Mulher, negra e ativista na secretaria geral da Fifa

Inédito! Senegalesa Fatma Samoura tem experiência em missões especiais e humanitárias na ONU Foto: Fifa/Divulgação

Inédito! Senegalesa Fatma Samoura tem experiência em missões especiais e humanitárias na ONU
Foto: Fifa/Divulgação

Ontem, a Fifa alcançou um feito histórico. Na intenção de seguir promovendo as reformas prometidas em seu programa de governo, o presidente Gianni Infantino anunciou de maneira inédita uma mulher para o cargo de secretaria geral da entidade.
Com 21 anos de experiência em serviços humanitários da Organização das Nações Unidas (ONU), e integrante do programa de desenvolvimento da ONU na Nigéria, Fatma Samoura terá a missão de tomar frente numa entidade historicamente dominada pela figura masculina.
“É uma mulher com experiência internacional e visão que já trabalhou com questões das mais complicadas nos nossos tempos. Demonstrou sua capacidade de construir e liderar equipes e para melhorar a forma com que funcionam as organizações”, comentou Gianni Infantino durante evento na cidade do México.
“Para a Fifa, o mais importante é que ela entende de transparência e responsabilidade. Isso é o coração de uma organização que funcione bem e de forma responsável. É alguém que vem de fora, trará um ar fresco à Fifa. É alguém novo, nem alguém de dentro, nem do passado”, completou o presidente.
No México desde o início da semana, Gianni Infantino participou das comemorações do centenário do Estádio Azteca, palco da conquista do tricampeonato mundial da Seleção Brasileira, em 1970. Para festejar a data, um amistoso entre ícones do futebol mundial e da seleção mexicana foi organizado, com a presença de nomes como Ronaldinho Gaúcho, Eto’o, Seedorf, entre outros.
Desde quinta-feira, o suíço-italiano presidiu encontros e conversas com os principais líderes das federações filiadas à Fifa. Pela primeira vez no país asteca, essa conferência da Fifa também reinaugurou as conversas sobre o futuro da entidade. Desde maio passado, quando o episódio da prisão dos dirigentes em Zurique ofuscou a imagem da Fifa, um congresso não era realizado.
Cartolas envolvidos em
Escândalos são demitidos

Gianni Infantino: “É uma mulher com experiência internacional e visão” Foto: Fifa/Divulgação

Gianni Infantino: “É uma mulher com experiência internacional e visão”
Foto: Fifa/Divulgação

Além de anunciar a nova secretária geral da entidade, responsável por preencher o lugar antes ocupado por Jérôme Valcke e promover, pela primeira vez, um encontro com ex-jogadores e técnicos do futebol mundial, o Congresso da Fifa tomou decisões que alteraram o quadro executivo da entidade.
Uma série de pastas da entidade sofreram alterações com relação ao comando. Do comitê de finanças ao de ética, passando pelo comitê disciplinar e de auditoria, todos os membros foram alterados. O português Luis Figo, que tentou concorrer às eleições presidenciais por duas vezes, fará parte do Comitê de Desenvolvimento.
A reciclagem no quadro executivo da entidade não dependeu apenas de novas nomeações. A demissão de três envolvidos no escândalo de corrupção que encobriu a Fifa em 2015 também fez parte do processo. O colombiano Rafael Esquivel, o equatoriano Francisco Acosta e o panamenho Alvarado foram expulsos do Comitê Disciplinar. Eles foram detidos em meio ao contingente de cartolas envolvidos em esquemas de lavagem de dinheiro e pagamento de propina em troca de direitos de transmissão de torneios mundo a fora. Sob a mira da Justiça norte-americana, ainda aguardam parecer definitivo sobre o processo no judiciário.
>> Gibraltar e Kosovo são reconhecidos como membros – Dez dias. Foi esse o período que o Kosovo demorou para se estabelecer como federação do futebol mundial. Declarada como nação independente desde 2008, após anos de guerra civil e implicações de governos tiranos na Sérvia, a federação do Kosovo foi reconhecida, ontem, como o 210º membro da Fifa.

Acordo entre a Fifa e ex-jogadores

Durante a primeira reunião oficial na ‘nova era’ da Fifa, depois de 18 anos convivendo sob o comando de Joseph Blatter, a cúpula da entidade selou acordo com um grupo de ex-jogadores que se tornaram ícones do futebol mundial.
Nomes como dos ex-atletas Ronaldinho Gaúcho, Samuel Eto’o, Clarence Seedorf, Gianluigi Buffon e Luís Figo, e do técnico José Mourinho, especulado no mercado desde o início do ano, estiveram entre os presentes para trocar ideias sobre a estrutura do futebol mundial.
Logo no início do encontro o presidente da Fifa, Gianni Infantino, fez questão de dar o tom da conferência, que na verdade se tratou de um bate-papo. “Eu gostaria de saber a visão de vocês sobre tópicos importantes para o nosso futebol. E ninguém melhor do que vocês, que dedicaram a vida jogando ou treinando, para falarem”, declarou.
Além das rodas de conversas esporádicas para debater questões vigentes do esporte, que podem ou não coincidir com os encontros nos congressos executivos da Fifa, as lendas do futebol partilharão de um contrato que envolve a disputa de amistosos ao redor do mundo e a adesão às iniciativas da entidade.

 

por Jota Carvalho

error: Conteúdo protegido !!