Em estreia mundial, Nissan apresenta o Kicks
Fazendo do Brasil o palco para seu mais recente lançamento, a Nissan traz ao público o novo Kicks. Criado para competir no segmento dos crossovers, o modelo aposta no design jovial e agressivo e traz soluções interessantes de design como as colunas em preto fosco, dando a ideia de um “teto flutuante” e que pode ser pintado diferente da carroceria, linhas com ângulos retos e vincos bem pronunciados, com destaque para a grade “V-Motion” com acabamento cromado que também chama a atenção para os faróis com luzes diurnas em LEDs.
Internamente a cabine traz couro em dois tons e apliques imitando aço escovado. O cluster de instrumentos traz uma grande tela multifuncional à esquerda com o velocímetro à direita, com o volante tendo base chata e comandos de operação da tela. Ao centro do painel se localiza a central multimídia, com os comandos do ar condicionado digital logo abaixo.
O modelo será apresentado mundialmente ao público, de maneira oficial, hoje (3), primeiro dia do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, que é patrocinado pela Nissan e começa em Brasília. O Nissan Kicks, carro oficial dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, será o carro comando do revezamento e rodará 95 dias por todo o Brasil acompanhando de perto os condutores da tocha.
Segundo a Nissan, “o novo crossover foi feito para os moradores de grandes cidades, que levam uma vida agitada e têm de encarar todos os desafios da selva urbana”. O Nissan Kicks é resultado de uma estreita colaboração entre as equipes do Nissan Design América (NDA), em San Diego, Estados Unidos, e o estúdio satélite da Nissan, o Nissan Design América – Rio (NDA-R), com a coordenação do Centro Mundial de Design da Nissan, no Japão.
Inicialmente o Kicks será produzido na fábrica da Nissan em Aguascalientes, no México. A produção passará para o Complexo Industrial da Nissan em Resende, no Rio de Janeiro, que contou com um investimento de R$ 750 milhões (US$ 192 milhões) para receber o projeto Kicks, ainda no ano fiscal de 2016.
Entre as tecnologias oferecidas pelo Nissan Kicks destacam-se o Around View Monitor (monitor com visão 360°) e o Moving Object Detection (detecção de objetos em movimento), que se utilizam de quatro câmeras integradas para exibir uma visão total do carro e alertar ao condutor no caso de qualquer perigo que tenha passado despercebido. Esta é a primeira vez que um veículo é oferecido nesse segmento do mercado brasileiro com os dispositivos, levando a Nissan à liderança no conceito de mobilidade inteligente.
Já a pegada esportiva do veículo é acentuada pela direção do tipo “flat bottom”, na qual a extremidade inferior é reta e não curva. A altura da carroceria ao estilo de um crossover proporciona campo de visão mais elevado, dando ao condutor maior controle sobre o trajeto.
O Nissan Kicks estará à venda no mercado brasileiro, o primeiro em todo o mundo a recebê-lo, a partir de agosto. O modelo também será vendido em outros países latino-americanos ainda em 2016, sendo posteriormente comercializado em outras partes do mundo, totalizando 80 mercados.
Sobre a parte mecânica, o Kicks deverá usar o mesmo conjunto do March e Versa, ou seja, um motor flex 16v de 1,6 litro e 111 cv de potência, associado à recém-lançada transmissão automática CVT ou ao câmbio manual de cinco marchas. Para a fabricação do Kicks, a Nissan investiu R$ 750 milhões e contratou 600 pessoas.
Novo Cruze chega ao Brasil no 2º semestre
A Chevrolet anunciou que a nova geração do Cruze, chega ao Brasil no segundo semestre deste ano. O sedã médio da marca já vendeu mais de quatro milhões de unidades no mundo.
De acordo com a marca, o novo Cruze foi desenvolvido com foco em performance e alta eficiência energética e seu consumo de combustível é similar ao de compactos populares. Para o mercado brasileiro, o Novo Cruze terá configuração exclusiva.
Ele terá uma arquitetura mais moderna e um dos destaques é o inédito motor ECOTEC Turbo com injeção direta de combustível e sistema Start/Stop.
BMW confirma motor diesel com quatro turbos
A BMW acaba de confirmar oficialmente que já está trabalhando em um novo motor de seis cilindros em linha, 3.0 turbodiesel com quatro turbos (B57). Com esse novo propulsor, esperam-se mais de 400cv e 760 Nm de torque.
O novo motor, apelidado internamente de “V8 Fighter”, será introduzido inicialmente no 750d, mas também nas versões M Performance M550d xDrive, assim como os X5 M50d, X6 M60d e futuro X7.
Em relação ao atual bloco de três turbos, utilizado atualmente nos M50d, o novo motor utiliza dois turbos de baixa pressão de pequenas dimensões em vez de um de grandes dimensões. O grande “problema” deste motor é a transmissão automática de oito velocidades, que limita o aumento da potência a pouco mais de 20cv e 60 Nm. O 750d deverá acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos.
Tesla vai lançar mais um modelo: o Model Y
Animada com o sucesso do lançamento do Model 3, que já acumula mais de 300 mil pré-encomendas, a Tesla já trabalha em mais um novo modelo, Model Y. Trata-se de um crossover derivado do Model 3 (na foto).
Coincidência ou não, as identificações dos quatro modelos da Tesla formam a palavra “sexy” S 3 X Y. Segundo a revista alemã Auto Motor und Sport, o Model Y será menor o Model X e terá uma autonomia para até 350 km.
Espera-se que conte com o modo de condução autônoma Autopilot, a já tradicional tela touchscreen grande e um head-up display. O modelo deverá ser mostrado em 2017, para ser lançado pouco depois do Model 3, em 2018.
LaFerrari Spider chega em junho
A Ferrari confirmou oficialmente que a LaFerrari, o superesportivo híbrido da marca italiana, sucessor do Enzo, terá uma versão aberta, o LaFerrari Spider. Em entrevista à “Automobile Magazine”, o CEO da Ferrari, Sergio Marchionne, confirmou que a única versão do LaFerrari será o Spider.
“O único derivado do LaFerrari será o Spider”, revelou o italiano, acrescentando que o lançamento do modelo “não é segredo algum, já que potenciais clientes já foram abordados”.
A versão aberta poderá ser revelado no Ferrari Cavalcade em junho e deverá ter uma produção limitada entre 150 e 200 unidades. Quanto à mecânica híbrida, esta deverá ser a mesma da versão fechada, ou seja, um motor V12 de 6.3 litros e que trabalha em conjunto com um bloco elétrico, debitando um total de 963 cv.
Marchionne falou ainda sobre o regresso de um novo Dino V6. Questionado sobre o seu eventual posicionamento no mercado e sua relação com o 488 GTB, Marchionne desconversou: “Ainda não encontramos respostas para estas perguntas”, limitou-se a dizer o novo CEO.