Ferj indica Bota e Vasco na Primeira Liga, mas organizadores rechaçam

Vasco e Botafogo são rivais políticos de Fla e Flu, os fundadores cariocas da Primeira Liga Foto: Paulo Fernandes/Vasco/Divulgação

Vasco e Botafogo são rivais políticos de Fla e Flu, os fundadores cariocas da Primeira Liga
Foto: Paulo Fernandes/Vasco/Divulgação

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e a Primeira Liga estão perto de um novo conflito por conta dos times que disputarão a competição regional em 2017. Há uma resolução da federação do Rio, de dezembro de 2015, que prevê o campeão e o vice com vaga garantida em nas competições interestaduais, o que incluiria a Liga. A diretoria da organização, no entanto, alega que os dois clubes sequer são filiados e que a organização da competição é independente da Ferj e da CBF.
A polêmica surgiu com a publicação do documento da assembleia da Ferj do final do ano passado. Inicialmente, a federação não confirmou sua veracidade, mas, em seguida, disse que este era verídico. Depois, informou que, de fato, a regra valeria para a Primeira Liga. Se respeitada, Flamengo e Fluminense, eliminados do Campeonato Carioca no final de semana e fundadores da Liga, estariam fora e dariam lugar a Botafogo e Vasco.
“A Primeira Liga é disputada por filiados. O critério que vale são os dois times do Estado que são filiados à Liga. O princípio da Liga é ser independente da federação e da CBF. Então, as regras deles não podem valer para a Liga”, afirmou o diretor executivo da Primeira Liga, Fred Luz, que é também diretor do Flamengo. O dirigente explicou que, se Botafogo e Vasco quiserem jogar o campeonato, terão de pedir filiação à Primeira Liga e esperar a aprovação do restante da assembleia. “Ainda vamos discutir datas e inclusão do calendário com a CBF. Será uma negociação”, contou Fred, que rechaçou a possibilidade de a Primeira Liga passar a ser organizada pela confederação.

error: Conteúdo protegido !!