referindo-se à tecnologia “Hybrid Assist”.
O sistema aproveita a energia desperdiçada nas desacelerações e frenagens para carregar uma bateria de 48 volts. A energia é posteriormente utilizada para auxiliar o motor de combustão.
O funcionamento é semelhante ao sistema de recuperação de energia utilizado na Fórmula 1 e estará associado, pelo menos numa primeira fase, ao motor 1.5 dCi de 110cv.
Por outro lado, Ancelin garante que o próximo Clio não irá ser um modelo plug-in híbrido. “Não há necessidade de desenvolver a tecnologia PHEV nos carros compactos, os custos são muito altos”, explicou.
Ainda assim, os modelos dos segmentos de topo poderão adotar motorizações alternativas, “dependendo das futuras regulamentações para o diesel”.