Neno Ferreira – 07/05

Homofobia fora!

160506 neno1

Gostaria do apoio de vocês ao unir forças divulgando uma intervenção, para convocar o público LGBT e aliados para promover a paz, a justiça e o amor! Casos como o de Jonathan, também o de Luana, em Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo, entre muitos outros que irão acontecer se não nos mobilizarmos e sairmos à luta. A fim de denunciar casos de homofobia, como tantos outros que muitas vezes nem chegam ao nosso conhecimento e/ou terminam com vítimas fatais. Por isso, estamos planejando a intervenção neste domingo (8), a partir das 15h, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, próximo à Boate Fênix.

Queremos denunciar a homofobia e o descaso da polícia que em tese deveria nos proteger. Queremos denunciar essa sociedade homofóbica que em pleno século XXI apresenta casos como este. Por conhecer a seriedade e o comprometimento de todos os companheiros com a causa LGBT que os convidamos para nos honrarem com um ou mais representantes. Ser lésbica, negra e ser minoria da minoria. E vemos a importância de mobilizações desta natureza para denunciar, sensibilizar e alcançar avanços imediatos nesta sociedade preconceituosa em que vivemos.

 

Festa para Débora

160506 neno2

Para comemorar o dia 13 de maio (Abolição da Escravatura), a coluna comemora e mostra  a beleza dos moradores da Baixada Fluminense.Escolhi a linda Sandra Tim para realizar essa singela homenagem às lindas mulheres e homens negros que não fogem a luta e são referência de resistência em nosso país.
Os amigos e colegas de trabalho da Prefeitura de Mesquita prepararam uma recepção na noite da última sexta-feira (6), para receber familiares e amigos na comemoração do aniversário da querida Debora Raquel Oliver, no varandão do Tênis Clube de Mesquita.
A festa foi regada de muito churrasco, cerveja, música ao vivo e alegria, pelo menos três cantores e grupos marcaram presença na comemoração, como Kinho, Expressão e Pura Relíquia, animando a noite da aniversariante.
Debora é muito querida e bem conhecida na cidade. A recepção contou com dezenas de amigos durante toda a noite. Ela agradeceu ao presidente do clube, Tiago Alves, que cedeu o espaço para que a festa fosse realizada, além da presença de todos que estiveram prestigiando seu aniversário.

 

Sarau Preto – Mombaça e convidados

160506 neno3

A partir de 12 de maio, véspera da Abolição da Escravatura – data em que a comunidade negra faz uma reflexão sobre o tratamento dispensado aos que se tornaram ex-escravos no país, o cantor, compositor e jornalista carioca Mombaça abre a temporada 2016 do Sarau Preto – Mombaça e convidados. O evento acontecerá às 20 horas, no Teatro Odisséia, na Lapa, e é braço do movimento cultural e artístico Vem Vencer Contra o Racismo, do qual fazem parte artistas, intelectuais como Gilberto Gil, Chico Buarque, Frei David e Dom Orani Tempesta. (Www.jornadamundialvemvencer.com).

Idealizado por Mombaça, o Sarau Preto acontece há mais de três anos no Rio de Janeiro e outras cidades do Brasil. A ideia surgiu da necessidade de dar maior visibilidade à produção intelectual e artística dos afro-brasileiros de maneira simples, elegante, orgânica. O objetivo é destacar, exaltar e revelar a produção lítero-musical e poética de compositores e poetas notadamente negros, com intervenções artísticas transversais nos campos das artes plásticas, dança, audiovisual, moda, fotografia, cinema, teatro, televisão e estética negra. Itinerante, o Sarau Preto tem em seu viés cultural a inserção de artistas locais, valorizando a produção da própria cidade e criando sustentabilidade a cada praça em que se realize.

Desta vez, com o apoio da secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, através do projeto Fomento Olímpico, a temporada terá cinco eventos que acontecerão uma vez por mês no Teatro Odisséia. No segundo ambiente do espaço haverá o lançamento com venda e autógrafo do novo livro do desembargador Paulo Rangel (TJ/RJ), “A redução da menoridade penal: avanço ou retrocesso social?”, exposição fotográfica de Januário Garcia e uma mini feira afro brasileira com produtos dos artistas envolvidos no evento como camisetas, CD/DVD e uma performance gustativa do Angurmê e cozinha afro brasileira. Dj-VJ Bieta irá tocar nos intervalos e encerra a programação com um baile charme. A Banda Preta (Bateria, contrabaixo elétrico e teclados) acompanhará os artistas que precisarem de apoio. O evento também servirá para captura de imagens, que poderão ser usadas no piloto do Sarau Preto na TV.

 

Convocação geral

O ato político ” A Baixada diz NÃO ao golpe e sim à democracia!” contará com as presenças de diversas instituições e movimentos com atuação na Baixada Fluminense, como, por exemplo, parlamentares que foram destaques na defesa da democracia. Reafirmando que não é um convite, e sim uma convocação. Contamos com todos os camaradas do PCdoB Mesquita e demais comitês municipais da região na ação que será neste sábado (7), às 09h na UFRRJ (Campus Nova Iguaçu). Vamos à luta!

 

Rael se apresenta no Circo Voador

Após um show consagrador de lançamento de ‘Diversoficando’ no Circo Voador, em 2015, Rael está de volta ao palco da lona do Circo Voador, neste sábado (7), às 23h, para apresentar pela última vez no Rio a festejada turnê, justamente onde tudo começou. Ao contrário da maioria dos seus parceiros paulistanos, notórios por seu rap politizado, o engajamento de Rael é mesmo com os quadris. E, nesse último trabalho, ele está fazendo muita gente dançar. Basta ouvir os novos hits como “O Hip Hop é foda” e “Envolvidão” para ser tomado pelo poder dos graves e do irresistível flow que sai das caixas.

error: Conteúdo protegido !!