Visão Geral – 18/06

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Bola Cheia

Uma boa notícia! O ministro das Cidades, Bruno Araújo, afirmou que o governo tem capacidade para contratar pelo menos 1,2 milhão de moradias nas faixas 2 e 3 do programa de habitação “Minha Casa, Minha Vida” até 2018. Ele destacou que dará preferência para a finalização das 67 mil unidades do programa, direcionadas às faixas de baixa renda, que estão paradas desde o governo Dilma.

Bola Murcha

O jogo de empurra que vem acontecendo na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu é prejudicial ao esclarecimento dos eleitores da Cidade. Alguns dos interessados em saber os rumos da política local, pedem, através desta coluna, uma explicação dos parlamentares da Casa sobre o imbróglio: 17 ou 21 cadeiras? Já vale para esta eleição?

Encontro de amigos no Jardim Alvorada

160617 H41No dia 28 de maio deste ano aconteceu o 1º Encontro dos Amigos do ZéLeide, uma reunião em homenagem ao líder comunitário e morador da região do corredor da antiga Estrada de Madureira, em Nova Iguaçu. O evento aconteceu no Salão do Renato do Gás, que fica na Rua Alfredo dos Santos, no Jardim Alvorada. Cerca de 120 pessoas passaram pelo local do encontro, fechado com churrasco e refrigerantes, depois de quase três horas de papo e mensagens entre as lideranças de outros bairros e sub-bairros da cidade. “Foi um prazer receber os amigos na festa, sem contar a surpresa de estar concorrida, apesar de ter começado ao meio-dia de um sábado”, diz ZéLeide, que lançou na última semana seu grupo do Facebook e já conta com mais de 1.400 membros. Na foto de Jaílza Ribeiro, o momento marcante que fechou a confraternização.

Você sabia?

Nesta semana foi aprovada uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 75/2015) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ): a lei geral dos concursos públicos. Com ela, problemas como prazo curto de inscrição, ausência de indicações bibliográficas ou taxas de inscrição elevadas, serão facilmente combatidos. A PEC, que deverá ainda ser submetida a duas sessões de discussão e votação no Plenário do Senado, permite que o Poder Legislativo tenha a iniciativa dessa lei nacional, sendo concedida autonomia a estados, municípios, e ao Distrito Federal, para adequarem às suas realidades.

 

17 vereadores

Embora a ‘bancada do contra’ na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu esteja ganhando a batalha contra os favoráveis à redução do número de representantes do povo na Casa dos atuais 29 para 17, é provável que a partir de 2017 apenas 17 cadeiras sejam ocupadas nas sessões legislativas. Uma senhora recém-chegada do interior, dona Efigênia, de 70 anos, que veio morar com um de seus netos em Morro Agudo, comentou: “Isso é quantidade de vereador lá das cidades do interior. Nova Iguaçu é um mundão. Gente!”.

Nanicos condenados

A estratégia política na queda do número de cadeiras na Câmara de Nova Iguaçu pode significar a derrubada dos representantes nanicos e a redução drástica dos oposicionistas em ação. Um especialista em ‘mexidas políticas’ disse a esta coluna, preferindo não se identificar: “Os pequenos, se não se coligarem, correm o risco de não eleger ninguém. Mesmo os que têm vereadores com mandato em suas fileiras. A legenda subirá para cerca de 24 mil votos, o que é barreira aos partidos pequenos”, explicou.

História da Baixada no teatro em Mesquita

O Centro Cultural Mister Watkins de Mesquita recebeu na sexta-feira (17) a peça “Recortes Poéticos da Baixada”, com a Trupe Balaio Literário. O espetáculo conta um pouco da história da região e suas peculiaridades. A auxiliar de enfermagem Jéssica Castro conheceu um pouco do seu município pelos contos apresentados no espetáculo. “A forma como eles falam sobre Mesquita e as outras cidades da Baixada é fabulosa”, disse Jéssica. O espetáculo é dirigido por Rogério Magalhães de Castro e interpretado por Renata Andrade, Thiago Meck, Cris Martins e Macedo Griot. O Centro Cultural Mister Watkins fica na Rua Armando Sales Teixeira 57, no Centro.

Fala, Cristovam!

Frases do senador Cristovam Buarque (ex-PT e PDT, hoje no PPS): “Tirar a Dilma, significa deixar o Temer. Voltar com a Dilma significa a volta da ingovernabilidade. Eu não decidi meu voto porque sou ‘juiz’ e ‘juiz’ não deve antecipar voto antes de ouvir as partes”; “Não adianta os políticos corruptos serem denunciados e condenados se o eleitor os elege de novo ou então seus parentes” e “Um imposto que daria certo e todos temem seria o de taxar as grandes fortunas e as heranças quando essas forem grandes propriedades”.

Recadastramento

A assessoria de imprensa do prefeito de Nilópolis, Alessandro Calazans, informa que o mesmo, acompanhado pelo presidente da Previnil, Heliomar Santos, e o secretário de Administração, Marcio Anciães, entregou as primeiras carteirinhas aos servidores públicos ativos e inativos, no último dia 14. O objetivo é identificar os servidores internos e externos da Prefeitura de Nilópolis. De acordo com o presidente da Previnil, a pretensão é entregar quatro mil carteirinhas.

Recadastramento (2)

O recadastramento obrigatório encerrou na sexta-feira (17), para os servidores ativos. Já para os servidores inativos, pensionistas e aposentados, o Censo Cadastral Previdenciário começa no próximo dia 20 e vai até o dia 27 deste mês. Para os interessados, os documentos necessários estão disponíveis no site da Previnil (www.previnil.rj.gov.br). “É importante que todos renovem informações junto ao Poder Público”, recomenda Heliomar Santos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!