Bola Cheia
Uma boa notícia! O ministro das Cidades, Bruno Araújo, afirmou que o governo tem capacidade para contratar pelo menos 1,2 milhão de moradias nas faixas 2 e 3 do programa de habitação “Minha Casa, Minha Vida” até 2018. Ele destacou que dará preferência para a finalização das 67 mil unidades do programa, direcionadas às faixas de baixa renda, que estão paradas desde o governo Dilma.
Bola Murcha
O jogo de empurra que vem acontecendo na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu é prejudicial ao esclarecimento dos eleitores da Cidade. Alguns dos interessados em saber os rumos da política local, pedem, através desta coluna, uma explicação dos parlamentares da Casa sobre o imbróglio: 17 ou 21 cadeiras? Já vale para esta eleição?
Encontro de amigos no Jardim Alvorada
No dia 28 de maio deste ano aconteceu o 1º Encontro dos Amigos do ZéLeide, uma reunião em homenagem ao líder comunitário e morador da região do corredor da antiga Estrada de Madureira, em Nova Iguaçu. O evento aconteceu no Salão do Renato do Gás, que fica na Rua Alfredo dos Santos, no Jardim Alvorada. Cerca de 120 pessoas passaram pelo local do encontro, fechado com churrasco e refrigerantes, depois de quase três horas de papo e mensagens entre as lideranças de outros bairros e sub-bairros da cidade. “Foi um prazer receber os amigos na festa, sem contar a surpresa de estar concorrida, apesar de ter começado ao meio-dia de um sábado”, diz ZéLeide, que lançou na última semana seu grupo do Facebook e já conta com mais de 1.400 membros. Na foto de Jaílza Ribeiro, o momento marcante que fechou a confraternização.
Você sabia?
Nesta semana foi aprovada uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 75/2015) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ): a lei geral dos concursos públicos. Com ela, problemas como prazo curto de inscrição, ausência de indicações bibliográficas ou taxas de inscrição elevadas, serão facilmente combatidos. A PEC, que deverá ainda ser submetida a duas sessões de discussão e votação no Plenário do Senado, permite que o Poder Legislativo tenha a iniciativa dessa lei nacional, sendo concedida autonomia a estados, municípios, e ao Distrito Federal, para adequarem às suas realidades.
17 vereadores
Embora a ‘bancada do contra’ na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu esteja ganhando a batalha contra os favoráveis à redução do número de representantes do povo na Casa dos atuais 29 para 17, é provável que a partir de 2017 apenas 17 cadeiras sejam ocupadas nas sessões legislativas. Uma senhora recém-chegada do interior, dona Efigênia, de 70 anos, que veio morar com um de seus netos em Morro Agudo, comentou: “Isso é quantidade de vereador lá das cidades do interior. Nova Iguaçu é um mundão. Gente!”.
Nanicos condenados
A estratégia política na queda do número de cadeiras na Câmara de Nova Iguaçu pode significar a derrubada dos representantes nanicos e a redução drástica dos oposicionistas em ação. Um especialista em ‘mexidas políticas’ disse a esta coluna, preferindo não se identificar: “Os pequenos, se não se coligarem, correm o risco de não eleger ninguém. Mesmo os que têm vereadores com mandato em suas fileiras. A legenda subirá para cerca de 24 mil votos, o que é barreira aos partidos pequenos”, explicou.
História da Baixada no teatro em Mesquita
O Centro Cultural Mister Watkins de Mesquita recebeu na sexta-feira (17) a peça “Recortes Poéticos da Baixada”, com a Trupe Balaio Literário. O espetáculo conta um pouco da história da região e suas peculiaridades. A auxiliar de enfermagem Jéssica Castro conheceu um pouco do seu município pelos contos apresentados no espetáculo. “A forma como eles falam sobre Mesquita e as outras cidades da Baixada é fabulosa”, disse Jéssica. O espetáculo é dirigido por Rogério Magalhães de Castro e interpretado por Renata Andrade, Thiago Meck, Cris Martins e Macedo Griot. O Centro Cultural Mister Watkins fica na Rua Armando Sales Teixeira 57, no Centro.
Fala, Cristovam!
Frases do senador Cristovam Buarque (ex-PT e PDT, hoje no PPS): “Tirar a Dilma, significa deixar o Temer. Voltar com a Dilma significa a volta da ingovernabilidade. Eu não decidi meu voto porque sou ‘juiz’ e ‘juiz’ não deve antecipar voto antes de ouvir as partes”; “Não adianta os políticos corruptos serem denunciados e condenados se o eleitor os elege de novo ou então seus parentes” e “Um imposto que daria certo e todos temem seria o de taxar as grandes fortunas e as heranças quando essas forem grandes propriedades”.
Recadastramento
A assessoria de imprensa do prefeito de Nilópolis, Alessandro Calazans, informa que o mesmo, acompanhado pelo presidente da Previnil, Heliomar Santos, e o secretário de Administração, Marcio Anciães, entregou as primeiras carteirinhas aos servidores públicos ativos e inativos, no último dia 14. O objetivo é identificar os servidores internos e externos da Prefeitura de Nilópolis. De acordo com o presidente da Previnil, a pretensão é entregar quatro mil carteirinhas.
Recadastramento (2)
O recadastramento obrigatório encerrou na sexta-feira (17), para os servidores ativos. Já para os servidores inativos, pensionistas e aposentados, o Censo Cadastral Previdenciário começa no próximo dia 20 e vai até o dia 27 deste mês. Para os interessados, os documentos necessários estão disponíveis no site da Previnil (www.previnil.rj.gov.br). “É importante que todos renovem informações junto ao Poder Público”, recomenda Heliomar Santos.