Dicas de Portugues – 14/04

Como aperfeiçoar a linguagem?

Em pleno ano de crise, algumas pessoas abençoadas conseguirão uma grande oportunidade no mercado de trabalho. Sabem elas que atitude e nova linguagem serão necessárias. Vem, então, a conhecida reflexão: “Como aperfeiçoar minha linguagem?”
De acordo com o dicionário Aurélio, a palavra Linguagem, substantivo feminino, refere-se ao uso da palavra articulada ou escrita como meio de expressão e de comunicação entre pessoas; é também a forma de expressão pela linguagem própria de um indivíduo, grupo, classe, etc.
Como a nossa forma de expressão não apenas se refere à palavra escrita, vamos a alguns pontos:

1. Vestimenta
Estude muito a ideologia de sua nova empresa; espelhe-se em executivos coerentes da sua área e note como esses seres de sucesso vestem-se. É natural que – até um determinado momento da vida – não nos preocupemos com a linguagem da vestimenta. No entanto, o desleixo (para a maioria dos cargos) causará péssimas impressões.
A tríade “barba, cabelo, bigode” exige muita atenção.

2. Escrita criativa nas mídias sociais
Seja como executivo em Tecnologia da Informação, seja como um estagiário, as mídias sociais têm o enorme poder de lapidar seu poder de comunicação com o cliente. Mostre-se sensato, humano, estudioso, literato, interessado em espalhar conteúdo.
Exemplo: em uma planilha, separe os dias da semana e relacione cada dia a um sentimento e/ou habilidade. Escreva sobre isso; programe suas mídias sociais; em breve, o hábito melhorará sua escrita e sua palavra terá ampla divulgação.

3. Hangouts, periscope, vídeos
Se realmente você almeja (ou mesmo já alcançou) um bom espaço profissional, já se posicione como um executivo de sucesso: não tenha medo de câmera e procure – a cada dia mais – a postura jornalística para se comunicar com o cliente.
Você já assistiu a um vídeo seu? Como é sua dicção? O sotaque é excessivo? Não são “oito” nem “oitenta”, pois o som pode dar tons caricatos a sua imagem.
É preciso estar atento à expressão facial; tenha muito cuidado com o franzir da testa.
Veja a câmera como um ente querido; transmita paz, serenidade, segurança, energia, sabedoria ao gravar um vídeo.

4. Língua
Como sempre digo aos meus alunos: saber gramática no Brasil é garantia de “ir além”. Desvencilhar-se de vícios (orais ou escritos), muletas linguísticas, conhecer os sinais de pontuação, os casos de concordância, colocação pronominal, conjugação verbal, crase são habilidades necessárias.
E-mails elegantes, slides bem-feitos (sintéticos), letra legível escancaram portas.

 

Como redigir um texto?

Organizar ideias num texto preciso, coeso e agradável não é privilégio dos grandes nomes da literatura. Mesmo sem o talento de uma Clarice Lispector ou de um Guimarães Rosa, você ainda pode ser um excelente redator – nem que seja de pequenos textos do cotidiano profissional, como e-mails e relatórios.
Ter uma formação escolar sólida é fundamental para escrever bem na vida adulta, diz Rosângela Cremaschi, professora na Faap e consultora empresarial na RC7. “Não que aqueles que não tiveram um bom preparo estarão fadados ao fracasso eterno, mas o caminho será mais longo e árduo para eles”, explica.
Num país que em geral lê pouco, diz Rosângela, as dificuldades com redação são comuns entre profissionais de todas as áreas. “Muitas pessoas relatam sua frustração quando um cliente liga para dizer que não entendeu o que elas escreveram num e-mail, por exemplo”, afirma a professora.
Outra dificuldade frequente está em saber por onde e como começar o texto. Uma vez esboçadas as ideias, surgem outras preocupações, ligadas à norma padrão da língua e à melhor forma de se fazer compreender.
A boa notícia é que conquistar qualidade e fluência na comunicação escrita é apenas uma questão de tempo, paciência e muito treino.
Veja a seguir alguns hábitos típicos dos profissionais que apresentam um excelente desempenho em redação, segundo os especialistas:

1. Têm apego pelos livros
Bons escritores são grandes leitores. Mas eles não fazem isso apenas para cumprir uma obrigação: além de sentirem prazer com os livros, eles soltam sua imaginação, fazem associações mentais e formulam suas próprias interpretações sobre o texto. Quem escreve bem também costuma ser bastante seletivo com seu “cardápio” de leituras, dando preferência a autores de grande envergadura, diz o professor Arrais.

2. Mostram interesse pelas próprias dúvidas
Você pensa que as pessoas com bom texto têm uma gramática e um dicionário gravados na cabeça? Nem de longe. De acordo com a professora Rosângela, o diferencial dos bons redatores é a atenção dispensada aos seus próprios erros e confusões. “Em vez de ignorar suas dúvidas, eles procuram saná-las, o que vai aumentando cada vez mais o seu repertório”, explica.

3. Planejam o que escrevem
A palavra “texto” vem do latim “textum”, que significa “tecido” ou “entrelaçamento”. À maneira de um bordado, a redação não sairá boa se a sua estrutura não for previamente esboçada – ao menos mentalmente. “Quem escreve bem costuma fazer um rápido plano do seu texto”, diz Rosângela. “Em um primeiro momento pode parecer perda de tempo, mas isso evitará devaneios e confusões no meio da escrita”.

4. Releem o próprio texto
Outro hábito valioso é a análise paciente e atenta do que foi redigido. Colocar-se no lugar do leitor, imaginando suas dúvidas e sentimentos diante do texto, é o princípio condutor de uma boa revisão. Segundo Arrais, essa prática permite encontrar inconsistências, evitar repetições e melhorar de forma geral a experiência de leitura.
5. Buscam a simplicidade máxima
Muitas pessoas acreditam no mito de que escrever bem é escrever “difícil”: quanto mais expressões rebuscadas, palavras raras e estruturas complexas houver, maior a respeitabilidade do autor. Grande engano. No contexto do trabalho, a qualidade de um texto está no seu poder comunicativo, isto é, na sua capacidade de expressar uma ideia de forma acessível a qualquer leitor. “Quem escreve bem está sempre tentando tornar suas frases mais fáceis e diretas”, diz Rosângela.

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