
Foto: Maicon Ferraz
Depois de passar pelas escolas municipais Lourdes Ferreira Campos, na Coreia, e Maria Dolores de Melo Porto, na Chatuba, a equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) atendeu, nesta quinta-feira, dia 14, a mais de 40 alunos na Escola Municipal Manoel Reis, em Edson Passos. O objetivo do programa é medir, pesar e avaliar a dentição de crianças matriculadas entre o 1º e o 5º ano do Ensino Fundamental em toda a rede municipal de Mesquita.
Segundo o coordenador do PSE, Vagner da Conceição Ferreira, quando é encontrada qualquer deficiência de peso, sobrepeso ou problemas nos dentes, os responsáveis das crianças são acionados e eles são encaminhados ao pediatra ou ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que funciona na Policlínica Municipal de Mesquita, no Hospital São José, em Santa Terezinha. “Pretendemos também trazer a Unidade Odontológica Móvel da prefeitura para ficar dois dias em cada escola, já que a maioria dos problemas encontrados são cáries de fácil tratamento”, explicou Vagner, lembrando que o sobrepeso infantil também tem preocupado a equipe.
As crianças acima do peso têm encaminhamento para o pediatra ou hebiatra (especialista no atendimento de adolescentes) para acompanhamento nutricional. O projeto conta ainda com as enfermeiras do Programa de Saúde da Família do Posto de Edson Passos Denise Lucena e Rafaelle Pacheco e com o acompanhamento de quatro agentes de saúde. As próximas unidades a serem visitadas são Escola Municipal Eli Bahiense, na Coreia, e a Américo dos Santos, em Banco de Areia.