Cedae promete fim da seca em Queimados
Com o objetivo de acabar de vez com o problema crônico pela falta de abastecimento que ocorre em todo Estado do Rio, a Nova Cedae, em parceria com a Prefeitura de Queimados, vai construir quatro novos reservatórios no município: Queimados I, Camburi, Queimados II e Vitória. As obras já foram iniciadas e as intervenções já chegaram aos bairros Vila São João, Parque Santiago e Ponte Preta.
A primeira etapa do projeto inclui os reservatórios Queimados I e Camburi. As obras estão previstas para terminarem em julho de 2017. Os dois reservatórios com capacidade para armazenar 5 milhões de litros (Queimados I) e 2,5 milhões de litros (Camburi) serão instalados nos bairros Vila Nascente e Vila São João, respectivamente. Já a segunda etapa começará logo em seguida. O investimento soma R$ 75 milhões e faz parte do Programa de Abastecimento de Água para a Baixada Fluminense que, juntamente com o projeto Novo Guandu, visa universalizar o abastecimento de água em toda a região.
Igreja histórica será restaurada
Fechada para o público desde 2008, a Igreja Matriz São Francisco Xavier, em Itaguaí, será totalmente reformada. Construída pelos jesuítas e inaugurada em 1718, foi uma das primeiras construções da cidade, que cresceu em seu entorno. Situado na Praça Dom Luiz Guanella, no Centro de Itaguaí, o prédio, construído em pedra e cal, com grossas paredes, apresenta problemas em sua estrutura física. A fachada principal ainda possui porta original, com duas folhas de madeira almofadada. Para que o bem histórico seja recuperado, será necessário acabar com as infiltrações nas paredes, exterminar os cupins das portas e janelas e recuperá-las, bem como uma força-tarefa no teto e a manutenção das paredes com nova pintura. O trabalho de restauração já foi iniciado, a cargo da Itaguaí Construções Navais (ICN).