Defesa do Consumidor – 04/05

Cuidados na hora das compras no Dia das Mães

O Dia das Mães está chegando e é uma data que, tradicionalmente, traz muito mais movimento para o comércio. Embora estejamos em um período de crise econômica, será difícil não se render aos bons princípios e comprar algum presente.

Se você é um desses que não vai deixar passar o dia em branco, listamos alguns direitos e algumas regras para não ter problemas ao comprar o seu presente para o Dia das Mães:

1. Preços visíveis

Os produtos em exposição devem sempre apresentar os preços de forma clara, com valor à vista, número e valor de parcelas.

2. Cartão de crédito sem limites

Nenhum estabelecimento comercial pode estabelecer valores mínimos para compras com cartões de crédito.

3. Mesmo preço para pagamento à vista

A mercadoria deve ser paga pelo mesmo valor, seja o pagamento feito em dinheiro, em cheque ou em cartão de crédito. A condição é estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor.

4. Pagamento com cheques

Um estabelecimento comercial pode ou não aceitar pagamento em cheques mas, se aceitar, não pode fazer qualquer tipo de restrição.

5. Cancelamento de compras

Se você comprar por telemarketing ou pela internet, tem o direito de cancelar a compra no prazo de 7 dias do recebimento do produto.

6. Recebimento de mercadorias

Se você comprar pela internet, confira a mercadoria antes de assinar o recebimento. Caso haja divergência, devolva pelo entregador.

7. Nota Fiscal

Sempre peça nota fiscal do produto. Ela serve como garantia, caso seja necessário, servindo também para a troca da mercadoria, se houver algum problema.

Como consumidor você tem direitos:

Para fazer qualquer reclamação sobre produtos não duráveis, você tem até 30 dias e, para produtos duráveis, 90 dias. A troca de produtos com defeitos deve ser feita dentro desses prazos de garantia. Com o comprovante em mãos, você garante os seus direitos. Caso tenha qualquer problema, não consiga trocar o produto ou o estabelecimento não atenda suas necessidades, junte sua documentação e faça uma reclamação junto ao Procon.

 

Como evitar surpresas ao comprar pela Internet?

Estamos em 2016. A Internet de agora é mais rápida e eficiente do que aquela à qual conhecíamos há cinco anos, por exemplo. Mas, todo esse avanço da web – ainda – não é suficiente para que você possa ter um acesso 100% seguro ao mundo virtual.

Sendo assim, alguns cuidados devem ser tomados para que as suas compras online ocorreram com tranquilidade e não virem um grande dessabor.

Com o objetivo de auxiliá-lo (la) em ter compras em ambientes seguros, separamos algumas dicas úteis:

Certifique-se da credibilidade da loja

Neste momento, a principal dica é fazer uma pesquisa minuciosa da empresa, principalmente aquelas pouco conhecidas. Acessar o site do Procon e analisar se a loja possui um histórico de reclamações também é de grande valia. Consultar amigos e pessoas próximas que tenham comprado produtos nessa companhia também ajuda a evitar problemas indesejados. E, por fim, certificar-se da existência de um endereço e/ou telefone fixo para contatos.

Atenção aos dados de entrega

Quando finalizar a compra e efetuar o pagamento, atente-se qual é o prazo limite de entrega prometido pela loja e, também, o valor do frete. Com essas informações, você terá certeza se o produto chegará na data combinada, bem como o quanto será pago por esse serviço.

Preços muitos baixos podem ser um problema

Fique atento (a) em promoções relâmpagos e que tenham preços muito abaixo daqueles praticados pelo mercado. Desconfie.

Opções de Pagamento

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, todos os estabelecimentos devem oferecer diferentes formas de pagamento. Caso a loja disponha de apenas uma opção, reclame.

Em caso de desistência

As compras efetuadas fora de um endereço físico podem ser canceladas em até 7 dias sem a obrigação de justificativas formais e o dinheiro deve ser ressarcido na sua totalidade.

Opte pelo pagamento por meio de uma intermediadora de pagamentos

Sempre que disponível, faça a compra utilizando um intermediador de pagamentos, como a Gerencianet. Essas empresas garantem a devolução do seu dinheiro caso a entrega não seja feita dentro do prazo ou o produto seja muito diferente do anunciado. Mas atenção, é preciso ficar atento ao prazo de garantia estipulado pela empresa.

Além disso, as intermediadoras de pagamento fazem uma análise prévia dos clientes, garantindo a segurança de quem compra ou de quem vende. Outra vantagem é que a empresa mantém seus dados bancários em sigilo.

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