Igrejas de São Jorge da Baixada comemoram o dia do “Santo Guerreiro”

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Simone e Ana Alice agradeceram e renovaram os pedidos na Igreja de São Jorge em Nova Iguaçu Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
Simone e Ana Alice agradeceram e renovaram os pedidos na Igreja de São Jorge em Nova Iguaçu
Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje

Uma das mais tradicionais celebrações entre os católicos e membros de religiões de matrizes africanas(Umbanda e Candomblé) será comemorada neste sábado, 23 de abril: Dia de São Jorge. Também conhecido como “Santo Guerreiro” e identifcado por “Ogum”, através do sincretismo religioso, ele reúne milhares de fiéis nos quatro cantos do Brasil e no Estado do Rio de Janeiro a data da festa é feriado desde 2008. Na Baixada Fluminense, os municípios de Nova Iguaçu, São João de Meriti e Duque de Caxias possuem paróquias com o nome do santo e comemoram com várias atividades.

A Igreja de São Jorge em Nova Iguaçu, que fica na Rua Getúlio Vargas, no centro e é dirigida pelo padre Max,iniciou as comemorações com um tríduo festivo na quarta-feira (20). Nesta quinta-feira (21) será realizada a noite portuguesa e na sexta (22) a de caldos, ambas no salão Paroquial. No sábado (23) Dia de São Jorge,a programação especial iniciará com as missas de hora em hora, sendo que a primeira acontecerá com alvorada de fogos às 5h. As celebrações também serão realizadas às 10h ,12h, 14h, 15h, 16h, 19h e 20h. O “Angu do Guerreiro” está marcado para às 11h e a procissão para às 17h. No domingo (24), as atividades serão encerradas com missas às 7h, 9h e 19h.
‘Salve Jorge – o intrépido santo do povo’

Um dos pontos altos da programação especial da festa de São Jorge em Nova Iguaçu será o espetáculo teatral Salve Jorge – ‘o intrépido santo do povo’, da companhia Iconoclasta, dirigida por Felipe Villela e Jhonny Rocha. As apresentações acontecerão nesta quinta-feira (21) e no domingo (24), às 20h30. De acordo com Felipe, a peça narra a história da vida de Jorge da Capadócia de forma lúdica.

“Tudo acontece no sonho onde tudo se torna possível e real. Os brinquedos, que viraram personagens, ganharam outras funções na narrativa, dentre eles, Dom Quixote, logo condecorado pelo menino, tornando-se Jorge da Capadócia, que segue a história contada pelos amigos de sonho”, disse, enfatizando que a história é contada com muita música, dança e movimento cênico.
Fiéis agradecem bençãos

A fiel católica, Simone Feital, de 36 anos, moradora do Centro de Nova Iguaçu disse que não perderá a comemoração. “Eu estou sempre presente aqui para agradecer as conquistas que São Jorge me concede. Considero-me uma guerreira abençoada por receber diversas conquistas. Só em acordar todos os dias é uma benção a ser agradecida”, afirmou.

A aposentada Marina Bonicenha, 79, reside em Mesquita e já começou as orações em homenagem e agradecimento ao santo. Na última quarta-feira (20), a devota esteve na paróquia iguaçuana para agradecer e fazer um pedido especial. ” Irei participar dos cortejos no dia 23, como faço todos os anos”, garantiu.

Já Ana Alice do Amaral, 52, que mora em Barra do Piraí, esteve na mesma paróquia para agradecer um pedido, no qual lutou durante oito meses para alcançar. “Batalhei bastante para conquistar esta causa e São Jorge me ajudou a chegar no meu objetivo. Sou muito devota há muitos anos e sempre serei”, declarou.

Trânsito diferenciado em Nova Iguaçu

A Companhia teatral Iconoclasta apresentará seu espetáculo em dois dias Foto: Wanderson Oliveira
A Companhia teatral Iconoclasta apresentará seu espetáculo em dois dias
Foto: Wanderson Oliveira

A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da secretaria municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, está atuando na interdição do trânsito, desde às 22h da última terça-feira (19) até à meia-noite do próximo domingo (24). No sábado (23), a interdição será realizada das 17h à meia-noite, para a procissão em homenagem ao “Santo Guerreiro”.

A secretaria irá interditar o tráfego de veículos da Rua Humberto Gentil Baroni, no trecho entre as Ruas Paulo Froes Machado e Floresta Miranda; da Rua Getúlio Vargas,entre as Ruas Coronel Alfredo Soares e Bernardino de Melo; e da Travessa França Soares, em toda sua extensão.

O itinerário alternativo deverá ser feito pelas Ruas: (ida) Coronel Alfredo Soares, Paulo Froes Machado e Bernardino de Melo; (volta) Humberto Gentil Baroni, Floresta Miranda, Bernardino de Melo, Sebastião Herculano de Matos e Coronel Alfredo Soares.

Durante o período de interdição, o trecho da Rua Paulo Froes Machado, compreendido entre as Ruas Cel. Alfredo Soares e Bernardino de Melo, terá a sua mão de direção invertida, ou seja, seu sentido passará a ser da Rua Cel. Alfredo Soares para a Rua Bernardinho de Melo.

Os táxis serão transferidos da Rua Getúlio Vargas para a Rua Paulo Froes Machado, entre as Ruas Humberto Gentil Baroni e Bernardino de Melo.No dia 23, a interdição será realizada em função da procissão, que passará pelas Ruas Getúlio Vargas, Antonio Carlos, Moacyr Marques Morado, Coronel Alfredo Soares,Dr.Thibau, Bernardino de Melo, Floresta Miranda e Humberto Gentil Baroni. O trânsito da região voltará às condições normais à medida que transcorra o evento.
Meriti e Caxias

Em São João de Meriti, a Igreja de São Jorge está localizada na Rua José de Carvalho 38, Vila Tiradentes, enquanto a de Duque de Caxias fica na Rua da Glória, 18 – Parque Chuno.Em ambas serão realizadas missas no sábado (23).

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!