Diversão e Lazer – 02/04

Feira de Livro da ABL chega em Caxias

Além da venda de exemplares, haverá atividades culturais voltada para crianças e adultos

Além da venda de exemplares, haverá atividades culturais voltada para crianças e adultos

Os amantes da boa leitura terão de segunda feira (4) até 20 de abril, na Praça do Pacificador, de 10h às 21h, no Centro de Duque de Caxias, uma ótima oportunidade de aproveitar os descontos e promoções em obras literárias para todas as faixas etárias, além de livros raros e lançamentos, na tradicional Feira do Livro da Associação Brasileira do Livro (ABL), que funcionará de segunda à sábado.

A feira organizada há quase 60 anos nas praças do Rio de Janeiro tem como objetivo principal a divulgação do livro com o interesse na realização de uma grande exposição literária para alcançar o maior número de pessoas menos familiarizadas com a literatura, gerando assim estímulo à leitura. Será oferecido desconto de 20% em todas as obras expostas, além de várias ofertas e promoções, e os últimos lançamentos editoriais das mais importantes editoras do país. O evento é realizado em parceria com a Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Além da exposição dos livros, também serão desenvolvidas atividades culturais diversificadas, direcionadas para adultos e crianças, com contação de histórias, saraus de poesias, apresentações musicais e palhaços nos dias 04,08, 15 e 20 de abril, sempre a partir das 16h. Confira abaixo as atividades culturais da feira.

Programação:

segunda-feira (4) – Contação de histórias com a escritora Andreia Marques, autora do livro “Melina e as borboletas noturnas”.
sexta-feira(8) – Contação de história com o escritor Renato Nogueira, autor do livro “Nana e Nilo”.
15 de abril – Apresentação dos palhaços Jessé Cabral e Leticia Goulart.
20 de abril – Contação de histórias com a Tia Iô-Iô.

História da ABL

A ABL nasceu de uma ideia em abril de 1955, quando um vereador carioca expôs seus livros em uma barraca armada em frente à Câmara Municipal. Alguns livreiros admirando a iniciativa resolveram montar um grupo de seis e aproveitar a iniciativa.Tempos depois fizeram uma mostra semelhante em condições bem precárias, porém a exposição acabou se transformando em sucesso de vendas. Em outubro do mesmo ano, foi organizada a “1ª Feira do Livro” já com 42 barracas,na na Cinelândia, Centro do Rio, desenhadas pelo sócio/ fundador Antônio Severo de Sant’Anna.

 

Peça “Anti-Nelson Rodrigues” tem apresentação única

Clássico da dramaturgia brasileira, a peça “Anti-Nelson Rodrigues” será apresentada no Teatro SESI Caxias na próxima sexta-feira (8), às 20h. A 16ª obra escrita pelo Anjo Pornográfico, como o dramaturgo se intitulava, entra em cena com direção de Bruce Gomlevsky e realização da Nova Bossa Produções.

O espetáculo é uma comédia dramática e narra à história de Oswaldinho (Anderson Cunha), filho de Tereza (Juliana Teixeira) e Gastão (Rogério Freitas), um jovem mimado pela mãe e desprezado pelo pai. Inescrupuloso, ladrão, mentiroso e mulherengo, ele se torna dono de uma das fábricas do pai e se apaixona por uma funcionária recém-contratada, a jovem e incorruptível Joice (Luiza Maldonado).

Atores como Anderson Cunha, Sérgio Fonta, Juliana Teixeira e Rogério Freitas dão vida aos personagens numa trama de assédio, ameaças, ciúmes e poder. O diretor, Bruce Gomlevsky, acredita que o elenco traduz a heterogeneidade dos papéis propostos na peça escrita por Nelson Rodrigues em 1973. “O resultado é que mostramos com fidelidade esse Anti-Nelson que é extremamente brasileiro e profundamente universal”, declara Gomlevsky.

Os ingressos custam R$ 22 (inteira) e R$ 11 (meia-entrada). A bilheteria do teatro fica aberta de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 9h às 14h.

O Teatro SESI de Caxias – Rua Artur Neiva, 100, bairro 25 de agosto – Duque de Caxias. Mais informações pelo telefone: (21) 3672-8369 ou pelo o endereço de e-mail teatrosesi.caxias@firjan.org.br.

 

Arte Cubista é explorada por pintor nipolitano

O artista plástico nilopolitano, mais conhecido por pintar faixas, irá mostrar pela primeira vez suas influências cubistas.

O artista plástico nilopolitano, mais conhecido por pintar faixas, irá mostrar pela primeira vez suas influências cubistas.

A Prefeitura de Nilópolis realizará uma exposição de Arte Cubista com o artista Paulo Rocca – O homem dos Mil Pincéis, nas próximas quarta e quinta-feira (6 e 7), das 10h às 16h, no auditório da Prefeitura de Nilópolis. Paulo Rocca é um artista nilopolitano conhecido por confeccionar faixas. Pela primeira vez ele irá expor seu talento, através de pinturas integradas ao movimento artístico chamado Cubismo, considerado um dos mais influentes do século XX.

O Cubismo tem suas formas geométricas representadas, na maioria das vezes por cubos e cilindros, com o predomínio de linhas retas,rompendo com os padrões estéticos onde prevalecia a perfeição na busca da imagem realista da natureza. Esta forma de expressão prima por mostrar que um único objeto pode ser visto por diferentes ângulos ao mesmo tempo. O movimento influenciou grandes pintores brasileiros, como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Rego Monteiro, Di Cavalcanti, dentre outros.
A Prefeitura de Nilópolis fica na Rua Pedro Álvares Cabral, nº 305, Centro. Entrada gratuita.

error: Conteúdo protegido !!