
Foto: Italo Dornelles
A Horta Municipal, um dos projetos mais consistente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, possui a finalidade de fortalecer a merenda das escolas e creches do munício com alimentos saudáveis cultivados de maneira orgânica, sem o uso de defensores agrícolas. Por isso, o plantio começou na semana passada e na quinta-feira (31/3), foi possível observar o crescimento da alface, salsinha e cebolinha.
Em 30 dias, os funcionários da secretaria vão realizar a colheita beneficiando as unidades de ensino e abrigos. Na segunda fase de plantio, serão priorizados o cultivo do repolho, batata doce e beterraba já pensando na Expo 2016.
De acordo com a Secretária de Meio Ambiente, Patrícia Kajishima, a Horta Municipal está sendo preparada cuidadosamente e estará em perfeitas condições em pouco tempo.
“Nós queremos oferecer alimentos saudáveis que não causem danos a quem recebe. Estamos preparando a horta para o plantio há tempos e agora, vamos modificar todo cercamento do local destacando a produção agrícola sustentável que usa técnicas de irrigação por gotejamento. Também vamos trocar o lago dos peixes e colocar um galinheiro no local”, disse a secretária de Meio Ambiente.
A diretoria de Hortas, Monique de Oliveira Fontes, disse que a Horta Municipal é um dos locais mais visitados na Expo.
“No aniversário da cidade, as hortaliças ficam em perfeito estado e também ao seu redor, ganham uma iluminação especial que atrai o público para a visitação. Além disso, nossos alimentos possuem qualidade e não contém o uso de agrotóxicos, o que garante os nutrientes necessários para a merenda nas escolas”, finalizou a diretora de Hortas, Monique Fontes.