Diversão e Lazer – 05/04

Raul Cortez faz espetáculo sobre a vida de Basquiat

O ator Alex Mello fará uma apresentação solo contando sobre a vida e as obras do pintor Basquiat

O ator Alex Mello fará uma apresentação solo contando sobre a vida e as obras do pintor Basquiat

O primeiro pintor negro considerado importante para a história da Arte, Jean-Michel Basquiat (1960-1988), terá sua vida inspirada em uma peça teatral, feita pelo ator Alex Mello, com o espetáculo “Jean”, que teve sua estreia nacional na 25ª edição do Festival de Teatro de Curitiba. Radicado na Alemanha há 10 anos, Alex estará de volta à cidade onde nasceu e foi criado, amanhã (6), às 19:30h, com apresentação única do espetáculo no Teatro Municipal Raul Cortez, no Centro de Duque de Caxias.

A ideia para o espetáculo surgiu após ser convidado pelo fotógrafo alemão Kai Joachim para fazer uma sessão de fotos em homenagem aos 50 anos de nascimento de Basquiat. Ele pesquisou sobre a vida do artista e encontrou semelhanças entre as suas trajetórias. O espetáculo teve sua estreia oficial em 2015, na galeria de arte urbana Kunstbruder, na cidade de Köln, na Alemanha. Basquiat teve uma vida breve, porém intensa. Namorou Madonna, foi amigo íntimo de Andy Warhol e tornou-se o mais jovem artista da famosa exposição Dokumenta. Morreu de overdose, no auge da carreira, aos 27 anos em seu ateliê.
“Os temas que ele traz são muito atuais: solidão, consumismo, violência e racismo. Tive necessidade de falar desse Basquiat que pode estar em Nova Iguaçu, Nova York ou Neukölln em Berlim”, destaca Alex Mello.

Sozinho em cena, Alex Mello, que assina texto e direção, mostra diversos momentos da vida do artista: a infância, o universo escolar, o racismo e a exclusão ao qual é submetido. A adolescência, a vida nas ruas, o contato com as drogas e a rebeldia traduzida através da música e do grafite e, já adulto, o reconhecimento como pintor, sua relação com a fama e a solidão. A inspiração para o título da peça é uma referência direta aos quadros “diários” de Basquiat, que começou grafitando os muros de Nova York e ganhou as salas dos grandes museus de todo o mundo.

A montagem procura unir fatos marcantes da vida dos dois: Alex, um ator negro que vive em um país estrangeiro, e o pintor de origens porto-riquenha e haitiana que se tornou um dos maiores nomes da arte contemporânea. A encenação tem como ambientação cenográfica o ateliê do artista, onde ele apresenta seus conflitos, desejos, medos, frustrações e ambições. Uma tela em branco no centro da arena apresenta-se como símbolo para o jogo cênico que será estabelecido. É neste vazio que o personagem, um homem em estado de alerta constante, precisa pintar um quadro, tenha ou não inspiração. Afinal, o marchand aguarda mais uma obra de sucesso e o pressiona de toda forma a entregar o quadro pronto o quanto antes. Trava-se aí um jogo decisivo entre a realidade e o imaginário. “É ao longo deste vertiginoso dia de trabalho, véspera de seu aniversário de 28 anos, que a personagem repassa sua vida, como que em um acerto final de contas”, completa o ator.

Os ingressos já estão sendo vendidos nos valores de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Classificação 12 anos. O Teatro Municipal Raul Cortez fica na Praça do Pacificador, Centro – Duque de Caxias. Informações pelo telefone: (21) 2771-3062

 

Aula de dança gratuita na Casa de Cultura

Quem quiser participar das aulas, basta comparecer a Casa de Cultura de Nova Iguaçu.

Quem quiser participar das aulas, basta comparecer a Casa de Cultura de Nova Iguaçu.

Através do projeto “Vamos dançar! Você não sabe? Venha aprender!” a secretaria de Cultura de Nova Iguaçu está com inscrições abertas para curso livre de dança para todas as idades. De oito a 14 anos, podem ir as aulas nas segundas e quartas, na parte da manhã. Acima de 15 anos depois das 18h. São 60 vagas no total. As inscrições são gratuitas. A Casa de Cultura fica na Rua Getulio Vargas, 51. Mais informações pelo telefone (21) 3779-1180.

 

Inscrições para curso de treinador de beisebol

A prefeitura de Duque de Caxias quer estabelecer novos esportes para os moradores

A prefeitura de Duque de Caxias quer estabelecer novos esportes para os moradores

Um dos esportes mais populares dos Estados Unidos e da América Central – o beisebol – estará desfilando seus tacos, bolas e luvas em Duque de Caxias, através da iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer de Duque de Caxias, em parceria com a Major League of Baseball (MLB), Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS) e a Associação para o Desenvolvimento do Beisebol (ADB). Até amanhã, o município irá receber as inscrições para o “Primeiro Curso Básico Para a Formação de Treinador em Beisebol”.As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas.

A capacitação acontecerá na Vila Olímpica com aulas práticas destinadas a professores e alunos dos últimos períodos do curso de Educação Física, prioritariamente oriundos do município.“É a primeira turma de professores com reconhecimento internacional da MLB. A partir daí, no momento futuro estaremos abrindo uma escolinha para o esporte. Desta forma, estamos dando o primeiro passo para formar professores no município. A MLB é a maior liga de beisebol do mundo, e atualmente com vencimentos e salários maiores que o futebol”, destaca o subsecretário municipal de Esporte e Lazer, Jorge Gonçalves da Silva, lembrando que no ano passado o paulista Paulo Roberto Orlando, de 30 anos, tornou-se o primeiro brasileiro campeão de beisebol nos Estados Unidos, defendendo o Kansas City Royals.

Os cursos serão ministrados pelo treinador norte-americano Jay Queen e os certificados serão emitidos pela MLB, CBBS e ADB. A iniciativa é mais uma ação de popularização do esporte no município, que já vem buscando através das secretarias de Esporte e Lazer e de Planejamento, Urbanismo e Habitação, uma área na cidade, para que a Associação para o Desenvolvimento do Beisebol (ADB) desenvolva um projeto de construção de um campo de beisebol.

Os interessados devem ligar para a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer no telefone: (21) 2562-7009, ou comparecerem a Vila Olímpica, que fica na Rua Garibaldi, s/n, no bairro 25 de Agosto.

error: Conteúdo protegido !!