Empregos e Oportunidades – 14/05

IFRJ divulga edital de acesso aos cursos técnicos

Os cursos são voltados a quem já concluiu ou está cursando o ensino médio e as inscrições serão abertas na segunda feira (16). O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) lançou o edital do processo seletivo dos cursos técnicos concomitantes/subsequentes. Esta modalidade é voltada para quem já concluiu ou está cursando o ensino médio, a partir do segundo ou terceiro ano, conforme o curso pretendido.
São oferecidas 445 vagas em 10 cursos técnicos, nos campi Arraial do Cabo (Meio Ambiente), Duque de Caxias (Petróleo e Gás, Plásticos, Segurança do Trabalho), Eng. Paulo de Frontin (Informática para Internet), Pinheiral (Administração), Resende (Segurança do Trabalho e Guia de Turismo), Rio de Janeiro (Química), São Gonçalo (Segurança do Trabalho) e Volta Redonda (Metrologia, Eletrotécnica).
As inscrições para o processo seletivo serão realizadas por meio do preenchimento do formulário de inscrição disponível na página concursos.biorio.org.br, no período das 9h do dia 16 de maio às 23h59 do dia 17 de junho de 2015. No momento da inscrição, o candidato deverá optar entre as modalidades Ampla Concorrência (AC) ou Sistema de Reserva de Vagas (SRV) para Escolas Públicas, de acordo com os critérios descritos no edital.
O valor da inscrição é de R$ 50,00 e deverá ser pago até o dia 20 de junho em qualquer agência bancária, por meio do boleto gerado ao fim da inscrição. Para solicitar a isenção da taxa, os candidatos devem preencher o formulário de pedido de isenção das 9h do dia 16 de maio às 23h59 do dia 30 de maio, e enviar os documentos solicitados de acordo com as instruções do edital.
Candidatos farão prova objetiva de Língua Portuguesa e Matemática, além de uma Redação. As provas serão realizadas no dia 03 de julho de 2016, domingo, das 09 horas às 13 horas, no local indicado no cartão de convocação. Os candidatos farão uma prova objetiva de múltipla escolha, com 25 questões (10 de Língua Portuguesa e 15 de Matemática), e uma prova de Redação.
A relação nominal com as notas obtidas pelos candidatos na prova objetiva será divulgada no dia 11 de julho, após as 14 horas, nas páginas do IFRJ (www.ifrj.edu.br) e da FBR (concursos.biorio.org.br). O resultado e a classificação finais do processo seletivo, com o somatório das notas da prova objetiva e de Redação, após as fases de recursos, serão divulgados no dia 26 de julho, após as 14 horas.

 

Estado tem mais de mil e oitocentas vagas de emprego

O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab) divulgam a existência de 1.883 oportunidades de emprego em todo o estado. Os salários podem chegar a R$ 6 mil, mais benefícios. São chances para ambos os sexos e exigem formação entre o ensino fundamental incompleto e o superior completo. São 480 vagas para deficientes.

Entre as oportunidades para deficientes, estão 86 de Repositor de Mercadorias, 80 para Atendente de Lanchonete, 61 para Alimentador de Linha de Produção, 52 para Armazenista, entre outras.

A Capital tem 900 chances, com destaque para 232 vagas para Atendente de Lanchonete, 190 vagas para Operador de Telemarketing, 44 vagas para Camareiro, 28 vagas para Faxineiro, entre outras. A Região Metropolitana oferece 431 oportunidades sendo 200 para Faxineiro, 105 para Auxiliar nos Serviços de Alimentação, entre outras.

Para a Região Serrana são 48 vagas, sendo dez para Pintor de Obras, quatro para Empregado Doméstico, duas para Manicure, entre outras. No Médio Vale do Paraíba são 14 chances. Entre elas estão duas para Cozinheiro, uma para Chapeador, uma para Vigia, entre outras. O Noroeste Fluminense oferece dez vagas para Caseiro.

As inscrições para se candidatar às vagas coletadas pela secretaria podem ser feitas nos postos SINE/Setrab (http://www.rj.gov.br/web/setrab/exibeconteudo?article-id=2566341) ou no sitemaisemprego.mte.gov.br. A secretaria também mantém em seu site o PDF com a distribuição de chances existentes por região e função.

Cursos online gratuitos ajudam na recolocação no mercado de trabalho

Com a crise econômica no Brasil, inúmeras pessoas estão perdendo seus empregos. Embora seja um momento difícil na vida de todo profissional, o desemprego é também um momento de rever prioridades.
Mudar de carreira é o seu sonho? Então uma dica importante é investir em estudo. Uma boa opção, por exemplo, seria diversos cursos online gratuitos que é ideal para quem deseja se recolocar no mercado de trabalho.
Voltar ao mercado de trabalho é o objetivo de muita gente. Mesmo em tempos de crise, é possível conseguir um novo emprego. Investir tempo em estudo e capacitação é sempre uma das melhores estratégica.
Uma das vantagens da era digital é que cursos podem ser assistidos de casa. Dessa forma, é possível acessar no momento em que for melhor para você. Além disso, hoje tem até como aprender sem gastar com matrículas, mensalidades e material didático.

 

Cursos livres focados na área que você deseja

O Ministério da Educação (MEC) autoriza apenas cursos de pós-graduação, enquanto as secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos de ensino médio e técnico profissionalizante. Portanto, não acredite em cursos livres onlines que digam ser reconhecidos pelo MEC.

Cursos Livres fazem muita diferença para quem deseja uma recolocação no mercado de trabalho. Inclusive se você está planejando uma mudança de carreira. Eles enriquecem seu currículo e ainda mostram que você está sempre pronto a aprender coisas novas.

 

Mesma área, novo cargo

Se você não quer mudar de área de atuação, mas pretende ocupar um cargo mais elevado, estudar é o primeiro passo. A dica é optar por cursos que tenham a ver com a função que você almeja. Então, por exemplo, se você trabalha ou pretende trabalhar no mercado de estética há diversos cursos disponíveis. Para quem deseja abrir seu próprio negócios, por exemplo, existe disponível o Curso de Gestão em Salão de Beleza.
Outra ótima dica para turbinar seu currículo é optar por cursos de português. Saber tudo sobre as mudanças ortográficas é sempre uma vantagem competitiva, independente da sua área de atuação.

 

Estudar é fundamental para quem deseja mudar de área

Existem empresas que preferem contratar pessoas que nunca trabalharam naquela função. Esse tipo de recrutador normalmente está mais interessado em pessoas com bastante bagagem teórica. Independente da experiência profissional, é preciso ter em mente que conhecimento, senso ético e vontade de crescer na organização, é o que os recrutadores costumam procurar.

error: Conteúdo protegido !!