Deficiências Psicológicas

*Carlos B. González Pecotche

A Logosofia as descreve com exatidão, precisando suas sutilezas e a forma de libertar-se delas. Limitar-nos-emos a enuncia-las, a fim de que o leitor possa ter cabal consciência de sua importância e ao mesmo tempo firmar convicção de que é tarefa inevitável desembaraçar-se do lastro que cada uma delas representa, se se quer ascender às alturas da perfeição e da sabedoria.
As principais, que somam quarenta e quatro, são: Falta de vontade. Indiscrição. Indolência. Falsa humildade. Inadaptabilidade. Obstinação. Vaidade. Irritabilidade. Desobediência. Timidez. Soberba. Necedade. Displicência. Debilidade. Suscetibilidade. Intrometimento. Indisciplina. Aspereza. Egoísmo. Desordem. Brusquidão. Intemperança. Indiferença. Desasseio. Cobiça. Falta de memória. Verborragia. Presunção. Rancor. Impulsividade. Descumprimento. Veemência. Intolerância. Amor próprio. Teimosia. Credulidade. Inconstância. Hipocrisia. Petulância. Curiosidade. Fatuidade. Negligência. Rigidez. Impaciência.
A logosofia assinala ainda outras vinte e duas, colaterais das anteriores, as quais distinguem como propensões, de acordo com a seguinte classificação: Propensão ao engano, à adulação, à frivolidade, à dissimulação, a prometer, a crer, à ilusão, ao deleite dos sentidos, ao isolamento, ao exagero, ao fácil, ao abandono, à discussão, ao desalento, ao desespero, à desatenção, à ira, a confiar no acaso, a vituperar, ao pessimismo, à licenciosidade, ao descuido.
Não se pense que a eliminação de uma ou mais eficiências implica uma tarefa pesada ou odiosa. Muito ao contrário; nada mais grato que a satisfação proporcionada pelo triunfo sobre qualquer delas, embora seja lógico pensar, uma vez que se está modelando a própria escultura, isso demanda alguns golpes fortes antes de empregar o buril.
A experiência logosófica tem demonstrado já quão valiosa é essa parte da obra de superação que o ser deve cumprir.

*Carlos B. González Pecotche – Autor da Logosofia – www.logosofia.org.br – rj-novaiguacu@logosofia.org.br
Te.: (21) 27679713 3ª e 4ª das 18:00 as 21:00h

error: Conteúdo protegido !!