Bola Cheia
Na terça-feira (12), a Prefeitura de Mesquita reinaugurou a Unidade de Saúde da Família Santa Terezinha, que fica na Rua Doutor Mário de Abreu 355, na Vila Emil. O local está mais humanizado, com climatização e TV. Entre as novidades também estão a implantação do Prontuário Eletrônico Cidadão (PEC), emissão do cartão do SUS e atendimentos para planejamento familiar.
Bola Murcha
Atenção, senhores passageiros! A frase decorada dita várias vezes em terminais de transporte coletivo, se encaixa para quem sofre à espera da condução às margens da Avenida Abílio Augusto Távora (antiga Estrada de Madureira), que liga o centro de Nova Iguaçu ao K 32, e, de repete, uma das vans ‘tira um fino’ tentando cortar outros veículos no período de ‘rush’.
Temer pede para se defender
separadamente de Dilma no TSE
Ontem, o vice-presidente Michel Temer entrou com um pedido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que o processo que tramita na Corte pedindo a cassação do mandado da presidente Dilma Rousseff e do vice tenha as responsabilizações de ambos separadas. De acordo com a defesa de Michel Temer, caso o TSE julgue procedente a ação de investigação, o vice-presidente não deveria receber a mesma sanção que Dilma, já que, segundo Temer, as acusações são de que somente ela e o PT teriam feito arrecadação ilícita de campanha. Os advogados de Temer alegam, no pedido, que ele movimentou seus próprios recursos e, por isso, só poderia ser responsabilizado por esta movimentação. Uma das argumentações feitas pela equipe do peemedebista é que o próprio PSDB, ao propor as ações, não apresenta acusação referente a Temer e, sim, em relação à campanha da petista.
A defesa do vice-presidente também pede que sejam extintas duas das quatro ações que tramitam no TSE sobre o assunto: uma representação ajuizada pela coligação Muda Brasil e o PSDB, e a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo. Quanto às duas ações de investigação, o pedido é que o conceito de “beneficiamento absoluto”, segundo o qual, Temer também assumiu o mandato junto com Dilma, seja flexibilizado. A solicitação foi encaminhada à ministra Maria Thereza de Assis, que é a atual Corregedora-Geral Eleitoral e responsável pela relatoria dos quatro processos. Na segunda-feira (11), o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, que foi eleito presidente do TSE, disse que a ação de cassação da chapa Dilma-Temer pode ficar para o segundo semestre deste ano ou para o ano que vem. (ABr).
De olho nos ‘migués’
Não se sabe se foi uma gozação ou se vai acontecer. No final da noite de terça-feira (12), rolou nas redes sociais o aviso de que o SUS colocaria médicos de plantão no domingo (17) para atender deputados que pretendem ‘aplicar o migué’, como se diz na gíria do futebol, e mandarem dizer que estão doentes. Na ocasião será votada a proposta de abertura do impedimento da presidente Dilma Rousseff. Dá para imaginar a cena dos parlamentares ricos sendo atendidos por médicos da saúde pública ou do ‘Mais Médicos’ importado de Cuba.
Beisebol em Caxias
O prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, recebe nesta sexta-feira (15), às 10 horas, o cônsul dos Estados Unidos, James Story, o coordenador internacional de Marketing e Desenvolvimento da Major League Baseball (MLB), o norte-americano Caleb Santos Silva e Joel Araújo, do Departamento Internacional de Desenvolvimento da MLB, na Vila Olímpica de Duque de Caxias. Durante a visita será apresentado o projeto de desenvolvimento do primeiro campo de beisebol do Estado do Rio de Janeiro, que será construído em Duque de Caxias.
Pezão de alta
O governador licenciado do Rio, Luiz Fernando Pezão, recebeu alta ontem (13), pela manhã, do Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, zona sul do Rio, onde estava internando desde o dia 5 de abril, para tratar de uma infecção na pele, perto da clavícula. No local, foi inserido um cateter para tratamento de um câncer linfático. O governador deve ser submetido de seis a oito ciclos de quimioterapia, e o tratamento deve durar entre seis e oito meses.
Aposentados sem grana
O governo do estado do Rio de Janeiro anunciou ontem que não tem dinheiro para pagar em dia 137 mil servidores inativos ou pensionistas que recebem mais de R$ 2 mil de salário e somam mais da metade da categoria. Por causa da crise, reflexo da queda do preço do petróleo no mercado internacional e da arrecadação de impostos, a prioridade foi pagar os servidores ativos. A previsão é que o salário dos aposentados seja depositado até o dia 12 de maio.
Aposentados sem grana (2)
Ao anunciar o adiamento, o governador em exercício, Francisco Dornelles (PP), reconheceu que a situação é trágica e disse que o rombo nas contas chega a R$ 18 bilhões. Em solidariedade, suspendeu o próprio salário e de todo o secretariado. Os soldos só devem ser pagos com o dos aposentados e pensionistas. “O país vive uma recessão grande, o Rio, talvez, tenha sido o estado mais atingido por essa recessão e nós queremos reiterar o compromisso com o funcionalismo ativo e inativo e dizer que faremos todos os esforços que estão a nosso alcance”, disse.
Aposentados sem grana (3)
Em abril, o governador acredita que a situação será melhor. “Acreditamos que teremos recursos para cobrir o salário de abril no prazo. Agora, a situação é trágica. É uma tragédia”, afirmou. O secretário estadual de Fazenda, Julio Bueno, disse que para recompor os cofres é preciso tomar medidas de austeridade, como a securitização da dívida ativa do estado e fazer operações de crédito. “Na verdade, a gente depende, para cobrir esses gastos, de recursos extraordinários”, declarou, em entrevista à imprensa.