Diversão e Lazer – 19/05

Semana de Museus/IBRAM em Duque de Caxias

A ação é comemoração ao Dia da Baixada, no último dia 30, que tem o objetivo de incentivar a cultura nas cidades

A ação é comemoração ao Dia da Baixada, no último dia 30, que tem o objetivo de incentivar a cultura nas cidades

O Instituto Histórico da Câmara Municipal de Duque de Caxias está organizando um evento comemorativo pelo Dia da Baixada Fluminense, durante a 14ª Semana de Museus/IBRAM. A mostra começou na última terça-feira (17) e segue até amanhã, a partir das 14h, no Salão de Exposições do Instituto, também em Duque de Caxias. A entrada é gratuita.
O Instituto Histórico da Câmara fica na Rua Paulo Lins, 41 – Jardim 25 de Agosto, Duque de Caxias. Informações pelo telefone: (21) 2784-6900.

Hoje a programação será realizada das 14h às 17h com a Mesa redonda – “II Colóquio Museus: Ciência e Cultura”. O evento conta com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes – Unigranrio. Jacqueline Lima, da UNIGRANRIO, atuará como mediadora para o debate com Antônio Carlos de Oliveira, da Biblioteca Municipal Leonel Brizola DC, Tania Amaro – IH CMDC e Monica Dahamouche, do Museu Ciência e Vida.

Amanhã, a partir das 17h, acontecerá a cerimônia de lançamento da Revista Pilares da História, edição 2016, e do livro “Poeta dos Anjos”, de Messias Neiva livr, além daabertura da mostra de artes plásticas “Arte e Cultura nas Paisagens da Cidade”, com Atelier Arte e Fato.

 

CoNafro apresenta debate sobre igualdade racial no IFRJ

Haverá uma programação diversificada com performances musicais, dança e esporte

Haverá uma programação diversificada com performances musicais, dança e esporte

Em tempos em que, infelizmente, ouvimos argumentações formadas de “vitimismo”, “meritocracia” e “democracia racial”, o “Coletivo Negro Afronta” convida a todos para discutir e refletir sobre o que é ser negro no Brasil. O evento acontecerá amanhã, a partir das 12h, no IFRJ, campus de Nilópolis e tem entrada gratuita.

Colocando em questão os impactos do racismo institucional sobre a população negra, alimentados também pelo discurso apropriador e a falta de representatividade, e o crescimento da militância negra nos últimos anos, que busca o resgate de seu espaço de fala e reconhecimento de sua identidade e cultura,será questionado: está na moda ser negro desde que não sejas negro? Em quais momentos você reconhece ou não a sua negritude dentro dessa sociedade? Evento de apresentação do Coletivo, que contará com performances musicais, de dança, e esporte. Terá também um talk show com convidados.

Dividida em dois turnos, de 12h às 15h haverá uma roda de capoeira com o Mestre Serpente, um talk show abordando o tema: “Tá na moda ser Negro?” com os convidados Marcela Lisboa, militante pelo Juntos e feminista negra, Cristiane Camargo passista e coreógrafa e para finalizar a tarde, o rapper Marcão Baixada fará um pocket show.

No turno da noite, a partir das 17h30, iniciará uma intervenção com ritmo e poesia, com a dupla Yas W. e Well. Após, no auditório permanecerá o tema “Tá na moda ser Negro?” com outros convidados como: Flávio SantoRua, integrante do grupo de rap “Antiéticos” e produtor cultural, a professor Ângela Coutinho do IFRJ, no campus de Nilópolis e Tarília Petrone, militante, professor de História, mestranda em Serviço Social e Desenvolvimento. Para finalizar, uma roda de samba, com Lucas Ferraz, André Reis e Douglas Marques.

O IFRJ Nilópolis fica na Rua Lucio Tavares, 1045 – Centro, Nilópolis. Informações pelo telefone: (21) 3236-1816

 

Nova “Batalha JPR” em Japeri

O sarau será realizado no bairro Nova Belém

O sarau será realizado no bairro Nova Belém

Neste sábado (21), a partir das 15h, acontece na Quadra Poliesportiva Marcelino Rodrigues, no bairro Nova Belém, em Japeri, a 4ª edição do evento “Batalha JPR”, que é um sarau cultural realizado por jovens moradores da cidade. Após três edições nos bairros Chacrinha, Condomínio Terra Brasil e Beira-rio, o município recebe o evento.

A atividade contará ainda com a primeira saída do bloco carnavalesco fruto do projeto “A noiva atrasou”, que capacitou cerca de trinta jovens, a partir de oficinas gratuitas de percussão e confecção de alegorias no Espaço Cultural Código. O homenageado do bloco será o Mestre Azulão, figura importante do cenário da cultura popular da região e que residia na cidade.

Ambas as iniciativas aconteceram entre os meses de março e maio deste ano e foram apoiadas pelo Prêmio Inovação Comunitária da BrazilFoundation e pelo Grupo Código, fundada há dez anos na cidade. O evento, que é gratuito, tem a finalidade de reunir diversas manifestações culturais e apresentações artísticas da cidade.
Segundo um dos idealizadores, Reinaldo Bernardo, um dos objetivos é “criar espaços para dar visibilidade às manifestações culturais e dialogá-las com a comunidade, criar ambientes de socialização, onde poderemos passar o nosso tempo desfrutando desses diversos espaços e diversas culturas e promover a interação entre artes, esportes, e outras manifestações sociais.”

A Quadra Poliesportiva Marcelino Rodrigues fica na Rua Isaías, s/n. Nova Belém – Japeri. Informações pelo celular(21) 96937-6335.

error: Conteúdo protegido !!