Caxias intensifica o combate ao mosquito da dengue

Terreno na Rua Lauro Sodré abrigava vários focos do mosquito aedes aegypti Foto: Ralff Santos

Terreno na Rua Lauro Sodré abrigava vários focos do mosquito aedes aegypti
Foto: Ralff Santos

A secretaria de Saúde de Duque de Caxias está intensificando as ações de combate aos focos de infestação do mosquito aedes aegypti. Diariamente equipes de guardas de endemias da Coordenação de Vigilância Ambiental. Vetores e Zoonose,  percorrem os distritos visitando moradias, empresas e terrenos baldios à procura de ovos e larvas do mosquito. Cada agente visita a cada dois meses, de acordo com o calendário do Ministério da Saúde, entre 800 a mil imóveis.  Durante as visitas os agentes procurarem os focos e fazem a aplicação de larvicida, além de cobrirem as caixas d’água com capas. Do início do ano até o mês passado, foram notificados 54 casos, sendo 25 confirmados, 25 descartados e quatro ignorados por falta de
informações complementares.
Ontem, a equipe de guardas de endemias do setor 4 percorreu os imóveis do bairro Vila São José, no segundo distrito, visitando os imóveis comerciais e residências. Em alguns foram encontrados focos do mosquito e os moradores foram orientados a combatê-los para evitar a proliferação. A supervisora Sandra Miranda disse que o bairro tem mais de 15 mil imóveis.
Na Rua Lauro Sodré, esquina com a Avenida Gomes Freire, os agentes encontraram um terreno cheio de lixo e vasilhames de plástico e de vidro propícios para formação de criadouros do aedes aegypti. No local Rogério Ribeiro, de 48 anos, que vive no local, garantiu que irá providenciar a limpeza do terreno. Os agentes também localizaram uma caixa d’água sem tampa e colocaram uma tela de proteção.
A poucos metros dali, no número 126 da Avenida Gomes Freire, Irineu Couto solicitou a vistoria de seu imóvel. No local os agentes encontraram um vaso sanitário e um galão com água parada. Morando com a esposa e a mãe, ele foi orientado a limpar o terreno esta semana. “Vou fazer o dever de casa. Espero que os vizinhos façam o mesmo para evitar essa doença que derruba qualquer um”, disse Irineu.
A secretaria municipal de Saúde disponibiliza para população o telefone 0800-2827788 para que os moradores solicitem a visita dos agentes, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. Também podem informar locais onde existe a suspeita de focos do mosquito, como terrenos baldios e imóveis  abandonados.

error: Conteúdo protegido !!