Bola Cheia
A conquista da Taça Santos Dumont pelo Nova Iguaçu Futebol Clube, o Laranjão da Baixada, dirigido pelos irmãos Jânio e Jorge Moraes, cercados por uma diretoria que ama o que faz, merece destaque nesta terça-feira. Se continuar na pegada da boa campanha no primeiro turno da Série B, o time do técnico Edson Souza é favoritíssimo a um novo acesso.
Bola Murcha
Não pegou bem o ‘migué’, gíria futebolística da simulação de contusão, aplicado pelo senhor Lula da Silva para não comparecer ao ato festivo de seu partido, o PT, no 1º de Maio, em São Paulo. A rouquidão alegada pelo ex-presidente, segundo assessores deixaram escapar, foi que menos do que 30 mil pessoas estariam no evento e um bate-boca com Dilma. Pois é.
Bornier passa o 1º de Maio orientando
transporte alternativo
O prefeito Nelson Bornier reuniu no aeroclube da cidade, domingo, 1º de Maio, feriado dedicado aos trabalhadores do mundo inteiro, todos os 320 permissionários que exploram linhas de vans e kombis em Nova Iguaçu. Não foi um encontro com festa, shows com artistas ou distribuição de brindes, mas de trabalho. Bornier passou trê horas conversando pessoalmente com cada um dos permissionários tirando dúvidas de muitos deles. O prefeito explicou a todos que trabalham com transporte alternativo as providências que cada um terá que tomar para participar da concorrência pública como pessoa física.
Os donos de vans e kombis terão que morar em Nova Iguaçu e estarem em dia com todas as obrigações sociais: IPTU, IPVA, documentos dos veículos e diversas certidões negativas. A relação completa dos documentos será divulgada no Edital da concorrência. Não será outorgada mais de uma permissão da Prefeitura para exploração dos serviços de transporte alternativo à mesma pessoa. A legalização do transporte alternativo em Nova Iguaçu pela Prefeitura vai atender a determinação do Ministério Público estadual, tal como já ocorreu com todo sistema de transporte coletivo por ônibus. O secretário municipal de Transportes e Mobilidade, Rubens Borborema, acredita que o edital será publicado até o final deste mês. Bornier estava acompanhado de seu secretário de Comunicação, Paulo Cezar Pereira, e dos vereadores Maurício Moraes, Marcelo Nozinho, Juninho do Pneu, Carlão Chambarelli e Fabinho do Maringá.
Baixa no PHS
O presidente do Partido Humanista da Solidariedade, o PHS, de Nova Iguaçu, Alcimar Di Carvalho, jogou a toalha, renunciou ao cargo, em plena reunião com os filiados e pré-candidatos a vereador. O ato deixou muitos dos presentes preocupados com o futuro da sigla, embora o ex-presidente tenha sido aplaudido após sua fala de despedida. Segundo o próprio, “problemas particulares e familiares”, o levaram a deixar a direção do PHS. O vereador do partido, Carlinhos Presidente, entendeu a posição de Alcimar.
Motos na passarela
A coluna recebeu o seguinte da Secretaria de Transporte da Prefeitura de Nova Iguaçu: “Sobre o Bola Murcha publicado na edição do dia 30 de abril de 2016, na coluna Visão Geral do Jornal de Hoje, que fala sobre a circulação de motos na passarela da estação ferroviária de Comendador Soares, a Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (SEMTMU) informa que “a responsabilidade de conservação, fiscalização e de cuidados em modo geral da passarela é da Supervia, mas a SEMTMU também fará um trabalho de fiscalização no local, como apoio”.
Motos na passarela (2)
Esta coluna sabe que a responsabilidade é da Supervia e aplaude a intenção da secretaria em apoiar na fiscalização, mesmo não sendo atribuição da pasta. Vale lembrar que a concessionária colocou placas em pontos estratégicos da travessia, mas os motoqueiros e até ciclistas não dão bola para o aviso de proibição do tráfego sobre a mesma. Quem sabe, com a fiscalização reforçada os desobedientes terão mais respeito com os pedestres.
MPF mira Pezão
O Ministério Público Federal (MPF) entrou com recurso especial no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para condenar o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), por ato de improbidade administrativa como prefeito de Piraí (RJ), cidade que governou entre 1997 e 2004. A ação, também proposta contra o ex-secretário municipal de administração Paulo Maurício Carvalho de Souza, tem origem na compra de ambulância para o município.
MPF mira Pezão (2)
A Procuradoria Regional da República da 2ª Região (PRR2) sustenta que os gestores descumpriram a lei de licitações ao comprar ambulância dividindo a aquisição em duas: do veículo e mão de obra para adaptá-lo para ambulância. A medida lhes permitiu licitar por meio de convite, sem tomada de preços de mercado, o que motivou um prejuízo de R$ 14,5 mil – valor do convênio federal de 2000, ainda sujeito a atualização monetária.
MPF mira Pezão (3)
Ao negar recurso (embargos infringentes) da PRR2 por maioria, a 3ª Seção do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) alegou ser ônus do MPF comprovar que os réus agiram por vontade manifesta contra a honestidade e a legalidade. Autor do recurso especial, o procurador regional da República Carlos Alberto Aguiar argumenta que o tribunal interpretou de forma equivocada os artigos 10 e 11 da lei de improbidade (8.429/1992), exigindo para a configuração do ato ilícito elementos não previstos em lei. O recurso ao STJ objetiva a correção desse equívoco e a consequente reforma da decisão que absolveu Pezão.