Nova unidade amplia a produção de água tratada em 9 milhões de litros por dia e beneficia cerca de 45 mil moradores – A primeira Estação de Tratamento de Água (ETA) de Queimados entrou em operação nesta sexta-feira (3), marcando um novo passo para o abastecimento do município da Baixada Fluminense. A unidade ampliará a oferta de água em cerca de 9 milhões de litros por dia, beneficiando aproximadamente 45 mil moradores e contribuindo para reduzir um histórico problema de desabastecimento na cidade.
A nova unidade, construída com um modelo móvel de contêineres para atender uma demanda emergencial, vai operar com tratamento de água convencional completo, passando por todas as etapas necessárias, desde a remoção de impurezas até a desinfecção e a fluoretação. A estrutura é complementar à represa São Pedro, que integra o Sistema Acari, operado pela Cedae e cuja vazão costuma diminuir nos períodos de estiagem.
“Com a estação, Queimados ganha mais segurança hídrica, pois o sistema de água terá mais estabilidade para atender à população nos períodos de maior consumo, além de acompanhar o desenvolvimento do município”, explicou Felipe Esteves, diretor-executivo da Águas do Rio, durante a cerimônia de entrega da unidade.
A inauguração reforça o compromisso da concessionária com o desenvolvimento sustentável de Queimados e integra um conjunto de investimentos da empresa desde o início da concessão, em novembro de 2021. Em quase cinco anos, mais de 71 mil moradores da cidade passaram a contar com melhorias no abastecimento, como a implantação de novas redes e o reforço dos sistemas de bombeamento.
O prefeito de Queimados, Glauco Kaizer, esteve na inauguração, onde salientou que uma obra desse porte só é possível por meio do esforço compartilhado entre o poder público e a iniciativa privada: “Nós atuamos para fazer o serviço essencial chegar à população, enquanto a concessionária entra com o aparato técnico e tecnológico necessário para cumprir essa missão fundamental.”
Saneamento básico avança na Baixada
As ações para melhorar o abastecimento avançam em paralelo à expansão de um sistema de esgotamento sanitário inédito no município. No mês passado, foi inaugurado a primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Queimados. Com capacidade para tratar mais de 51 milhões de litros de efluentes por dia, a unidade beneficiará cerca de 270 mil moradores de Queimados, Japeri e Nova Iguaçu, contribuindo para a melhoria das condições de saúde pública, da qualidade ambiental e da recuperação de rios da região, incluindo o Guandu.
Além de Glauco Kaizer e Felipe Esteves, participaram da inauguração desta sexta-feira Sinval Andrade, diretor institucional da concessionária, Aline Félix, gerente institucional, representantes da sociedade civil e moradores.

















