Visão Geral – 12/05

Bola Cheia

A Secretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial abriu inscrições gratuitas para Capacitação dos Servidores do CRAS e CREAS, mas os servidores públicos de São João de Meriti podem participar. O evento acontecerá nesta quarta (13), no auditório do Meriti Previ, de 10h às12h, e dia 27, de 9h ás 12hs, no mesmo local. Mais informações: 2751 0204.

Bola Murcha

Bola mais que murcha para o serviço de coleta de lixo, que passa regularmente pela Rua Wilson Gomes de Oliveira, em Comendador Soares, mas não recolhe entulhos e lixo domiciliar que se misturam em frente ao número 219 e incomoda até quem transita pela via. Ontem, urubus ameaçavam descer e fazer a festa nos ‘restos mortais’ de aves, jogados no monte.
Deputado defende usuários de maconha

150511 H41O presidente da Comissão pelo Cumprimento das Leis da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, deputado Carlos Minc (PT), se comprometeu, em audiência pública realizada na sexta-feira (8) na Alerj, solicitar ao presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, a criação de procedimentos administrativos e a instalação de audiências de custódia para diferenciar, com agilidade, traficantes de usuários e cultivadores de maconha para autoconsumo – evitando-se, assim, prisões arbitrárias e desnecessárias. A proposta foi feita a Minc pelo ativista e advogado Ricardo Nemer, em audiência que debateu o descumprimento e os pontos fracos da Lei Nacional de Drogas (11.343/06), que veda a prisão de usuários ou de pequenos plantadores; só determinando multa e advertência.
Hora e vez do leitor

Leitor da coluna e do JH, Bruno Machado, de Belford Roxo manda por email, o seguinte: “Tendo em vista o grande abandono das comunidades marginais da Linha Vermelha na Baixada, sentido Dutra, peço por gentileza que as prefeituras de Duque de Caxias, São João de Meriti e do Rio envidem esforços para dar o mínimo de dignidade aos menos abastados. Jesus Cristo sempre pregou isto. Seria o presente dos menos favorecidos na celebração, ainda, dos 450 anos da capital”. Está dado o recado, Bruno.
Concurso público

Terminam nesta quinta-feira (14), as inscrições para o concurso público que oferece 801 vagas para professor e auxiliar administrativo, na Secretaria de Educação de Duque de Caxias. As vagas serão distribuídas em quatro distritos, sendo o primeiro o Centro de Caxias (286 vagas), o segundo, Campos Elíseos (250), o terceiro Imbariê (202) e o quarto, Xerém (63 vagas). As jornadas de trabalho variam de 15 a 40 horas semanais e os salários chegam a R$ 3.770,41. As provas serão em Caxias, Rio, Niterói e N. Iguaçu. Informações: 0800-283-4628
Corações na árvore

Durante uma caminhada pelo Aterro do Flamengo, na zona sul do Rio de Janeiro, um morador do bairro encontrou 30 corações pendurados em uma árvore no trecho da passarela situada na altura da rua Paissandu, na manhã de domingo (10).
Espantado com a cena inusitada, o administrador Luiz de Aquino tirou fotos e publicou em redes sociais. Horas depois, garis da Comlurb retiraram o material. Até o fim da tarde de ontem, não havia informações sobre a procedência das carnes, aparentemente bovinas.
‘Mais Justiça’ na Baixada

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil da Seção do Estado do Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz, inicia nesta semana mais uma agenda do projeto “Mais Justiça”, com visitas oficiais às comarcas da região da Baixada Fluminense e da capital. Na terça e quarta, serão cobertos os municípios de Belford Roxo, Queimados, Seropédica e Itaguaí, além das comarcas de Bangu e Leopoldina.
Iniciado em 2014, o ‘Mais Justiça’ tem por objetivo propor ações que corrijam falhas do Judiciário e que aprimorarem a advocacia local. A inauguração de melhorias na estrutura da OAB/RJ nas comarcas e a prestação de contas da gestão, são algumas das ações do projeto.
Autoconsumo de maconha

O diretor-geral do Departamento de Polícia Especializada, delegado Ronaldo Oliveira, disse, na audiência pública de sexta (8), na Alerj, que não interessa à Polícia Civil do Rio prender usuários e cultivadores caseiros: “Concordo que o problema é mais de saúde do que policial. Contudo, como policiais, temos que seguir a lei”. Segundo Oliveira, a visão atual da polícia é também entender o uso da droga como um problema de saúde. Segundo ele, o policial acaba pressionado. se não prender um usuário, pode ser acusado de prevaricação; se prender, de abuso de autoridade. Sobre o cultivo caseiro, foi enfático: “Não vejo uma pessoa que planta para autoconsumo como um caso de polícia”.
Reunião de Saúde

Mesquita participou na sexta-feira (8), de mais uma reunião regional de Saúde da Baixada Fluminense este ano. O encontro teve a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro, e do governador Luiz Fernando Pezão, além de representantes dos municípios que integram a BF. O evento aconteceu em um prédio anexo ao Palácio Guanabara, sede do governo estadual, no bairro de Laranjeiras. As cidades da Baixada integram o Consórcio Intermunicipal da Baixada Fluminense (Cisbaf), que tem o objetivo de captar recursos dos governos estadual e federal para investimentos na saúde pública.
Reunião de Saúde (2)

Representando Mesquita, o secretário de Saúde, Ricardo Xavier, aproveitou a ocasião para solicitar ao Governo Federal investimentos na área da saúde da cidade, entre eles a cessão de mais médicos para as unidades de atendimento e a construção de uma Clínica da Família. “O ministro foi solícito. Estou otimista em relação ao breve atendimento das demandas de nosso município”, comentou.
Criado no ano 2000, o Cisbaf é formado por 11 municípios. Os gestores públicos das cidades discutem problemas comuns e apresentam projetos regionais para captação de recursos de investimento.
Morre senador
Luiz Henrique

O senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) morreu na tarde de ontem em Joinville (SC). De acordo com assessores, o parlamentar, de 75 anos, teve um enfarte fulminante em casa depois do almoço. Ele chegou a ser levado para o hospital, onde teve a morte confirmada às 15h15. Prefeito de Joinville por três mandatos, Silveira era senador desde 2011. No início do ano, Silveira disputou a presidência do Senado, mas perdeu para o também peemedebista Renan Calheiros, de Alagoas.

error: Conteúdo protegido !!