A Casa está caindo

*Célio Junger Vidaurre

Nessa avalanche de escândalos de corrupção em que estão envolvidos vários integrantes do Partido dos Trabalhadores, estava demorando muito para alguém dessa turma que vinha levando vantagens ilícitas do governo, colocar Lula frente à frente com as autoridades que apuram os desvios de dinheiro público. Não só da Petrobras, pois, agora, estão aparecendo rombos em várias estatais. Tudo gerado a partir de 2003, justamente no ano em que Luiz Ignácio assumiu o poder.
O empreiteiro Leo Pinheiro, ex presidente da OAS, está ameaçando contar tudo que sabe sobre o que o ex presidente levou de vantagem entre as construtoras. Reforma de sítio em Atibaia, cujo imóvel está registrado em nome de sócio do filho de Lula, a história da compra do apartamento tríplex do Guarujá, com elevador interno e exclusivo, e outro apartamento que tem como beneficiário o ex todo poderoso tesoureiro do PT João Vaccari. No anúncio deste empreiteiro que está prestes a concretizar a delação premiada para não ficar o resto de sua vida atrás das grades, ele antecipou em entrevista à Revista Veja algumas coisas que já fez por Lula.
Está tudo imprevisível, o povo brasileiro está perplexo com tanto escândalo e, como anda tudo muito estranho e nada de positivo acontecia, a não ser um aumento generalizado do custo de vida e o desemprego se avolumando, chega-se a uma conclusão lógica: o sacrifício de nossa gente não será bastante para tapar tantos buracos que abriram nesses tempos petistas.
Dez anos atrás o relator do mensalão, ex Ministro Joaquim Barbosa, já havia adotado uma postura em que levou vários petistas consagrados a irem para a prisão, depois daquele esquema de compra de apoio parlamentar durante o primeiro mandato do governo de Lula. Ninguém entendeu até hoje como Luiz Ignácio saiu daquela situação e, inclusive, reelegendo-se. Aquela mesma turma continuou operando nos setores mais interessantes do governo em que o dinheiro rolava em abundância, pois, com as construções das MEGAS Siderúrgicas, a Petrobras foi assaltada e deu no que deu, acabaram com a maior estatal brasileira.
E o senhor Luiz Ignácio Lula da Silva, vai continuar nessa impunidade irritante? O Juiz Sergio Moro está fazendo a sua parte, já condenou oito pessoas e botou na cadeia, seis delas terão que indenizar a Petrobras para diminuir os prejuízos causados pelos desvios das obras das refinarias. A verdade é que já começaram as punições e há o prenúncio de que os empreiteiros ladrões irão sofrer duros golpes em suas vidas.
Repisa-se, Lula continuará impune, a fortuna do filho Fábio Luiz continuará aumentando, iremos assistir tudo sem qualquer reação? Com a palavra as autoridades constituídas, o MP, a Polícia Federal e a Receita Federal. O que não se pode admitir é essa vergonha em que José Dirceu mesmo processado e preso no mensalão, continue faturando na Petrobras e, pior, seu líder maior, sempre dando uma de nada saber. Desta feita, não dá para esperar mais. Será que o passado de Lula está servindo para esconder o presente? Depois de tantos terremotos só sua casa ainda não caiu. Não há como se esconder no espelho!

*Célio Junger Vidaurre é cronista político e publica seus artigos em 11 jornais diários e 16 semanários.

error: Conteúdo protegido !!