Bom hábito: crianças de Caxias são incentivadas a ler

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
O pequeno Sérgio Vinícius lê um livro dentro da Biblioteca Volante Leia Caxias Foto: Rafael Barreto
O pequeno Sérgio Vinícius lê um livro dentro da Biblioteca Volante Leia Caxias
Foto: Rafael Barreto

A Biblioteca Pública de Xerém Ferreira Gullar, preparou uma programação especial para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado ontem. Alunos da escola municipal Ely Combat e do Colégio Paroquiano Jesus Maria José participaram de atividades como contação de histórias, teatro, dança, música, pintura corporal, entre outras. O evento contou com o apoio das secretarias de Cultura e Turismo e de Educação, que disponibilizou a Biblioteca Volante Leia Caxias.
“Para nós é gratificante comemorar uma data especial como essa e lembrar a importância do livro e do hábito de leitura para os jovens leitores de hoje”, disse o secretário de Cultura e Turismo, André Oliveira, que participou da comemoração ao lado do subsecretário Beto Gaspari.
Aberta ao público de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, a Biblioteca Ferreira Gullar procura incentivar o hábito da leitura nos mais jovens com ações e eventos periódicos. Exemplo disso é o projeto Contos e Encantos, que acontece semanalmente na própria sede ou nas escolas. Responsáveis pelo espaço, Ana Claudia Verdan Leitão da Silva e Márcia Perez Marques da Silva reconhecem a importância do trabalho voluntário na manutenção dos projetos.
“Temos uma comunidade participativa que nos ajuda muito no dia a dia. O trabalho voluntário é fundamental para que consigamos dar continuidade à biblioteca. E foi com essa ajuda que conseguimos preparar a comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil. Por isso, quero agradecer a participação das normalistas da turma 3012 do Colégio Estadual Barão de Mauá, do voluntário Claudio Vieira, que interpretou o palhaço Shalomzinho e até do subsecretário Beto Gaspari, que se apresentou para gente”, destacou Ana Claudia.
Aluno da escola municipal Ely Combat, Sérgio Vinícius, de 9 anos, assistiu atentamente às contações e se divertiu entre as centenas de livros da biblioteca volante. “Gostei das atividades. Teve as contações e os livros do caminhão da leitura que foram os mais legais”, disse o jovem.

Dia do Livro Infantil

O dia 18 de abril foi escolhido como Dia Nacional do Livro Infantil em homenagem a data de nascimento de Monteiro Lobato, considerado um dos mais importantes escritores da literatura brasileira. Ele criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperou os costumes e lendas do folclore nacional. Monteiro Lobato é autor do clássico Sítio do Pica Pau Amarelo.
Em abril também é comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil. O dia 2 foi a data escolhida como forma de homenagear o escritor dinamarquês Hans Cristian Andersen, autor de histórias infantis como “O Soldadinho de Chumbo” e “Pequena Sereia.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!